quarta-feira, 25 de maio de 2011

NACIONAL FEMININO 1ª DIVISÃO - FASE FINAL


URC É VICE-CAMPEÃO NACIONAL

Quando falta apenas uma jornada para o terminus do Nacional da 1ª Divisão em Futebol Feminino a equipa da UR Cadima garante o segundo posto da prova, a posição de Vice-Campeão Nacional é um marco na colectividade sendo também a melhor classificação alguma vez atingida em Futebol 11 Feminino por equipas do distrito de Coimbra, agora sim a melhor posição de sempre. Vale o que vale e cada um dar-lhe-a a importância que quiser mas para atletas, treinador e dirigentes que enfrentaram os desafios de uma época nem sempre fácil, lembramos que a equipa ficou algo perdida e desamparada ainda antes da fase final, situações não previstas, não desejadas mas que acontecem, souberam recompor-se e seguir em frente, é um prémio muito bom face às limitações e carências próprias de um clube pequeno no que às estruturas de apoio diz respeito mas grande na alma e na ambição. Todos os familiares e adeptos que acompanharam a equipa na presente época também tem a sua cota-parte no sucesso final, assim como as entidades e patrocinadores. Após garantir a permanência na primeira divisão logo em Janeiro, situação muito confortável e meritória a equipa não quis ficar só por ai ,foi ambiciosa e procurou a melhor classificação de sempre visto que chegar ao primeiro posto era muito difícil devido à diferença de pontos para o primeiro classificado , diferença essa que vinha da primeira fase da prova. Esta fase final foi magnifica com a equipa a vencer por exemplo por duas vezes o Escola FC, equipa a quem já não vencia à vários anos, foi um trabalho bem conseguido e árduo, ficar sem duas habituais titulares em quase toda a fase final, atletas que tinham muita influência, uma delas foi só a melhor marcadora da equipa na primeira fase, não se previa que fosse tarefa fácil mas com trabalho, muito querer e com novas oportunidades revelaram-se alguma atletas menos utilizadas e em conjunto remando todos para o mesmo lado conseguiram atingir a segunda posição da prova , uma classificação que honra todos, mas principalmente o grupo de atletas fantástico da UR Cadima. As equipas técnicas não podem ser esquecidas pelo trabalho que fizeram, Dulce até ao inicio do ano com a equipa a garantir a manutenção e depois da sua saída João Barradas assumiu o risco, levou a equipa às meias-finais da Taça de Portugal e enfrentou a difícil Fase Final com coragem e ambição necessárias para ir o mais longe possível, o resultado final fala por si.


AMBIÇÃO FALOU MAIS ALTO

Após duas derrotas demasiado pesadas a equipa da URC voltava a casa e perante o seu público queria e tinha necessidade de dar outra imagem e demonstrar que o que de positivo obtera até então não era fruto do acaso, algum nervosismo e alguma falta de ritmo não ajudaram a entrar bem no jogo , a tudo isto juntou-se uma equipa do Escola FC que tem só algumas das melhores atletas do pais como é o caso da “pequena” Noémia e da guarda-redes titular da selecção nacional Neide. A equipa visitante entrou muito forte na partida, ainda não tinha decorrido o primeiro minuto e já Teresa efectuava a defesa da tarde evitando o golo de Noémia que apareceu isolada na área. Galvanizadas pelo inicio e aproveitando apatia geral caseira o Escola continuou à procura do golo sempre com grande dinâmica e determinação ia valendo à equipa da casa o menor acerto na finalização da equipa forasteira. Após 15 minutos de domínio do Escola a equipa do Cadima começou a recuperar a concentração e foi tendo mais bola, aos 18 minutos Anita tem uma excelente oportunidade já no interior da área de Neide mas atira para boa intervenção da guarda-redes. Nas jogadas imediatas Sara ganha um ressalto e atira forte com a bola a sair um pouco ao lado e depois Dina de fora da área permite defesa segura a guardiã forasteira. O jogo estava agora equilibrado com a bola a viajar de área a área com alguma velocidade mas sem grandes oportunidades de golo. Aos 27 minutos foi a vez da equipa visitante tentar a sorte de longe mas a bola saiu bem por cima da baliza de Teresa, mais perigo aos 38 minutos com Sandrine a falhar o remate quando estava bem posicionada para inaugurar o marcador e no minuto seguinte Inês Cruz atirou forte mas por cima, o Escola terminou por cima , terminou como iniciara a partida com o Cadima a equilibrar pelo meio, uma boa primeira parte.
Se o Escola tinha terminado bem o primeiro tempo não podia ter iniciado melhor o segundo, logo ao terceiro minuto Leila aproveita um ressalto no interior da área caseira para “fuzilar” a baliza à guarda de Teresa que nada podia fazer, estava desbloqueado o marcador. O golo não tirou o discernimento às locais muito pelo contrário, serviu de incentivo e até final o Cadima sem fazer uma grande exibição foi mais ambicioso, perigoso e viria a conseguir dar a volta ao marcador. Após o golo a equipa da casa parte à procura do empate, aos 55 minutos Anita a passe de Tita tem uma boa oportunidade mas o remate final saiu ao lado ainda que com perigo estava dado o aviso. Aproveitando o adiantamento da equipa da casa o escola aos 61 minutos teve uma boa oportunidade que resultou de uma defesa incompleta de Teresa , o lance fez tremer as locais que volvidos alguns minutos chegavam à igualdade por intermédio de Anita que correspondeu da melhor maneira a um passe de Tita e com calma bateu a internacional Neide pela primeira vez na tarde. A equipa do Escola após o golo sofrido recuou um pouco, também por acção da equipa da casa que estava agora motivada e queria a vitória, não admira por isso que 8 minutos após o empate Rute fez um grande e bonito golo, um remate forte e bem colocado ainda fora da área não deu qualquer hipótese de defesa a Neide que ao seu estilo bem voou mas a bola levava o selo , estava dada a cambalhota no marcador para alegria das atletas e público local.
Até final o Cadima não baixou as linhas, com grande determinação garantiu os 3 pontos e com eles a consolidação na segunda posição do nacional feminino. Finalizada a partida as atletas, treinador e dirigentes da casa deram largas à sua alegria e satisfação . . . ., não , não tinham ganho o campeonato mas acabavam de obter a melhor classificação de sempre em futebol 11 feminino da colectividade e de uma equipa feminina no distrito de Coimbra. A honrosa segunda posição foi conseguida com muito trabalho, querer, sofrimento, o ultrapassar de muitas e variadas dificuldades, pela grande qualidade das atletas da URC que juntamente com o treinador acreditaram e tiveram a ambição de fazer história. A segunda posição é algo com significado especial e que marcará para sempre a história do clube , de quem participou activamente e de quem o dirige, deseja-se no entanto que se consiga no futuro obter resultados ainda mais significativos, sonhar não custa e tentar deve ser sempre uma ambição.
Arbitragem de nível superior.

No próximo Domingo dia 29 de Maio, a URC encerra a sua participação no Nacional da 1ª Divisão Futebol Feminino recebendo no Complexo Desportivo de Cantanhede o novo campeão nacional 2010/11 a Sociedade 1º Dezembro, a partida está marcada para as 17 horas. Que seja um grande jogo e uma boa propaganda ao futebol feminino nacional.











5 comentários:

Dulce Costa disse...

Equipa Técnica:
- Treinador : João Barradas

- Treinador adjunto : Carina Cipriano

Dirigentes
- Director Desportivo : Rita Dinis

Apoio
- Massagista : Marta Tavares e Mário Rupino

Não seria afável da vossa parte agradecer também a quem ainda faz parte da equipa, como elemento da equipa técnica (como consta no vosso blog)à Carina Cipriano?!

Não entendo como se podem lembram e agradecem a todas as pessoas que fizeram e fazem tanto por esse clube e o nome dela enquanto atleta que foi, e elemento da equipa técnica, nem sequer é mencionado.

Eu, enquanto ex-treinadora e atleta da URC, agradeço à Carina tudo o que deu e fez por esse clube.
Enquanto atleta dentro e fora de campo e também na qualidade treinadora foi uma peça bastante importante no sucesso desta equipa.

Muitos parabéns a todas as jogadoras, equipa técnica e direcção pela época efectuada.

Raquel Jesus disse...

A Carina nunca foi esquecida e nunca será. A Carina ficou impossibilitada de continuar no Cadima, infelizmente, e o nome dela continua na equipa técnica, não consta como Treinador Adjunto: Orlando Jorge, que é o que tem sido na prática depois dela ter ficado impossibilitada de continuar a treinar. A Carina nunca teve uma palavra com a União a informar que nao estaria disponivel para continuar na equipa técnica.Nós sabemos o porquê da sua impossibilidade para continuar a treinar, e nao fizemos um filme por isso. Foi questionado alguma coisa á Carina por ela naõ ter mais aparecido? As pessoas deram-lhe o espaço para ela cuidar de si e nunca lhe perguntamos o porquê de ela ter deixado, porque mais uma vez é entendivel aos olhos de todos, suponho eu. Mas a culpa está sempre no lado da União. O nome da Carina só poderia ser mencionado, nesta peça, como treinadora adjunta, pois então como atleta teriamos de falar em muitas mais que marcaram e que fazem parte sempre da União, sendo ela efectivamente um exemplo de garra e luta. Não é preciso dizer num blogue as marcas que a Carina deixou no Cadima porque os e as que trabalharam com ela sabem bem o quanto sentiu a camisola do Cadima como jogadora e agora enquanto esteve nesta epoca. Não nos conhecemos á 2 dias... Não coloques maldade onde ela não existe....

Dulce Costa disse...

Não acredito que estejas a falar isto de coração Raquel, não podes ter mudado tanto em tão pouco tempo!!!

"não consta como Treinador Adjunto:"

- Treinador adjunto : Carina Cipriano

Será que sou eu que estou a ver mal??!

"O nome da Carina só poderia ser mencionado, nesta peça, como treinadora adjunta"


...e foi precisamente isso que eu disse, deveria ser mencionado como elemento de equipa técnica que é.

Não coloco maldade nenhuma, simplesmente gosto de justiça honestidade e frontalidade...
A vossa memória e o vosso coração é pequeno, só dá para colocar as vitórias do Cadima, esquecem-se muito facilmente do ser humano.

É a minha opinião...e só a minha.

sara disse...

é momento pa apaziguar um pouco os maus momentos ao longo da epoca.. este lugar é dedicado a TODAS sem excepcao... vamos festejar em vez de discutir pessoal!!! devemos muito as pessoas que nos apoiaram e retribuimos com muito trabalho.. pa que estragra tudo, vamos é festejar :-)

os mal entendidos podem ser resolvidos, basta querer!
ESTAMOS TODAS DE PARABENS!!!!

Colega de equipa do futsal disse...

Sinceramente dulce, escusavas destes comentarios....parece que até estas triste das miudas conquistarem o titulo de vice-campeonas!!!!