sexta-feira, 6 de julho de 2012

SELECÇÃO NACIONAL FEMININA SUB-19

HONRAR O PAÍS


Na sua 14ª internacionalização, Micaela Matos, conhecida por Micas, entrou para a história das Selecções Nacionais ao tornar-se a primeira jogadora lusa a marcar numa fase final.
Micas, que se estreou com a Camisola das Quinas aos 16 anos numa partida de preparação diante do País de Gales, em 2010, apontou o primeiro golo da Selecção Nacional Feminina Sub-19 na fase final do Campeonato da Europa, que se disputa na Turquia.
O nome da jogadora lusa ficará para sempre ligado à história do Futebol Feminino como a marcadora do primeiro golo de uma Selecção Feminina em fases finais e o golo de ontem (5 de Julho de 2012), frente à Roménia, foi ainda mais especial por ter sido o que possibilitou a primeira vitória lusa no feminino em fases finais.

"Algum dia o golo haveria de aparecer, mas este tornou-se ainda mais especial e gratificante por ser numa competição tão importante, na estreia da Selecção Nacional num Europeu e numa vitória tão importante para a nossa equipa. Sinto-me muito feliz por ter marcado e por ver o meu nome associado ao Europeu, mas acima de tudo sinto-me orgulhosa pela vitória da minha equipa, que continua a escrever uma nova história no Futebol Feminino", disse ao fpf.pt.
Desvalorizando o foco individual, a médio lusa afirma que o golo surgiu no momento certo, premiando o desempenho da Equipa das Quinas. "Nesses momentos, não pensamos muito no que devemos fazer, temos de executar e não perder a oportunidade, por isso recebi a bola e rematei sem pensar se iria acontecer ou não. Em campo, todas estamos preocupadas em cumprir a nossa tarefa e não podemos estar focadas num só aspecto. É óbvio que queríamos muito marcar, estavámos a controlar o jogo e o golo surgiu no momento certo, porque o jogo estava a ser muito bem disputado, mas ninguém luta apenas pela obtençao de golos".
Sem estabelecer qualquer meta ou desfecho para esta competição, Micas garante a mesma vontade e determinação no jogo com a Dinamarca, no próximo Domingo. "No último jogo, com a Dinamarca, os nossos adeptos podem esperar o que sempre esperaram, isto é, muita garra, determinação e vontade de vencer, uma equipa muito unida e que entra em campo sempre com a filosofia. Não haverá nervosismo, mas muita responsabilidade por defrontarmos uma equipa forte como têm sido todas até ao momento, além da experiência que possui. Se dermos o nosso máximo e conseguirmos honrar o nosso país, conseguiremos atingir mais um objectivo. Não podemos ser muito ambiciosas e estabelecer metas à partida, vamos dar um passo de cada vez".

Golo fica na história

Micas foi a primeira jogadora portuguesa a marcar em fases finais e alcançou um feito registado por Sousa (Euro 84), Hélder Postiga (Euro 2002, em Sub-21), João Vieira Pinto (quartos-de-final do Europeu de Sub-21 em 1994), João Pereira (Euro 2003, em Sub-19), Faustino (Euro 82, em Sub-18), João Pedro (Euro 2003, em Sub-17) e Fernando Pires (Euro 85 em Sub-16).

Sousa, em 1984, marcou no empate diante de Espanha, tornando-se o primeiro jogador português a marcar em fases finais de um Europeu na Selecção A.
Em 1985, Fernando Pires marcou diante da Alemanha o primeiro golo dos Sub-16 lusos em fases finais de europeus. Já em 2003, na fase final do Europeu de Sub-17, que Portugal viria a ganhar, coube a João Pedro a faceta de marcar o primeiro golo luso em fases finais deste escalão. No escalão de Sub-18, foi Faustino o primeiro a marcar num Europeu – foi em 1982, diante da Hungria, num jogo em que esteve no banco Paulo Futre. Nos Sub-19, coube a João Pereira apontar o primeiro tento luso em fases finais – foi em 2003 na goleada infligida ao Liechtenstein. Em fases finais de europeus de Sub-21, disputados em moldes diferentes antes de 2002, João Vieira Pinto apontou, em 1994, diante da Polónia, o primeiro golo da Equipa das Quinas nos quartos-de-final do Europeu. Nos moldes actuais (com dois grupos de quatro equipas), no Europeu de Sub-21 Suíça 2002, Hélder Postiga foi o primeiro português a marcar.

As comandadas de José Paisana voltam a entrar em campo no próximo dia 8 de Julho, pelas 21h30, diante da Dinamarca, no World of Wonders Football Centre.

Sem comentários: