quarta-feira, 31 de março de 2010

PORTUGAL GOLEOU ARMÉNIA

Goleada inédita
A Selecção Nacional Feminina goleou, esta quarta-feira, a Arménia, por expressivos 7-0, no seu quinto jogo no Grupo 7 de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2011, que terá lugar na Alemanha. Com este resultado, Portugal alcançou a vitória mais dilatada de sempre, um registo que perdurava desde 29 de Maio de 1994 (8-2, diante da Escócia) e que foi repetido a 29 de Setembro de 2001 (7-1, com Marrocos). Numa partida de sentido único, a nossa Selecção dominou por completo as operações, do primeiro ao último minuto, dando mostras de uma excelente reacção face à derrota averbada com a Itália, no passado sábado. Edite Fernandes (22’, 49’ e 86’), Sílvia Rebelo (26’), Cláudia Neto (32’), Sofia Vieira (40’, g.p.) e Carole (44’) apontaram os tentos da formação orientada por Mónica Jorge. Vitória dedicada à FPF e a Sónia Matias
No final do encontro, a Seleccionadora Nacional mostrou-se satisfeita com o triunfo: “Foi bom. A equipa precisava de se motivar com golos. Gostava de dedicar esta vitória tão expressiva à Sónia Matias, que não pôde jogar hoje face aos dois cartões amarelos vistos em jogos anteriores, e à Federação Portuguesa de Futebol que completa esta quarta-feira 96 anos de vida. Para o que falta do apuramento, queremos continuar a trabalhar e somar pontos para podermos subir no Ranking, que era o nosso principal objectivo”.

Edite marca golo histórico
Corria o minuto 49 do jogo entre Portugal e a Arménia, quando a capitã portuguesa, Edite Fernandes – autora de um “hattrick” –, apontou o sexto tento luso. Um golo com um sabor especial, ou não se tratasse do 150º da história da Selecção Nacional Feminina “A”, nos 28 anos de actividade que leva a Equipa das Quinas.Clique aqui para conferir resultados e classificação do Grupo 7 de apuramento para o Mundial de 2011.

Ficha do jogo
Jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo Alemanha 2011.
Complexo Desportivo da Tocha.

Árbitra: Paula Thorn (Suécia).
Árbitras Assistentes: Susanna Borg e Helen Caro (Suécia).
4ª Árbitra: Sandra Bastos (Portugal).

Portugal 7-0 Arménia (5-0, ao intervalo).

PORTUGAL: Neide Simões, Carole (Ana Cristina Leite, 46’), Kimberly Brandão, Silvia Rebelo, Mónica Gonçalves; Cláudia Neto, Dolores Silva (Noémia Figueiredo, 82’); Ana Borges, Sofia Vieira (Paula Cristina, 71’), Carla Couto; Edite Fernandes (cap.).
Suplentes não utilizadas: Jamila Marreiros, Cristiana, Joana Carvalho e Carolina Mendes.
Treinadora: Mónica Jorge.
Golos: Edite Fernandes (22’, 49’ e 86’), Sílvia Rebelo (26’), Cláudia Neto (32’), Sofia Vieira (40’, g.p.) e Carole (44’).
Disciplina: Nada a assinalar.

ARMÉNIA: A. Karapetyan, Yeremya, Ghukasyan (Hakobyan, 72’), Aleksanyan (Arzumanyan, 46’), Mangasryan, Khanzatyan, Kostanyan (cap.), Armine Khachatryan, L. Karapetyan, Shahinyan e M. Karapetyan.
Suplentes não utilizadas: Grigoryan, Alisa Khachatryan, Manukyan e Davtyan.
Treinador: Aslanyan Vagarshak.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Cartões amarelos exibidos a Kostanyan (80’), a Hakobyan (81’) e a Shahinyan (90’ + 2’).

terça-feira, 30 de março de 2010

SELECÇÃO DISTRITAL SUB-17 FEMININO

RAQUEL E ANA ENTRE ENTRE AS ELEITAS

sexta-feira, 26 de março de 2010

É JÁ AMANHÃ NA TOCHA

SELECÇÃO FUTEBOL FEMININA DEFRONTA ITÁLIA
Complexo Desportivo da Tocha, 15 horas.

quarta-feira, 24 de março de 2010

FEMININA "A" - JOGO TREINO

Feminina A: Jogo-treino diante da AF Coimbra
Depois da sessão matinal em Quiaios, a Selecção Nacional Feminina defrontou, ao final da tarde desta terça-feira, a formação da AF Coimbra, tendo saído derrotada por 2-0.
No final do encontro, Mónica Jorge mostrou-se satisfeita pelo empenho das jogadoras portuguesas e salientou a importância destes espaços de preparação, antes do jogo contra a Itália. " Independentemente do resultado, estes jogos servem sempre para fazer uma avaliação da equipa e, mais uma vez, fiquei satisfeita com a atitude e o empenho destas jogadoras. É óbvio que jogamos sempre para ganhar, mas o mais importante é permitir que a eqipa tenha estes espaços de preparação, antes de defrontar a Itália", disse.
A Seleccionadora Nacional destacou, ainda, o potencial dos adversários, "os melhores a nível distrital, acrescentando que se tratou de "um bom teste à agressividade e nível competitivo da equipa". O encontro foi dividido em três momentos (25'+25'+15'), tendo a Equipa das Quinas alinhado com o seguinte onze inicial:
Neide, Carole, Kimberly Brandão, Sílvia Rebelo, Sónia Matias, Cláudia Neto, Dolores Silva, Ana Cristina Leite, Mónica Gonçalves, Edite e Ana Borges.
No segundo tempo, a equipa foi a seguinte: Jamila, Kimberly Brandão, Carole, Dolores Silva, Sofia Vieira, Paula Cristina, Tita e Anita ( ambas das Sub-19 lusas e que participaram excepcionalmente neste jogo), Noémia Figueiredo e Mónica Gonçalves.
Já no terceiro tempo, Mónica Jorge escolheu o seguinte "onze": Neide, Noémia Figueiredo, Kimberly Brandão, Sílvia Rebelo, Sónia Matias, Joana Carvalho, Cláudia Neto, Ana Borges, Sofia Vieira, Anita e Edite.
As jogadoras Carla Couto e Carolina Mendes não participaram na partida, por precaução, por apresentarem sintomas de fadiga muscular/mialgia.
Na próxima quarta-feira (24 de Março), as pupilas de Mónica Jorge deslocar-se-ão ao Colégio de Quiaios para uma acção de promoção e divulgação dos jogos que disputará na região, convivendo com os alunos da referida instituição de ensino. A visita está agendada para as 10h30, antecedendo o treino matinal.

segunda-feira, 22 de março de 2010

1/2 FINAL TAÇA PORTUGAL FEMININA

CADIMA AINDA FEZ TREMER O BESSA
Autocarro na garagem, atletas sobem pelo elevador até ao piso 1 local dos balneários, ao abrir a porta aparece o tapete verde e um anfiteatro magnifico de bancadas, não era um sonho estavam mesmo no Estádio do Bessa. Podia ser um factor contra o Cadima mas não, foi um factor de motivação e durante 93 minutos a equipa do Concelho de Cantanhede demonstrou em campo a sua vontade e determinação, parecia que ali tinha jogado sempre, a tranquilidade da equipa gandareza só foi perturbada pelo golo solitário da partida e por dois petardos vindos da claque axadrezada. Podemos dizer com satisfação, que as centenas, sim é verdade, centenas de pessoas que assistiram ao jogo viveram uma verdadeira tarde de Taça de Portugal pena que a tristeza tenha ficado do nosso lado. As equipas entraram em campo dispostas a dar o máximo, o magnifico tapete verde do Bessa, agora sintético, proporcionou um jogo rápido e vivo, apenas a constante chuva prejudicou um pouco o espectáculo. Os primeiros 15 minutos foram de grande equilíbrio com ambas equipas a respeitarem-se muito, um jogo bonito com algumas jogadas interessantes. Aos 18 o Cadima beneficia de dois pontapés de canto seguidos e perde uma boa oportunidade de abrir o marcador, primeiro Anita de cabeça atira ao lado depois foi Dina que ao segundo poste não consegue a emenda. Á passagem da meia hora o Cadima está por cima, Tita passa a jogar um pouco mais recuada e o Cadima domina a partida contudo as oportunidades de golo eram escassas Verónica e Mónica limitavam-se a estar atentas. Aos 41 minutos Sara sofre uma entrada violenta por intermédio de Nanda, foi-lhe exibido o cartão amarelo quanto a nós mal, pois foi entrada para algo mais, mas é a nossa visão claro. A primeira parte chega ao fim com um nulo, mas com a equipa do Cadima um pouco mais atrevida, o Boavista tentava jogar de pé para pé mas as suas jogadas eram invariavelmente cortadas pelas forasteiras.
O segundo tempo começou com Cris a cruzar para defesa fácil de Verónica, volvidos alguns minutos foi a vez de Mónica segurar uma bola cruzada da direita, duas jogadas que evidenciavam um jogo mais aberto no segundo tempo. Aos 15 minutos Cris ganha espaço e atira por cima do travessão da baliza à guarda de Verónica, volvidos dois minutos uma desatenção defensiva do Cadima permitiu ao Boavista por intermédio de Nanda abrir o marcador, uma bola que estava controlada pela defensiva forasteira foi parar ao fundo da baliza de Mónica para uma “explosão” de alegria nas bancadas por parte dos adeptos axadrezados. A claque do Cadima não deixou cair o ânimo das suas atletas e de imediato incentivou as mesmas a dar a volta ao resultado. O Cadima demorou uns cinco minutos a recompor-se do “soco” e nesse período viu uma bola bater no poste esquerdo de Mónica apesar de nos parecer que a mesma tinha a situação controlada. O Cadima conseguiu suportar o forcing boavisteiro e reentrou no jogo, ao som do bombo e das palmas vindas da bancada as meninas de Cadima foram à procura do empate, aos 33 minutos Tita na marcação de um livre fez tremer a trave do Boavista, na recarga Anita e Dina não tiveram a destreza para empurrar a bola para o fundo da baliza, sorte para as da casa. Volvidos dois minutos e na sequência de um canto Cris remata forte e cruzado, Verónica defende com dificuldade em cima da linha de golo. O Boavista defendia bem o resultado mas o Cadima não desarmava, aos 41 minutos uma boa jogada de ataque do Cadima isola Tita que apenas com Verónica pela frente perdeu o controlo do esférico e uma soberba oportunidade de golo. Em cima da hora um erro do auxiliar retira a Anita a hipótese de se isolar na área do Boavista, pouco depois o último apito e a festa axadrezada no magnifico Estádio do Bessa. A equipa do Cadima pela forma que encarou o jogo e pela forma desinibida que pisou tão grandioso palco, merecia pelo menos o prolongamento, a vitória sorriu à equipa que soube aproveitar uma das poucas oportunidades e que depois batalhou com grande raça e determinação no segurar da vantagem. Um jogo bonito num espaço magnifico, com muito público, sem complicações de qualquer género, um verdadeiro jogo de taça em que o Boavista saiu a sorrir, venceu a partida e vai estar o Jamor, o Cadima saiu de cabeça bem erguida mas com muitas lágrimas o que é natural. Alguém tinha de vencer, foi o Boavista podia bem ter sido o Cadima, a URCadima dá os parabéns ao Boavista FC e deseja a maior sorte na final do Jamor contra a equipa do 1º Dezembro. Num campeonato disputado quase na sua totalidade em relvados, é uma pena a equipa do Cadima continuar a jogar e a treinar no seu velhinho pelado, será que já não mereciam algo mais ? Arbitragem de grande nível, apenas nos pareceu menos bem na amostragem do amarelo a Nanda que por ironia do destino viria a decidir o jogo, mas não serve de desculpa, parabéns ao Boavista FC.




1ª DIVISÃO DISTRITAL AFC

FALHAS TU ! OU FALHO EU ?
O Cadima tinha neste jogo a possibilidade de passar para a sexta posição caso vencesse a sua congénere de Pereira, tal não veio acontecer devido a desacerto total na finalização. O Cadima entrou bem na partida e logo aos 10 minutos viu Barradas isolado falhar uma excelente oportunidade para abrir o marcador. Volvidos alguns minutos Jonathan é agarrado dentro da área, grande penalidade que ficou por marcar. O Cadima estava a jogar bem , a pressionar o seu adversário quando em quatro minutos deitou tudo a perder, aos 19’ um erro defensivo proporcionou a João Pinto abrir o marcador e aos 23’ Tinoco aproveitou nova oferta da casa para estabelecer o resultado final. O Cadima nunca acusou o resultado e tudo fez para alterar o mesmo mas não foi possível a bola não queria entrar. Aos 35’ Romeu não aproveitou uma falha de Monteiro e sem este na baliza atirou por cima, um minuto depois André isola-se e perante o desamparado Monteiro não deu o melhor seguimento ao lance. Antes do intervalo foi a vez de Jonathan falhar à boca da baliza o que parecia certo , o golo. O descanso chegou com um resultado completamente enganador mas que premiava o aproveitamento dos visitantes. A segunda parte o Pereira recuou um pouco, apostando no contra-ataque para matar o jogo, o Cadima alterou a sua estrutura passando a jogar apenas com três defesas mas não conseguiu marcar qualquer golo. Aos 60´ uma boa triangulação na área a bola foi ter com Victor que se precipitou e atirou por cima em nova perdida, aos 75 Jonathan permite ao guardião Monteiro a defesa da tarde já dentro da pequena área. O jogo era de sentido único apesar de nem sempre bonito o Cadima tudo fez para marcar, o Pereira defendia bem e ia sacudindo a pressão aproveitando também a fraca produtividade caseira. Aos 80’ Romeu volta a falhar já dentro da área e em cima da hora David de cabeça atirou ao lado, a melhor oportunidade de golo do Pereira após os dois do primeiro tempo aconteceu ao minuto 92’ que só não ampliou a vantagem também por demérito do seu atacante. Apito final com uma vitória feliz dos visitantes que em 4 minutos decidiram a partida, o Cadima esteve em dia não no que à finalização diz respeito. Ficou a entrega e a vontade de dar a volta ao jogo dos homens da casa que mesmo não fazendo uma grande partida criaram enumeras oportunidades de golo e o espírito de equipa dos visitantes que tudo fizeram para não sofrer golos.
Arbitragem esteve bem.

SORTEIO DA SEGUNDA FASE FEMININO

CADIMA RECEBE CP MARTIM
Já são conhecidos os agrupamentos e calendários de jogos previstos para a segunda fase do Campeonato Nacional de Futebol Feminino. O sorteio decorreu esta segunda-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol.
Resultados do sorteio:

APURAMENTO DO CAMPEÃO
1 - SU 1º Dezembro
2 - UD Oliveirense
3 - Clube Albergaria
4 - Escola FC
-Matriz de Jogos
1ª Jornada (25.04.2010): 2-1, 3-4;
2ª Jornada (02.05.2010): 1-3, 4-2;
3ª Jornada (16.05.2010): 4-1, 3-2;
4ª Jornada (23.05.2010): 1-2, 4-3;
5ª Jornada (06.06.2010): 3-1, 2-4;
6ª Jornada (12.06.2010): 1-4, 2-3.

PERMANÊNCIA E DESCIDAS
1 - Leixões SC
2 - SM Murtoense
3 - UD Ponte Frielas
4 - UR Cadima
5 - Casa do Povo Martim
6 - Boavista FC
-Matriz de Jogos-
1ª Jornada (18.04.2010): 1-3, 4-5, 6-2;
2ª Jornada (25.04.2010): 3-6, 5-1, 2-4;
3ª Jornada (02.05.2010): 3-5, 1-2, 6-4;
4ª Jornada (09.05.2010): 6-5, 2-3, 4-1;
5ª Jornada (16.05.2010): 5-2, 3-4, 1-6.

sexta-feira, 19 de março de 2010

FORÇA E CORAGEM

Em muitas ocasiões da vida, não sabemos avaliar o que realmente necessitamos: se de força ou de coragem. E há momentos em que precisamos das duas virtudes conjugadas. Há situações que nos exigem muita força, mas há horas em que a coragem se faz mais necessária Eis aqui alguns exemplos:
É preciso ter força para ser firme, mas é preciso coragem para ser gentil.
É preciso ter força para se defender, mas é preciso coragem para não revidar.
É preciso ter força para ganhar uma guerra, mas é preciso coragem para se render.
É preciso ter força para estar certo, mas é preciso coragem para admitir a dúvida ou o erro.
É preciso ter força para manter-se em forma, mas é preciso coragem para ficar de pé.
É preciso ter força para sentir a dor de um amigo, mas é preciso coragem para sentir as próprias dores.
É preciso ter força para esconder os próprios males, mas é preciso coragem para demonstrá-los. É preciso ter força para suportar o abuso, mas é preciso coragem para faze-lo parar.
É preciso ter força para fazer tudo sozinho, mas é preciso coragem para pedir apoio.
É preciso força para enfrentar os desafios que a vida oferece, mas é preciso coragem para admitir as próprias fraquezas.
É preciso força para buscar o conhecimento, mas é preciso coragem para reconhecer a própria ignorância.
É preciso força para lutar contra a desonestidade, mas é preciso coragem para resistir às suas investidas.
É preciso força para enfrentar as tentações, e é preciso coragem para não cair nas suas armadilhas.
É preciso ter força para gritar contra a injustiça, mas é preciso muita coragem para ser justo.
É preciso força para pregar a verdade, mas é preciso coragem para ser verdadeiro.
É preciso força para levantar a bandeira da paz, mas é preciso coragem para construí-la na própria intimidade.
É preciso ter força para falar, mas é preciso coragem para se calar.
É preciso força para lutar contra a insensatez, mas é preciso coragem para ser sensato.
É preciso ter força para defender os bens materiais, mas é preciso coragem para preservar o patrimônio moral.
É preciso ter força para amar, mas é preciso coragem para ser amado.
É preciso ter força para sobreviver, mas é preciso coragem para aprender a viver.
Enfim, é preciso ter muita força para enfrentar as batalhas do dia-a-dia, mas é preciso muita coragem moral, para vencer-se a si mesmo.
Força e coragem: duas virtudes com as quais podemos conquistar grandes vitórias. E a maior delas é a vitória sobre as próprias imperfeições.

FIM DE SEMANA URC

TEATRO E FUTEBOL EM ACÇÃO
O Grupo de Teatro URC desloca-se a Cordinhã para nova actuação englobada no Ciclo Teatro Amador de Cantanhede. A equipa sénior Masculina recebe no Fujanco no próximo Domingo dia 21 pelas 15horas a equipa de Pereira um jogo em atraso. A URC aproveita para agradecer à equipa do Pereira a sua disponibilidade em alterar a data do jogo. A equipa sénior Feminina desloca-se ao Estádio do Bessa onde defronta a equipa do Boavista FC numa das meias-finais da Taça de Portugal. Boa sorte UR Cadima.

Artigo colocado no Site da FPF:

A CAMINHO DO JAMOR

Sexta-Feira , 19 Março 2010
Os encontros das meias-finais da Taça de Portugal de Futebol Feminino disputam-se este sábado (20 de Março), pelas 14h30.
Em Molelinhos, no Concelho de Tondela, o detentor do título, o Escola FC, vai tentar marcar presença novamente na Final da prova, mas para isso terá que suplantar a formação do 1º de Dezembro que soma quatro títulos em seis possíveis.
No Estádio do Bessa, o Boavista lutará por uma terceira presença no derradeiro encontro da prova. Depois das presenças nas finais do ano passado e de 2007, a formação do Porto tentará suplantar o Cadima. A formação do Concelho de Cantanhede procura a sua primeira presença na final da prova.

Percursos
As equipas presentes nas meias-finais da Taça entraram na competição à 3ª eliminatória (oitavos-de-final), uma vez que é esse o momento em que as equipas que disputam o principal Campeonato de Futebol Feminino entram na prova.Eis os adversários de cada clube:

.............................Oitavos-de-final......... Quartos-de-final
Boavista FC .....Escola FF Setúbal, 4-2......FC "Os Belenenses", 1-0
Cadima.............Casa Povo Martim, 4-0.......CF Benfica, 1-0
Escola FC..........Ponte Frielas, 11-0..........Clube Albergaria, 1-0
1º Dezembro...Marítimo Murtoense 4-0.....Oliveirense, 3-0

Jamor acolhe Final
Esta edição da Taça de Portugal de Futebol Feminino tem mais um aliciante. A Final, agendada para o dia 10 de Abril, pelas 16h00, vai ser disputada no Estádio Nacional pela primeira vez. O habitual palco da Final da Taça de Portugal de Futebol Masculino vai sê-lo também no derradeiro encontro da Taça entre equipas femininas.

Historial da prova

quarta-feira, 17 de março de 2010

SELECÇÃO NACIONAL FEMININA "A"

JORNADA DUPLA NA TOCHA (CANTANHEDE)
Nos próximos dias 27 e 31 de Março, respectivamente, a Selecção Nacional Feminina A defrontará as formações da Itália e da Arménia, em encontros relativos ao apuramento para o Campeonato do Mundo Alemanha 2011. Os jogos serão disputados no Complexo Desportivo da Tocha e terão início pelas 15h00.
Depois de duas derrotas - por 2-0, frente à Itália, e 1-0, diante da Finlândia -, a Equipa das Quinas goleou a Eslovénia por 4-0, no final do ano transacto, ocupando actualmente a terceira posição da classificação do Grupo 7, liderado pela Itália e Finlândia.
Recorde-se que, apenas as formações vencedoras de cada grupo se apuram para os "play-offs", que se realizarão a 11/12 e 15/16 de Setembro de 2010 e que vão apurar quatro selecções para a fase final. As equipas derrotadas vão depois participar em eliminatórias a duas mãos para decidir quem disputará o "play-off" UEFA-CONCACAF.
Os dois jogos vão ser disputados num Complexo Desportivo que fica situado a "poucos" metros da bonita Praia da Tocha. Uma praia pequenina e acolhedora que certamente será do agrado de todos quantos visitarem a região no acompanhamento da nossa Selecção Nacional Femminina.
Eis a lista de convocadas para esta jornada dupla:
Atlético Madrid: Edite e Sofia Vieira;
Buffalo Flash: Kimberly Brandão;
Escola FF Setúbal: Jamila Marreiros;
Escola FC: Neide Simões e Noémia Figueiredo;
FCR 2001 Duisburg: Ana Cristina Leite;
Fundação D. Laura Santos: Sílvia Rebelo;
Gatões FC: Paula Cristina;
Leixões SC: Carole e Joana Carvalho;
Prainsa Zaragoza: Ana Borges, Cláudia Neto e Sónia Matias;
S União 1º Dezembro: Carla Couto, Carolina Mendes e Dolores Silva;
SC Huelva: Mónica Gonçalves.

Programa de actividades
22.03.2010 Segunda-feira
12h30 - Concentração das jogadoras
17h30 - Treino em Quiaios

23.03.2010 Terça-feira
10h30 - Treino em Quiaios
19h00 - Jogo-treino com AF Coimbra (local a definir)

24.03.2010 Quarta-feira
10h30 - Treino em Quiaios
16h00 - Treino em Quiaios

25.03.2010 Quinta-feira
16h00 - Treino Complexo Desportivo da Tocha

26.03.2010 Sexta-feira
10h30 - Treino em Quiaios

27.03.2010 Sábado
15h00 - Jogo Portugal - Itália (Complexo Desportivo da Tocha)







28.03.2010 Domingo
11h00 - Treino em Quiaios

29.03.2010 Segunda-feira
10h30 - Treino em Quiaios
16h00 - Treino em Quiaios

30.03.2010 Terça-feira
16h00 - Treino em Quiaios

31.03.2010 Quarta-feira
15h00 - Jogo Portugal - Arménia (Complexo Desportivo da Tocha)

terça-feira, 16 de março de 2010

TEATRO AMADOR DA URC

PÚBLICO ESGOTOU SALÃO
O Grupo de Teatro da UR Cadima englobado no XII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede levou a cena no passado dia 13 Março 2010 nas instalações da Junta Freguesia de Cadima duas peças de Teatro, a comédia “O Chá dos Doutores” e o drama “Duas Causas”. Perante uma “casa” cheia (que maravilha), os actores e actrizes da URC voltaram a dar cartas e a mostrar que tem vocação para a representação. Como tem vindo acontecer nos últimos anos houve estreias na “companhia”, desta vez foram Adão Costa, Paulo Pereira e Miguel Meneses a mostrar boas credenciais Adão Costa, um filho da terra, no papel de Jacinto conseguiu mostrar à plateia que os homens também sabem cozinhar e bem rápido. Os três “caloiros” estiveram com um grande à-vontade e qualquer um deles representou muito bem o seu papel parecendo que já faziam teatro à muitos anos, muitos parabéns e continuem. A restante “companhia” não necessita de apresentação individual, já nos habituou a excelentes interpretações nos mais variados temas representados, são muitos anos de dedicação à “modalidade” o que faz adquirir um grande à-vontade e uma grande “forma intelectual”. Maria João, Mónica Varanda, Amélia Ribeiro, Paula Silva , José Carreira, Carla Leite e Maria Lopes são elementos experientes que dão à “companhia” a segurança necessária a um bom desempenho e que mostram em “campo” a vontade e a satisfação de “representar”.
O “dinossauro” do Teatro Amador, José Alves, que com nova grande interpretação demonstrou estar em forma para assumir por longos anos o “ataque” da equipa. Laura Costa voltou a ter o papel ingrato de ficar bem apertadinha numa caixinha e a ser a “muleta” dos actores, é uma “posição” que desempenha com grande qualidade e que dá muitos e bons “resultados”. Foram longas semanas de ensaios e mais ensaios, correcções, “discussões”, desânimo, ânimo, conversa, gritos, risos, frio, aconchego e a bolacha Maria, foram muitas horas ganhas para que tudo corresse bem na estreia. Correu lindamente, e quando assim é todos estão de parabéns, a URC com os seus 50 anos mostra que está viva, o grupo teatro recheado de grandes valores representou lindamente e com muita qualidade as duas peças, as entidades oficiais porque ajudam a manter vivas as actividades amadoras, e uma palavra especial para todos quantos se deslocaram ao salão da Junta de Freguesia de Cadima, a enorme moldura humana presente foi o melhor “troféu” possível, assim vale a pena.
No próximo Sábado o Grupo Teatro da URC vai levar as suas peças até Cordinhã, mas pensamos que deviam voltar a representar em casa.



segunda-feira, 15 de março de 2010

NACIONAL FEMININO 1ª DIVISÃO

A LEI DO MAIS FORTE
O sorteio do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Futebol Feminno ditou que na última jornada da 1ª fase a equipa de Cadima recebesse no seu recinto o actual Campeão Nacional, a SU 1º Dezembro. A bonita tarde de sol que se fez sentir, e um bom jogo em perspectiva levou a que muito público se deslocasse ao velhinho Fujanco que apesar de ser pelado se apresentou em excelentes condições para a pratica do futebol. Com várias atletas de selecção onde se destaca Carla Couto com as suas 122 internacionalizações as visitantes eram claramente favoritas à partida, mas jogo é jogo e o Cadima não entrou em campo vencido mas sim para tentar contrariar o favoritismo visitante cientes das dificuldades que poderiam encontrar. Assim que Sandra Bastos apitou para o inicio do jogo o 1º Dezembro procurou de imediato resolver cedo a partida, contudo a grande movimentação das suas atletas e a boa circulação de bola não desconcentravam a equipa da casa que com mais preocupações defensivas iam conseguindo manter a bola afastada da sua área. Os primeiros 10 minutos de jogo foram de grande intensidade e de grande futebol para delicia dos presentes. Aos 12 minutos o primeiro remate com perigo, Carla Couto ganha posição e remata de primeira por cima da trave da baliza à guarda de Mónica. Volvidos 2 minutos foi a vez de Dina ter uma boa oportunidade de alvejar a baliza forasteira mas o remate sai fraco para defesa segura de Sara. O Cadima defendia bem e sempre que podia espreitava o contra-ataque mas era o 1º Dezembro que comandava o jogo. Aos 15’ RaKelita ao tentar aliviar a bola fá-la bater em Lara com esta a entrar na baliza do Cadima, o marcador estava aberto num golo esquisito e com sorte para as visitantes. A equipa da casa tentou responder como podia e aos 23’ Tita remata ao lado da baliza visitante numa boa iniciativa atacante das locais. Aos 26’ minutos uma reposição de bola menos conseguida da equipa do Cadima é aproveitada da melhor maneira por Andreia que depois de ultrapassar Mónica não teve dificuldade em aumentar a vantagem. O campeão nacional aproveitava as dimensões do campo para fazer uma boa circulação de bola e com isso desgastar a equipa da casa mas quem conhece a equipa do Cadima sabe que não desiste fácil foi lutando com as suas armas mantendo a bola longe de Mónica, e foi mesmo Anita que ao cair do pano numa bonita jogada individual, ultrapassou a defensiva local esperou pela saída de Sara e rematou colocado mas ao lado do poste direito, merecia golo. O intervalo chegou com uma vantagem bem justificada.
A equipa do Cadima tentou aproveitar o inicio da segunda parte para chegar ao golo e esteve perto de o conseguir, primeiro por Dina que aproveitando uma falha defensiva fez um chapéu a Sara que viu a bola sair junto à trave no minuto seguinte foi Tita que de muito longe bateu a bola com esta a trair Sara passando por cima da guardiã não entrando por pouco. Os primeiros vinte minutos do segundo tempo foram os mais equilibrados da partida com a equipa local a dar uma boa resposta ao maior poderio adversário. Em cima do minuto vinte uma jogada de ataque rápido pela direita as visitantes tiram um cruzamento perfeito seguido de um remate enrolado levando a bola ao ferro da baliza. Aos 68’ acontece o terceiro golo que surge numa falta clara sobre a guarda redes Mónica, a bola sobra para Carolina que no sitio certo não perdoou aumentando a vantagem. O Cadima mostrava já algum cansaço mas ia de quando em vez tentando a sua sorte, aos 79 minutos Anita teve hipótese para marcar não conseguiu e na jogada de resposta, talvez a melhor do jogo a um cruzamento da direita respondeu Solange com um grande golo. Até final o jogo foi mais repartido não havendo ocasiões a registrar. Partida chegou ao fim com a vitória da equipa mais forte em campo com o Cadima a dar tudo pelo melhor resultado possível. Pelo que trabalharam as atletas da casa mereciam o golo de honra que esteve quase acontecer. Quem se deslocou ao Fujanco teve oportunidade de ver que no Feminino também se pratica bom futebol, o apoio e as condições é que fazem a diferença. A equipa do 1º Dezembro pelo que muito que jogou e o Cadima pelo muito que lutou proporcionaram um bonito espectáculo de futebol feminino e fizeram uma boa propaganda à modalidade. É de salientar que houveram muitos momentos que não se notou ser futebol jogado num pelado.
Boa arbitragem também facilitada pelas atletas.