quinta-feira, 5 de abril de 2012

COMUNICADO OFIC. Nº 12 AFC

ASSOCIAÇÃO FUTEBOL COIMBRA

Estádio Sérgio Conceição, 3045‐478 TAVEIRO Tel: 239853680 – Fax: 239853699

ÉPOCA 2011/2012

COMUNICADO OFIC. Nº 12
DATA: 2012‐04‐04

ÍNDICE

‐ COMUNICADO DA DIRECÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE COIMBRA
II FASE DO CAMPEONATO DISTRITAL DA I DIVISÃO – ÉPOCA 2011/2012

Comunicado da Direcção da A.F.Coimbra

Em 13.02.2012 veio a Associação Desportiva de São Mamede à reunião de Direcção da Associação de Futebol de Coimbra solicitando informação sobre o número de clubes da 1ª Divisão que disputariam o Apuramento de Campeão.
Foi‐lhes informado que a fase de apuramento do campeão da 1ª Divisão Distrital seria disputada em 2 Séries de 4 Equipas tal como fora apresentada no dia do sorteio da 1ª e 2ª fases, realizado em 24.08.2011 no Estádio Sérgio Conceição, sorteio que a A.D. São Mamede não contestou, podendo ainda acrescentar que o Presidente da A.D. São Mamede esteve presente, presença que ele próprio confirmou através do Jornal Diário As Beiras, edição de 22.02.2012.
Deu como desculpa que havia muita gente de pé e algum barulho na sala, motivo pelo qual não se apercebeu do sorteio da 2ª Fase, omitindo, porém, ter recebido a folha do sorteio, como todos os outros delegados presentes no sorteio, onde estavam, de forma bem clara e explícita, 2 Séries de equipas para a 1ª Fase e 2 Séries de equipas para a 2ª Fase, o apuramento de campeão com 4 Clubes por Série e a Taça de Encerramento com 5 Clubes por Série.
Após a reunião havida com a Direcção da AFC transmitiram através da Comunicação Social, em 22.02.2012, algumas considerações que afectavam a idoneidade do Presidente da Direcção desta AFC e o seu alto espírito de imparcialidade e do rigoroso cumprimento do Regulamento de Provas Oficiais em vigor.
Vieram, posteriormente, a recorrer da decisão da Direcção de 08.08.2011 e do Sorteio de
24.08.2011, para o Conselho de Justiça, sabendo que ao fazê‐lo queriam apenas usufruir de uma situação de privilégio injustificável e, de todo, injusto. Tal viria, ainda, a fazer parar a fase final do Campeonato Distrital da I Divisão, Apuramento de Campeão e Taça de Encerramento, situação que acarretou graves prejuízos a todos os clubes intervenientes e criando ainda espírito de revolta entre os clubes.
A Direcção da AFC nada podia fazer. Apenas calma e ordeiramente, aguardar as superiores decisões do Conselho de Justiça, órgão ao qual competia julgar.
A Direcção da AFC lamenta, profundamente, a situação que todos fomos obrigados a viver e gostaríamos que todos os agentes desportivos fossem desportiva e eticamente irrepreensíveis, cumprindo e fazendo cumprir a verdade desportiva.
Deveríamos estar agora a felicitar os vencedores e vamos apenas, agora, dar início à 2ª Fase com dois meses de atraso, esperando de todos o mesmo empenho e determinação nos jogos que irão disputar. É, absolutamente, incorrecto que viessem agora querer fazer alterar aquilo que estava decidido e sorteado em 24.08.2011.
Como poderia a Direcção da AFC alterar toda a calendarização organizada no princípio de Agosto, com base no cumprimento rigoroso dos regulamentos em vigor? Alguém compreenderia que se alterasse tudo só porque a A.D. São Mamede não se qualificou até ao 4º lugar?!
Não. Nós não alteramos regulamentos ou provas ao sabor de interesses clubisticos que afectem o regular funcionamento dos regulamentos e da verdade desportiva.
Os jogos e as provas serão sempre resolvidos dentro do recinto desportivo.
O Desportivismo e a Ética Desportiva serão sempre, por nós, defendidos intransigentemente.

Coimbra, 03 de Abril de 2012

Pel’A Direcção da A.F.Coimbra

O Presidente

‐ Horácio André Antunes –

Sem comentários: