quinta-feira, 1 de março de 2012

XIX ALGARVE CUP

ESTREIA AMARGA

Quarta-Feira , 29 Fevereiro 2012

A Selecção Nacional Feminina estreou-se esta quarta-feira na XIX Algarve Cup, diante do País de Gales, numa partida que, embora tivesse sido equilibrada, terminou com a vitória da formação galesa por 1-0.

Apesar de jogar contra o vento, a formação lusa entrou melhor no jogo, dispondo das melhores oportunidades de golo com a avançada lusa, Laura Luís, a surgir por duas vezes isolada frente à guarda-redes adversária. Porém, a sorte não esteve do seu lado e o marcador permaneceu inalterado até ao final do primeiro tempo.

Já na segunda metade do encontro, a Equipa das Quinas, que se apresentou de forma mais coesa e com jogadas mais concertadas, assumiu a partida, mas sem nunca concretizar as oportunidades criadas. Laura Luís, Carole Costa, Carla Couto e Sónia Matias estiveram em evidência neste período, ao assinarem as jogadas mais importantes e cujos remates pareciam levar selo de golo.

Nos instantes finais do encontro, assistiu-se a uma mudança de atitude da formação do País de Gales que começou a criar dificuldades a Neide Simões. No entanto, em duas situações, a intervenção da guardiã lusa conseguiu negar o golo adversário.

O mesmo não aconteceu quando, já depois do período regulamentar, na sequência de um livre, Angharad James inaugurou o marcador e sentenciou o resultado final.

Oportunidades não concretizadas ditam resultado
No rescaldo do encontro, o Seleccionador Nacional, António Violante, afirmou que apenas as oportunidades não concretizadas fizeram a diferença numa partida que se revelou bastante equilibrada.

"O jogo foi, acima de tudo, equilibrado, tendo o País de Gales jogado com o vento pelas costas, na primeira parte, o que acabou por beneficiá-las e prejudicou a nossa acção. Na segunda metade do jogo, rectificámos algumas situações e tivemos boas oportunidades de golo.
A questão do mérito não se coloca aqui, porque não conseguimos circular a bola tão bem como queríamos e, sobretudo, não concretizámos, daí o resultado obtido. Não tivemos uma superioridade evidente, mas criámos boas oportunidades que não foram concretizadas", disse.

"Não foi uma boa estreia pela simples razão de não termos ganho, porque obviamente tive oportunidade de observar as jogadoras, de tirar as minhas conclusões e agora vamos analisar bem o que foi feito, porque penso que podemos jogar melhor do que jogámos hoje", explicou o técnico luso.

Húngaras superiores
No encontro que abriu a primeira jornada do Grupo C, as comandadas de Laszlo Kiss conseguiram impôr-se à formação da República da Irlanda, vencendo por 1-0.

Recorde-se que a formação húngara será a próxima adversária das comandadas de António Violante, na próxima sexta-feira, dia 2 de Março, pelas 15h30, no Estádio Municipal da Belavista, Parchal.

O segundo encontro da Equipa das Quinas na Algarve Cup terá transmissão em directo na RTP2.

Ficha de Jogo
XIX Algarve Cup 1ª Jornada Grupo C
Estádio Municipal da Belavista, Parchal

Árbitra: Pernilla Larsson (Suécia).
Árbitras Assistentes: Sanja Rodak (Croácia) e Angela Kyriakou (Chipre).
Quarta Árbitra: Morag Pirie (Escócia).

PORTUGAL 0-1 PAÍS DE GALES (0-0, ao intervalo)

Portugal: Neide Simões, Ana Borges, Kimberly Brandão - Cap., Sílvia Rebelo, Carole Costa, Sónia Matias, Cláudia Neto, Melissa Antunes (Tita, 70'), Ana Leite (Carla Couto, 60'), Laura Luís (Sofia Vieira, 79') e Andrea Rodrigues (Carolina Mendes, 85').
Suplentes não utilizadas: Jamila Marreiros, Patrícia Morais, Patrícia Gouveia, Filipa Rodrigues, Filipa Patão e Regina Pereira.
Seleccionador Nacional: António Violante.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Nada a assinalar.

País de Gales: Rhian Nokes, Kylie Davies, Loren Dykes, Sophie Ingle, Jayne Ludlow, Katie Sherwood, Helen Breazard (Amie Lea, 46'), Michelle Green, Jessica Fishlock (Angharad James, 85'), Helen Lander (Natasha Harding, 88') e Gwennan Harries (Hanna Keryakoplis, 80').
Suplentes não utilizadas: Nicola Davies, Kayleigh Green, Nia Jones e Hayley Ladd.
Seleccionador Nacional: Jarmo Matikainen.
Golos: Angharad James (90'+2').
Disciplina: Cartão amarelo a Sophie Ingle (23').

Sem comentários: