segunda-feira, 20 de setembro de 2010

NACIONAL FEMININO 1ª DIVISÃO

CADIMA TROPEÇA NA ESTREIA
A URC não foi feliz na sua estreia no campeonato nacional da 1ª divisão época 2010/2011, ao perder com o Escola FC. Um jogo característico de inicio de época com ambas formações a denotarem alguma falta de frescura física que a juntar à temperatura elevada não favoreceram muito a velocidade do encontro. Entraram nervosas as atletas da casa , mais desinibidas as forasteiras que logo no começo viram a barra de Teresa devolver uma bola, foram cerca de 10 minutos de maior pressão da equipa de Tondela que o Cadima resolveu com o passar dos minutos. Após o inicio o jogo entrou numa toada morna com a disputa da bola a ser muito efectuada a meio campo sem que as guarda-redes tivessem muito trabalho, um jogo dividido mas com pouca velocidade. À passagem da meia-hora Noémia aproveitou um ligeiro adiantamento de Teresa e com um magnifico pontapé fez um excelente golo, o Cadima não acusou o mesmo antes pelo contrário e tentou responder de imediato mas só no final da primeira parte primeiro por Anita e a fechar por Semião a equipa da casa podia ter chegado ao golo do empate que seria justo pelo desenrolar da partida. O Cadima mexeu para o segundo tempo e cresceu um pouco na partida contudo a experiente equipa do Escola foi tapando os caminhos para a sua baliza e fez o tempo passar. O jogo teve agora mais intensidade mas as oportunidades podiam-se contar pelos dedos, só de bola parada as equipas iam criando algum perigo , primeiro o Cadima que na "confusão " de um pontapé de canto podia ter feito melhor logo de seguida foi o Escola que numa "confusão" idêntica mas no lado contrário enviava outra bola ao travessão de Teresa. Ainda registrar uma excelente defesa de Teresa a evitar o segundo golo, depois Neide a negar o golo Anita e já no final uma falta cometida à entrada da área visitada resultou no golo da tranquilidade visitante. Noémia bateu em jeito para o segundo da conta pessoal, lance em que Teresa poderá ter sido traída pelo sol frontal. Pouco depois o apito final com um resultado que permeia a equipa que mais vezes "atirou" à baliza adversária, do lado do Cadima fica a ideia que poderá fazer um bom campeonato.
Numa tarde acolhedora o público presente assistiu a um bom jogo de futebol mesmo sem este ter atingido grandes níveis técnicos, contudo a entrega das atletas e alguns bons pormenores ajudaram certamente na divulgação da modalidade e desfizeram dúvidas quanto às capacidades das mulheres em praticar este desporto com qualidade, considerado por muitas mentes apenas para homens.
Arbitragem correcta.

9 comentários:

Miguel disse...

Experiente equipa do Escola?

lol


Só para teres uma ideia, o Escola alinhou na equipa titular com uma menina de 14 anos (Melanie) no ataque, uma de 15 anos (Carolina) no meio campo e uma de 17 (Marta) na defesa. Mais tarde ainda entrou mais uma de 16 anos (Micaela) para o ataque e que deu grandes dores de cabeça ao Cadima...


Ora só aqui temos quase 40% da equipa que nem sequer tem 18 anos... Por isso, não foi pela experiência que o Escola ganhou... Talvez tenha ganho porque, sei lá... foi melhor e tem uma equipa jovem com grande talento? :D

Anónimo disse...

Caro Miguel
Se uma equipa que anda há vários anos na 1ª divisão e sempre com bons resultados, mérito da equipa claro, e não é experiente então não percebo nada de futebol mas você também não, fico contente.
O Cadima também jogou com meninas de 14 anos como a Rakelita que já parece ter 30 de futebol, se elas tem valor e não há campeonato de juniores porque não podem jogar? aparecam muitas como a Carolina, Maria, Daniela, Martinho, Domingas etc, com idades entre os 13 e os 15 e que também estiveram presentes no jogo, umas jogaram outras não sairam do banco mas estavam prontas actuar, como vê não é só o Escola e ainda bem para a modalidade.
Que o Escola tem uma equipa com jovens e talento não haja dúvidas, que foi melhor neste jogo é a sua opinião, respeito mas não concordo.
Boa sorte para o Escola e que o Miguel possa continuar a sorrir.

Miguel disse...

Anónimo...

1) Eu disse que era só o Escola que tinha onde? Apenas refutei a parte em que na crónica diz que "O Cadima mexeu para o segundo tempo e cresceu um pouco na partida contudo a experiente equipa do Escola foi tapando os caminhos para a sua baliza e fez o tempo passar.".

São coisas bem diferentes. Por isso agradecia que não pusesses palavra nos meus dedos... :)


2) Por muito valor que uma menina de 15 anos tenha, se há coisa que ela não tem é experiência... Se alguma dessas meninas for defesa, ponham-na a marcar uma jogadora como por exemplo a Carla Couto e depois digam-me o resultado... ;)


3) Uma vez mais, onde é que eu digo que elas não devem jogar? Se tem valor, é óbvio que devem jogar... Quanto mais não seja para ganharem a tal experiência... E dão uma vertente irreverente ao jogo, o que normalmente só o torna melhor...


4) Nunca disse que o Escola não tem jogadoras experientes, é óbvio que tem. Tem jogadoras com mais de uma dezena de anos de federadas, grande parte deles na primeira divisão. Mas, são factos inegáveis que neste jogo quase 40% da equipa do Escola tinha 17 anos ou menos... O que significam muitas posições com pouco tempo de futebol. Algumas dessas posições extremamente importantes.




5) Não vale a pena fazeres do meu comentário algo que ele não é... E induzires palavras nas outras pessoas é algo muito feio! Apenas refutei uma parte da crónica que tenta dar a ideia que o Escola só conseguiu manter o resultado devido à experiência que tem... O que na minha opinião é falso.

Anónimo disse...

Caro Miguel
Com todo o respeito que me merece, parece sofrer de qualquer problema clubístico sério pois os meus comentários nada tem a ver com o que tão energicamente retratou. Os pontos 1,2,3,4 são para rir, não sei o porquê de tanta justificação! qualquer pessoa inteligente verifica que tanto na crónica do blog como depois no meu comentário não há nada que desvalorize a vitória do Escola, enfim . . . o ponto 5 voltamos a ficar loucos e mais não digo.

Miguel disse...

Ui... Tão sensíveis que estamos... lol


"Com todo o respeito que me merece, parece sofrer de qualquer problema clubístico sério pois os meus comentários nada tem a ver com o que tão energicamente retratou."


Energicamente? Por acaso até não...
Clubíte? Muito provavelmente sim. Ou não estaríamos a falar de futebol.

Quanto ao "nada tem a ver", parte da interpretação de cada um do que é escrito. ;)


"Os pontos 1,2,3,4 são para rir, não sei o porquê de tanta justificação!"

A mesma pergunta se aplica a ti anónimo... No meu primeiro comentário falei apenas e só sobre uma frase da crónica que não concordei, e expliquei o porquê. Na tua resposta também falaste de tudo e mais alguma coisa, muitas dessas coisas que nada tinham a ver com o que eu falei...

Por isso devolvo-te a pergunta... E até te dou a resposta...
Chama-se a isso "discutir"... Ah!? Mais uma palavra nova! :D

E uma das definições dessa palavra é: "3.debate sobre um tema ou uma opinião, em que cada pessoa defende argumentos opostos; polé(ê)mica; controvérsia"


Mas se é proibido discutir sobre futebol num blogue de futebol, deviam pôr um aviso no topo que é para um gajo já saber e evitar perder aí uns bons 5 minutos a escrever...


"qualquer pessoa inteligente verifica que tanto na crónica do blog como depois no meu comentário não há nada que desvalorize a vitória do Escola, enfim"

Ora então aqui voltas a por palavras na minha boca... Muito bem! :D Diz lá onde é que eu digo que desvalorizaram a vitória do escola... Enfim!


Quanto à parte do "inteligente", infelizmente nem todos somos tão dotados intelectualmente ao ponto de conseguirmos pôr palavras nas bocas dos outros de forma tão subtil... Infelizmente é a vida e um gajo tem que aprender a viver assim... :D


Estes anónimos.... :D

Anónimo disse...

Caro Miguel
Está a entrar em terreno perigoso e gostava de saber quem é que pôe palavras na bocas alheias se eu ou o caro amigo? o senhor além de clubite aguda/crónica/estérica, tem um pouco de louco, mas continue a sorrir fica-lhe bem e eu gosto ...
Esta confusão toda só porque o autor da crónica escreveu a verdade, imagino se não ...

... estes Miguéis !!!!

Miguel disse...

Claro que sim...

Atirar acusações para o ar é fácil... Mas digo-te já que é pouco original.


Eu ao menos ainda tento justificar o que digo, daí os testamentos... Já tu, atiras para o ar e tentas ver se passa.
Antes sofrer de clubite...

Anónimo disse...

“Atirar acusações pró ar” ?? volto a rir, deve estar a falar para algum espelho, só pode. Faz bem em tentar justificar o que diz, pois é tão complicado que ninguém entende. “Já tu”, não , já você, pois não andei com o senhor na escola, e mais uma vez me dá vontade de rir com o que diz, “atiras para o ar”, o senhor vê e lê cada coisa, agora não admira que tenha interpretado toda a crónica ao contrário, já vi onde está o erro mas não lhe digo , descubra . . . . esta sim foi para o ar. Todos sofremos de clubite caro senhor, uns mais outros menos, mas saber reconhecer também o valor dos outros não é mesmo para todos, enfim continue a sorrir e encerre esta novela a dois ok, por mim ponto final.


O Cadima vai jogar contra o Leixões SC, vai ser difícil, mas é mais um jogo claro. Penso que não vai ser no campo do último jogo pois era muito pequenino, alguém me poderá dizer onde é ? será no Estádio do Mar ?

Miguel disse...

Vens para aqui como anónimo e queres que te trate por você?!


LOL! Tanto quanto sei até podes ser uma miúda de 12 anos que não tem mais nada que fazer senão meter palavras na boca dos outros... :D


Quanto ao resto, é chover no molhado. Continuas a meter palavras na minha boca.

1) Onde é que eu tirei valor ao Cadima?

2) E comentar uma frase (que foi como tudo isto começou) com meia dúzia de palavras é interpretar toda a crónica?!


Deves ter graves problemas de leitura e interpretação...


Enfim... Olha, boa sorte para esta jornada e até qualquer dia... ;)