terça-feira, 10 de julho de 2012

SELECÇÃO NACIONAL FEMININA SUB-19

REDES SEGURAS



Sem pressão ou nervosismo. É desta forma que Bárbara Santos e Daniela Pereira dizem entrar em campo ao serviço da Selecção Nacional Feminina Sub-19, que se encontra a disputar o Campeonato da Europa Turquia 2012.

Na véspera da meia-final diante da Espanha, o fpf.pt falou com as guardiãs lusas, que se mostraram orgulhosas por terem chegado a este patamar de excelência e por fazerem parte de uma equipa determinada.

Com um bom registo

Feliz por fazer parte das escolhas de José Paisana e por ajudar a formação lusa a alcançar os seus objectivos, Bárbara Santos diz-se satisfeita pelas suas exibições em campo. "Todos os dias trabalhamos nos nossos clubes à espera de uma oportunidade e penso que, no fundo, esperava ser chamada e conseguir demonstrar em campo as minhas qualidades. No entanto, nunca pensei que as coisas pudessem correr tão bem. Estou muito feliz pelas minhas exibições, por saber que tenho feito o meu melhor e tenho ajudado a minha equipa a alcançar os seus objectivos numa competição tão importante."

Negando qualquer tipo de pressão associada à posição de guarda-redes, a jogadora, que soma já 17 internacionalizações pela Equipa das Quinas, afirma que a exposição em campo não a assusta. "Sempre que entramos no jogo é normal sentir ansiedade, mas assim que começa a partida tudo acaba e não há pressões para ninguém. Sei que tenho uma das posições de maior exposição em campo, mas isso não me assusta. É o que eu gosto de fazer, sinto-me muito feliz por representar Portugal e o meu único objectivo é lutar por uma bom resultado, ajudar a equipa a alcançar os seus objectivos."

A guarda-redes das Sub-19 admite que as boas prestações são o único objectivo que trouxe para este Campeonato da Europa. "Neste momento, o nosso maior sonho tornou-se realidade. Estamos nesta prova pela primeira vez e chegámos às meias-finais, o que mais podemos pedir? Temos noção de que teremos um jogo muito difícil frente à Espanha, é uma equipa com jogadoras talentosas, mas não vamos desistir já. Vamos dar tudo para ir mais além, para sairmos de cá com um bom registo e uma prestação da qual os portugueses se orgulhem, porque esse foi sempre a minha maior meta. Esta equipa é muito determinada e eu sinto-me muito orgulhosa por fazer parte dela e ter chegado onde chegámos."

Experiência inigualável

Apesar de ainda não ter disputado qualquer jogo neste Europeu, Daniela Pereira sente-se uma peça importante no apoio ao grupo de trabalho luso. "Os nossos treinadores acreditam em mim como acreditam na Bárbara e para mim é um orgulho enorme representar Portugal, quer seja como primeira ou segunda opção. Nesta fase da competição, penso que somos todas muito importantes, todas precisamos de apoio e sentimo-nos apoiadas pelas colegas. Quando estou no banco, tento ajudar quem está em campo da melhor forma e ajudar a equipa a melhorar o rendimento."

Sem arriscar estabelecer o próximo objectivo da Equipa das Quinas, a guardiã do CA Ouriense afirma que as comandadas de José Paisana continuarão a lutar pela sua superação. "Foi uma alegria enorme saber que poderia estar aqui, a viver um momento único e nunca estabeleci nenhuma meta pessoal. Sempre pensamos colectivamente e eu não sou diferente do resto da equipa, por isso vou continuar a contribuir para o sucesso de todos. Nada é impossível, mas temos os pés bem assentes na terra e não queremos pensar já na final, até porque temos uma equipa bem difícil para enfrentar. Tal como fizemos até aqui, vamos dar pequenos passos e logo vemos o que nos espera a seguir. Já fomos capazes de escrever uma grande página na nossa história e isso já ninguém nos tira!"

Quando o Campeonato da Europa terminar, Daniela acredita que levará vários ensinamentos que a ajudarão a lidar com o nervosismo inerente à posição que ocupa dentro de campo. "Nós [guarda-redes] temos uma das posições mais críticas em campo, por isso tudo o que pudermos aprender é bom para nos ajudar a entrar em campo tranquilas e a experiência que tenho adquirido aqui é inigualável. Quando terminar o Europeu sei que vou levar novos conhecimentos para Portugal, já conhecerei melhor as minhas colegas, levo mais rotinas de trabalho e o contacto com as outras equipas será muito benéfico para o futuro. Por isso, o balanço será sempre positivo."

O encontro das meias-finais, diante da formação da Espanha, está agendado para a próxima quarta-feira, dia 11 de Julho, pelas 21h00 (locais), no Mardan Sport Complex. A partida terá transmissão em directo na Eurosport 2.

Sem comentários: