segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

TAÇA PORTUGAL FUTEBOL FEMININO - 3ª ELIMINATÓRIA


Leixoes SC 1 vs 1 UR Cadima (6-7 após penaltis)

 
 
UM “MAR” DE EMOÇÕES

A equipa de Cadima garantiu os oitavos da taça de Portugal em futebol feminino ao bater no mítico estádio do Mar a equipa do Leixões SC na lotaria das grandes penalidades após 120 minutos de “luta” intensa e emotiva pela vitória, no final foi mais eficaz a equipa forasteira que concretizou todas as penalidades que teve de marcar.

A jogar perante o seu público e com “almofada” de uma época 100% vitoriosa até ao jogo do passado sábado, a equipa do Leixões entrou forte na partida e com grande pressão sobre a defensiva cadimense que por seu lado se mostrou concentrada e com grande acerto. Com mais posse de bola o Leixões tentava encontrar nas costas da defensiva visitante o espaço para criar perigo mas sem grande sucesso visto a voluntariedade demonstrada pela equipa de Cadima, que sempre que podia tentava explorar o contra-ataque para tentar incomodar Diana Pereira mas sem grande sucesso. O jogo estava dividido a meio campo ainda que sempre com mais posse visitada, contudo a primeira grande ocasião de golo surgiu aos 15 minutos com um remate bem colocado de Joana Teixeira que obrigou Diana Pereira à defesa da tarde para evitar o primeiro golo da partida. O Cadima libertou-se um pouco e subiu mais no terreno contudo era o Leixões com rápida circulação de bola, explorando sempre o rápido trio de ataque, a colocar mais velocidade no jogo mas sem qualquer consequência prática. O jogo encaminhava-se para o descanso assim como a emoção maior do primeiro tempo, aos 43’Joana Teixeira quase aproveita uma falha de Diana Pereira mas precipitasse e perde-se a melhor situação até ao momento, quem não marca geralmente sofre e o Leixões em cima da hora colocasse na frente do marcador aproveitando uma reposição de bola menos conseguida da equipa visitante. Um golo que veio no momento certo para a equipa da casa e que gelou o adversário.

Com muito tempo para jogar a equipa do Cadima não entrou desanimada pelo golo sofrido mas sim com muita vontade de alterar o rumo do marcador, retificou posições, alterou marcações e libertou-se mais no ataque foi premiada por esse atrevimento aos 59’ com Joana Teixeira a fazer um excelente golo, estava igualada a partida e pelas oportunidades criadas reajustada a verdade no jogo. O Leixões acusou o golo aproveitou o Cadima para equilibrar o jogo e jogar mais no campo adversário, as oportunidades de golo é que não apareciam com as defensivas sempre superiores aos ataques. Aos 78’ Joana Teixeira poderia ter dado a vantagem ao Cadima na melhor oportunidade do segundo tempo, a jovem atleta visitante com todo o seu atrevimento, consegue provocar uma má reposição de bola e apenas com Diana Pereira pela frente e fora do lance não teve a frieza necessária para bisar na partida, um lance que a vai fazer crescer também. Até final da partida o equilíbrio foi nota dominante com ambos os conjuntos a darem o seu máximo na defesa da respectiva camisola. O apito final chegou e com ele mais 30 terríveis minutos se aproximavam numa eliminatória bem disputada.   

Após 5 milagrosos minutos de descanso e recuperadores de coragem lá subiram ao relvado do Mar as briosas atletas para decidirem o jogo. Foram 30 minutos de incerteza com o Leixoes a quebrar fisicamente e o Cadima a terminar melhor ainda que sem grandes oportunidades de golo, um prolongamento onde apenas a equipa de arbitragem não esteve bem tal a dualidade de critérios sempre em desfavor da equipa visitante tantas foram as faltas assinaladas a favor da equipa da casa e em circunstâncias iguais ou piores eram constantemente ignoradas a favor do Cadima, acabaram por não ter influência no resultado sobretudo devido à concentração defensiva das atletas do Cadima. Apito final e tudo seria resolvido na lotaria das grandes penalidades, um desfecho sempre injusto para quem perde e de grande felicidade para quem vence, neste aspecto foram mais eficazes as atletas gandaresas que com grande frieza finalizaram todas as penalidades que foram chamadas a marcar. Por ordem, Dina Almeida, Sónia Almeida, Ana Lopes, Diana Barradas, Maria Amaro e Raquel Miranda deram a vitória ao Cadima que assim se qualificou para a próxima ronda da taça de Portugal que contará já com as 10 equipas da 1ª divisão. Um jogo que fica também marcado pela estreia de Ana Lopes novamente com a camisola do Cadima será certamente mais uma atleta para ajudar o grupo de trabalho. Um palco magnífico, mítico e com duas equipas a darem o melhor de si merecia uma equipa arbitragem com critérios bem definidos para ambas equipas e não com a dualidade de critérios evidenciada, contudo e felizmente, sem interferência no resultado mas poderia e deveria ser melhor. 



Campo: Estádio do Mar
Espectadores: 100
Resultado ao intervalo: 1 - 0
Arbitro: Célia Santos (AF Vila Real)

Leixões SC ( sem informação )
Outras convocadas
Treinador: Miguel Madureira

UR Cadima: Mónica Varanda, Maria Amaro, Joana Teixeira, Diana Barradas, Daniela Costa, Raquel Jesus (Maria Faria 75’), Sónia Almeida, Dina Almeida, Leonor Albuquerque (Ana Lopes 46’ ), Raquel Miranda e Ana Martinho (Bárbara Santos 105’)

Outras convocadas: Jéssica Silva, Rita Bernardino, Joana Marques e Sara Rodrigues

Treinador: Orlando Jorge

Golos: ?????? (45’) e Joana Teixeira (59’)

Disciplina: nada assinalar
 
 

 





A equipa feminina da URC não vai de férias e já hoje inicia a preparação para a difícil deslocação ao terreno do líder invicto da serie "C" do nacional de promoção, a realizar já no próximo sábado dia 28 Dezembro. A deslocação a Gouveia não se afigura fácil, além do inequívoco valor da Fundação Laura Santos o frio certamente será o segundo maior obstáculo, que seja um grande jogo, boa sorte URC.

 

 

Sem comentários: