segunda-feira, 16 de maio de 2011

TAÇA PORTUGAL FUTEBOL FEMININO

E O TROFÉU VAI PARA .............



O 1.º de Dezembro vence, este sábado, pela sexta vez na sua história, a Taça de Portugal de Futebol Feminino, ao vencer o Futebol Benfica, por 3-0, na final disputada no Estádio Nacional, no Jamor.

Com a vitória de hoje as pupilas de Nuno Cristóvão passaram a somar 100 vitórias e seis empates nos últimos 106 jogos, num ano em que a equipa da linha de Sintra, já garantiu, a três semanas do final do campeonato, o 11.º título do seu palmarés.

Os minutos iniciais decorreram com ambas as equipas a estudarem-se em campo, mas o 1.º de Dezembro evidenciava-se, mostrando o porquê de se ter sagrado campeão nacional.

A pressão continuava a ser das jogadoras da linha de Sintra, com o Futebol Benfica a tentar marcar as adversárias, sendo que, aos 28 minutos, surgiu o primeiro cartão amarelo para Sofia Nunes, por um “puxão” na camisola da adversária.

Um minuto volvido, após um canto marcado por Carla Couto – a jogadora mais internacional de sempre do futebol nacional –, Elsa Santos defendeu o primeiro remate, mas, Lara Matos, na recarga, marcou o primeiro golo da partida.

Aos 36 minutos, segunda subida do Futebol Benfica ao campo adversário, que resultou num remate de Susana Dias por cima da baliza de Patrícia Morais.

A um minuto do apito para o intervalo, Carla Couto tentou de novo a sua sorte, a dois metros da grande área, com um remate cruzado ao segundo poste, mas a guardiã Elsa Santos desviou a bola para canto.

A segunda parte começou mais equilibrada, com o jogo a ser muito disputado a meio-campo.

Volvidos oito minutos da segunda parte, Carla Couto, em contra-ataque, falhou o remate, sendo a bola aliviada por Matilde Fidalgo.

Aos 61 minutos, o golo do Futebol Benfica só não surgiu pelos pés de Luciana Garcia, acabada de entrar, graças à defesa da guarda-redes.
Até aos 82 minutos, o jogo esteve em toada morna, mas um passe de Carla Couto para Paula Cristina, mesmo à boca da baliza de Elsa Santos, permitiu, então, o segundo golo das campeãs nacionais.

Quase em cima do apito final, Dolores Silva – que recebeu o prémio "Hertz melhor jogadora em campo" - marcou de cabeça, fechando o marcador em 3-0.

Ficha de Jogo
Final da Taça de Portugal de Futebol Feminino
Estádio Nacional, no Jamor
Assistência: Cerca de 4 000 espectadores.

Árbitra: Sandra Bastos (AF Aveiro)
Árbitras assistentes: Olga Almeida (AF Viseu) e Dalila Ribeiro (AF Setúbal)
Quarta-árbitra: Sílvia Domingos (AF Algarve)

1.º de Dezembro 3-0 Futebol Benfica (1-0, ao intervalo)

1.º Dezembro: Patrícia Morais, Mónica Mendes, Lara Matos (Mónica Gonçalves, 63’), Carla Couto, Dolores Silva, Sílvia Brunheira (Solange Carvalhas, 90’), Elisabete Caleja (Paula Cristina, 63’), Filipa Patão, Inês Borges, Raquel Infante e Tânia Pinto.
(Suplentes: Sara Machado, Solange Carvalhas, Paula Cristina, Mónica Gonçalves, Mariana Cabral, Inês Quintanilha e Beatriz Fernandes).
Golos: Lara Matos (32’), Paula Cristina (82’) e Dolores Silva (90’+2’).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Inês Borges (60’).

Futebol Benfica: Elsa Santos, Matilde Fidalgo, Sofia Nunes, Flávia Santos, Sofia Carvalho (Ana Pontes, 87’), Elsa Ventura, Daniela Caliça (Luciana Garcia, 58’), Susana Dias, Susana Marques (Catarina Ferreira, 73’), Patrícia Gouveia e Rita Monteiro.
(Suplentes: Inês Andrada, Jacyra Miguel, Maria Adriana Augusto “Drica”, Luciana Garcia, Ana Pontes, Catarina Ferreira e Andreia Arcadinho).
Golos: Nada a assinalar.
Acção Disciplinar: Cartão amarelo para Sofia Nunes (28’).

Sem comentários: