quarta-feira, 30 de setembro de 2009

TONDELA ACOLHE SELECÇÃO FEMININA

No dia 28 do próximo mês de Outubro, a Selecção Nacional Feminina A disputará o segundo encontro de qualificação para o Mundial de 2011, diante da Finlândia. O Estádio João Cardoso, em Tondela, será o palco da partida, agendada para as 15h00.
Depois de uma derrota por 2-0 diante da Itália, no passado dia 23 de Setembro, em Rieti, as pupilas de Mónica Jorge enfrentam este encontro como uma nova oportunidade para pontuar e assim lutar pelo apuramento para a fase final que terá lugar na Alemanha.

Nota: Um jogo desta importância às 15 horas ao meio da semana ???

DISTRITAL 1ª DIVISÃO

JOGO UR CADIMA VS GD SEPINS FOI ADIADO PARA QUARTA-FEIRA 11 DE NOVEMBRO 2009 ÀS 21 HORAS NO COMPLEXO DESPORTIVO DE CANTANHEDE

A União Recreativa de Cadima muito agradece ao GD Sepins a disponibilidade na alteração da data do jogo,

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

NACIONAL 1ª DIVISÃO FEMININA

MAIORIA ABSOLUTA PARA O FORA JOGO
A manhã de domingo para a equipa feminina de Cadima foi de grande agitamento, pois com a hora da partida marcada para as 8:30 todos quantos quiseram exercer o seu direito/dever de voto tiveram que correr e bem, pois nem todos tem residência em Cadima. Lamentar esta atitude da FPF que não adiou ou antecipou a 2ª jornada do nacional feminino, será que todas as equipas que jogavam como visitantes não tinham direito ao voto?
Em Frielas estava um dia de pleno verão, mais de 30º à hora do jogo ( 15 horas ) a tarefa não se previa fácil para ambas as equipas. Por alguma dificuldade técnica o sintético não foi molhado o que aumentou a dificuldade para os dois conjuntos.
Ambas vinham de derrotas expressivas o que por um lado poderia condicionar o rendimento , por outro poderia ser o factor a alterar rapidamente.
Entrou melhor a equipa forasteira que logo no primeiro minuto poderia ter aberto o activo não fosse Sara chegar um tudo nada a um cruzamento remate de Cris.
O Frielas rapidamente se recompôs e equilibrou a partida, com o passar dos minutos o futebol que até vinha a ser jogado pelo chão começou a ser jogado pelo alto mantendo-se incaracterístico até perto dos 30 minutos. A elevada temperatura que se fazia sentir teve um papel fundamental nos “balões” e no futebol menos pensado a maior preocupação era uma paragem na partida para beber líquidos.
Depois da meia hora o futebol mais elaborado lá voltou e foi o Frielas que dispôs nesse período de excelente ocasião de golo mas o alvo não foi atingido por pouco. Um “arrepio” que soltou a equipa de Cadima, passando a jogar com a bola junto à relva os problemas para a equipa da casa aumentaram. Andreia ganha em insistência uma bola na direita , cruza para a área onde apareceu Cris ao segundo poste inaugurando o marcador. Volvidos dois minutos Tita escapa a teia do fora de jogo caseiro e com tranquilidade faz o segundo golo da tarde. Antes do intervalo ainda tempo para o terceiro através da marcação de um livre directo da autoria de Cris.
O segunda parte começou como terminou o primeira, com golos da URC. Ainda não tinha decorrido o primeiro minuto de jogo já Tita festejava o seu segundo na partida, emenda a cruzamento de Cris.
Três minutos depois Anita acabada de entrar escapou pela esquerda cruzou rasteiro e Sara só teve de confirmar ao segundo poste o quinto da partida. Tudo parecia encaminhado para um resultado volumoso mas o Cadima caiu na teia do fora de jogo, a equipa do Frielas executou quase na perfeição tal forma de jogar, ao qual a equipa visitada não conseguiu fugir. O número de foras de jogo foi tão elevado que não deu para contabilizar enquanto Mónica do outro lado era uma mera espectadora. Nas poucas vezes que as atletas de Cadima conseguiram ultrapassar a defensiva local não conseguiram aumentar a vantagem sobretudo por alguma falta de calma no momento da finalização. O Cadima pareceu melhor fisicamente e com mais argumentos desportivos dominando toda a segunda parte da partida, pena que não tenha encontrado antídoto mais eficiente para a forma de jogar do Frielas.
O final chegou com uma vitória totalmente justa da equipa do Cadima que poderia ter alcançado um resultado bem mais alargado o que poderia ser demasiado penalizador para o esforço das atletas locais. Após uma derrota caseira algo imerecida e por números exagerados a URC rectifica com vitória fora de portas o que dá ânimo ao grupo de trabalho.
Arbitragem facilitada por ambas as equipas.
Domingo a recepção ao Leixões será feita no Complexo Desportivo de Cantanhede pelas 18 horas.
Agradecimento especial às Frutas Saleiro pela sua ajuda



terça-feira, 22 de setembro de 2009

SELECÇÃO NACIONAL SUB-19

LONGE DO EUROPEU
Tendo saído derrotadas por 2-1 do segundo encontro do torneio de apuramento para o Europeu da Macedónia 2010, diante da Roménia, as Sub-19 lusas deixaram escapar a vaga na segunda fase de qualificação.
As comandadas de Carlos Sacadura entraram no encontro algo desconcentradas, permitindo que as jogadoras romenas chegassem à vantagem no marcador à passagem do segundo minuto de jogo, após cobrança de um livre.
A formação lusa tentou reagir e procurou incessantemente a igualdade, tendo chegado por diversas vezes com perigo à baliza adversária. Porém, numa jogada de contra-ataque, a Romènia aumentou a vantagem para 2-0, através de Daniela Gurz, resultado que se manteve até ao apito do intervalo.
Já no segundo tempo, a Equipa das Quinas manteve a atitude atacante, mas a guardiã romena e os postes negaram por diversas vezes o golo luso. A 15 minutos do final da partida, Anita conseguiu desfazer a vantagem romena e estabeleceu o resultado final de 2-1.
“Equipa de Parabéns”
Apesar de desiludido com o precoce afastamento da prova, Carlos Sacadura salientou o empenho e persistência lusas nesta partida. "É um sonho que cai, porque já não conseguimos o apuramento. Uma frustração muito grande, porque a equipa reconheceu as suas falhas e recuperou, trabalhou e jogou muito melhor. As jogadoras estão de parabéns porque lutaram até ao fim, mas não conseguiram marcar mais", disse ao fpf.pt.
No que diz respeito ao último jogo desta fase de apuramento, o Treinador Nacional explica que o mais importante é lutar por uma vitória, por uma boa exibição. "Temos de apelar às boas coisas que vimos e fizemos cá, apelar ao orgulho nacional e saber sair de cabeça erguida. Sabemos que não há vitórias morais, mas tentaremos terminar da melhor forma, porque não foi por falta de empenho que perdemos".
Ficha de jogo
Portugal:
Patricia Morais, Mónica Mendes, Regina Pereira, Bruna Morais, Sara Ferreira, Cristiana Gonçalves (Anita, 46'), Rafaela Ventura (Vanessa Filipa, 46'), Mariane Amaro, Dolores Silva, Joana Carneiro e Solange Carvalhas (Maria Nantes, 64').

Suplentes não utilizadas: Eugénia Moniz, Laura Luis, Adriana Gomes e Teresa Coutinho.
Treinador: Carlos Sacadura.
Golos: Anita (75')
Disciplina: Cartão amarelo a Rafaela Ventura (43'), Dolores Silva (68'), Maria Nantes (80') e Sara Ferreira (90'+3').
Cartão vermelho a Dolores Silva (90'+6', acumulação de amarelos).

Roménia: Ruxandra Neagu, Brigita Goder (Ioana Stroia, 77'), Maria Ficzay, Adela Cocis, Andreea Tomescu, Anamaria Gorea (Elena Vasile, 87'), Bianca Loghin, Cristina Dunavatu (Cristina Iacovita, 90'+1'), Daniela Gurz, Stefania Vatafu e Tunde Miklos.
Treinador: Florinel Ungureanu.
Golos: Bianca Loghin (2') e Daniela Gurz (19').
Disciplina: Cartão amarelo a Andreea Tomescu (53').

O último encontro das Sub-19 lusas neste torneio de apuramento está agendado para a próxima quinta-feira, às
- Pena que o golo da "nossa" Anita não tenha contribuindo para a vitória lusa, mas pelos vistos a selecção nacional sub-19 não teve a pontinha de sorte que também é necessária nestas competições. Uma coisa é certa, Portugal está a melhorar muito, tem excelentes atletas espalhadas por todo o pais e em breve os resultados vão aparecer, força meninas.
À "nossa" Anita, desejamos-lhe tudo de bom e muitos parabéns pelo golo obtido que certamente será um grande estimulo para continuar a trabalhar no sentido de uma melhoria continua das suas capacidades, sendo essa melhoria benéfica para a atleta, o clube que representa e a selecção nacional.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

JOGOS PARTICULARES DA URC

FIM-DE-SEMANA COM SORTES DIFERENTES PARA EQUIPAS DA URC
Enquanto as meninas foram à Marinha Grande defrontar o FC “Os Belenenses” no jogo de apresentação da equipa local perdendo por 4-3, os meninos no jogo da sua apresentação venceram no campo do Fujanco a equipa do Antes por 2-1.
A equipa feminina apresentou-se na M Grande com várias ausência levando para o encontro várias atletas sub-17 algumas pela primeira vez no clube e com pouca experiência. O jogo realizado no magnífico tapete do campo nº2 do Municipal foi muito agradável de seguir, com muita entrega, luta e vontade de vencer de onde fazem prova os 7 golos marcados. Num jogo equilibrado foi a equipa da casa adiantar-se no marcador que aproveitou da melhor maneira uma hesitação defensiva forasteira mas pouco depois e na marcação de um livre superiormente marcado por Cris a URC empatou. Já perto do final do primeiro tempo as visitadas passaram novamente para a frente do marcador num belo golo de contra ataque, resultado com que chegou o descanso.
O segundo tempo começou com o terceiro golo da casa o que fez temer uma goleada mas a equipa de Cadima reagiu com grande determinação e em poucos minutos Dina e depois Micaela repuseram a verdade no marcador. Perto do final a equipa da casa fechou as contas com um golo um pouco estranho mas que colocou as contas finais a favor das visitadas. No Cadima, realçar a boa integração das mais novas que tudo fizeram para marcar o seu espaço sempre bem acompanhadas pelas mais experientes, resultando um bom espectáculo para as muitas pessoas que assistiram à partida.
Equipa inicial: Pinheiro, Micaela, Diana, Miranda, Raquel, Barradas, Sónia, Almeida, Capitão, Cris e Bá.
A equipa sénior masculina fez a sua apresentação em casa perante uma boa casa, conseguindo uma vitória construída ainda na primeira parte com golos de Jonas e Romeu. A equipa da URC apresentou 27 atletas em campo o que não facilitou a manutenção de um ritmo constante na partida mas mesmo assim todos atletas colocaram em campo grande alma e atitude contribuindo para um espectáculo agradável de seguir. A URC perdeu vários atletas fundamentais da época anterior tendo por isso trabalho redobrado na construção de uma nova equipa que possa proporcionar bons espectáculos o que pensamos vir acontecer.
Nesta fase da época a condição física ainda não é a melhor, também por isso o jogo foi equilibrado e quase sempre disputado no meio campo. A equipa da casa no primeiro tempo e principalmente nos primeiros 35 minutos foi superior aos visitantes construindo várias e bonitas jogadas de ataque. Logo aos 7 minutos Jonas concluiu de cabeça uma das mais bonitas jogadas da tarde com a bola a circular da esquerda para a direita com grande rapidez e eficácia. Aos 35 minutos foi a vez de Romeu que já dentro da área não se fez rogado, agradeceu um excelente passe de André e ampliou a contagem.
A equipa do Antes em cima do minuto 45 alcançou o seu golo por intermédio de Sergito que depois de galgar muito terreno desferiu um potente remate fazendo um golo de belo efeito também.
O segundo tempo foi mais descaracterizado face às muitas alterações efectuadas na equipa da casa o que fez baixar o ritmo de jogo e prejudicou o entrosamento dos atletas. Apesar de menos ritmo a equipa da casa tudo fez para ampliar o marcador mas a falta de entrosamento ou a menor experiência dos atletas foram adiando a pretensão caseira.
O final chegou com um resultado positivo para a equipa da casa mas com a certeza que ainda há muito trabalho para fazer até ao inicio do campeonato que chegará apenas na segunda jornada visto a primeira agendada para o próximo sábado ter sido adiada para 28Outubro.
Equipa inicial: Nascimento, Torto, David, Capucho, Victor, Avek, Barradas, Hugo, André, Jonas e Monteiro
Próximo domingo volta o campeonato nacional da 1ª divisão feminino com a deslocação da equipa de Cadima a Frielas-Loures onde defronta a equipa local em jogo a contar para a segunda jornada da prova.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

URC EM PREPARAÇÃO

URC COM DOIS JOGOS DE CARÁCTER PARTICULAR
Enquanto as "meninas" se deslocam à Marinha Grande para apresentação do FC " Os Belenenses", equipa que apadrinhou no Fujanco as gandaresas nesta época, os "meninos" jogam no Fujanco o segundo jogo de preparação frente ao Antes (Mealhada). Ambos os jogos de carácter particular servem essencialmente para dar ritmo e/ou intrusamente às equipas. Enquanto a equipa feminina já está em competição a masculina ainda anda à procura de formar plantel. Num clube como a URC onde não se dá compensação monetária aos atletas fica sempre mais difícil constituir plantel, no entanto ainda há atletas que gostam de jogar pelo prazer de o fazer e pelo espírito de grupo e esses são os atletas tipo da URC. Tem aparecido muitos atletas no Fujanco que tem dado o seu melhor e os quais são bem-vindos e acarinhados mas o clube tem de ser racional e ter algum cuidado nas despesas, o plantel tem de ser escolhido com muito critério face às limitações económicas. Um plantel de 23 elementos será o ideal poderá no entanto ir até aos 25, estes jogos servem também para verificar o potencial dos atletas que podem vir a encaixar na equipa. Ao contrário no que vinha exposto num jornal do Concelho, a URC não é candidata à subida de divisão, mas tudo fará para proporcionar bons espectáculos e lutará pela melhor posição possível . Os jogos são para ganhar e esse é e será o pensamento do clube, no final logo se verá, mas subir não é obsessão para o clube, essa “pressão” não será certamente passada para os atletas que venham a compor o plantel, mas jogar bem sim, sempre. Uma característica essencial do atleta (feminino/masculino) da URC é não ter vergonha de vestir a camisola da colectividade e uma vez com ela vestida dar o seu melhor, caso contrário não faz sentido nem deve fazer parte da família URC.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

1º TESTE DA EQUIPA MASCULINA

ATLETAS DERAM BOAS INDICAÇÕES
A equipa masculina da URC efectuou ontem o seu primeiro teste para a nova época desportiva 09/10. Uma fase em que nada está definido quanto ao plantel, os treinos vão-se sucedendo mas quase sempre com caras diferentes. A condição económica do clube não é a melhor, facto que levou a URC a perder recentemente atletas para as equipas vizinhas onde são remunerados. Contra factos não há argumentos e a URC para sobreviver de cara lavada terá de manter a mesma filosofia para conseguir equilibrar as contas.
Contudo todos quantos vestiram a camisola da URC neste domingo no encontro contra o ANTES deram o seu melhor em prol do clube mesmo sem saber se farão ou não parte do novo plantel.
A primeira parte foi bem disputada e em grande ritmo, com ambos os conjuntos a lutarem de forma leal pelo melhor resultado. As oportunidades não foram muitas e quase sempre a surgir de bolas paradas mas com as defesas a serem sempre superiores aos ataques.
No segundo tempo as equipas fizeram várias alterações o que obrigou a baixar o ritmo de jogo mas não a entrega dos atletas.
A equipa do ANTES desperdiçou uma grande penalidade, mantendo-se o nulo até final.
A equipa de Cadima ainda tem muito trabalho pela frente mas pode ser uma agradável surpresa no campeonato. Certamente há equipas na primeira distrital com mais condições e com objectivos mais definidos que a URC , mas a equipa gandareza e se tudo correr como previsto vai proporcionar bons jogos de futebol ao público em geral e aos seus adeptos em particular.
No próximo domingo a URC vai receber o ANTES no campo do Fujanco para mais um jogo visando a preparação da equipa, encontro com inicio previsto para as 16 horas.
Como não há plantel definindo e muitas dúvidas não divulgamos os nomes dos atletas que jogaram em ANTES, esperamos compreensão.
Resultado final : ANTES 0 - 0 UR CAdima

FUTEBOL FEMININO - 1ª JORNADA NACIONAL

RESULTADO "FANTASMA"
A equipa da União Recreativa de Cadima não entrou bem no Campeonato Nacional da Iª Divisão com uma derrota por números exagerados apesar da boa exibição.
O jogo teve um inicio equilibrado mas à passagem dos 9' uma falha defensiva foi muito bem aproveitada pelo Escola para abrir o activo. Pouco depois, por volta dos 13' e na sequência de uma bola parada a equipa forasteira amplia para duas bolas de diferença num bom remate sem preparação.
A equipa da casa apesar dos dois "socos" não baixou os braços e até final da primeira parte foi quem mandou na partida, o Escola geria agora a vantagem e só em contra ataques tentava chegar à baliza defendida por Teresa. Aos 15' Neide faz a defesa da tarde negando o golo a Andreia, aos 18' Anita depois de passar por Neide e com a baliza a sua mercê atira às malhas laterais e aos 26' Tita atira ao poste com Neide a defender depois para canto com muitas dificuldades. Ora o ditado é velho e como quem não marca sofre, foi o que aconteceu no último minuto da primeira parte, um remate que foi mais cruzamento e que parecia fácil de defender deu origem ao terceiro golo da equipa do Escola, um golo muito consentido e uma vantagem de todo merecida.

O segundo tempo foi mais do mesmo, o Cadima a tentar reduzir a vantagem e o Escola a voltar a marcar logo aos 55' em mais uma falha defensiva ainda que aqui com Teresa a ser tocada pela dianteira forasteira, contudo uma saída mais determinada teria resolvido o problema. Mesmo com uma diferença tão grande no marcador a equipa da casa lutou, trabalhou, sempre na procura do melhor resultado e aos 62' viu premiado o seu esforço com Anita a empurrar para o fundo da baliza de Neide após duas belas triangulações. Aos 68' Anita chega um nada atrasada ao lance e já em esforço permite a defesa. Com o aproximar do final a equipa do Escola pareceu mais fresca e controlou melhor a partida o Cadima continuava à procura dos golos e por duas vezes esteve quase a consegui-lo na sequência de bolas paradas, primeiro Dina e depois Tita ambas de cabeça quase alcançavam o objectivo no entanto sem sucesso.
Já perto do final o Escola selou o resultado final num bonito golo e na sequência de mais uma bola parada. O resultado final não espelha de forma clara o que se passou no Fujanco, onde um jogo muito equilibrado termina com um resultado completamente fantasma. As equipas equivaleram-se fazendo a diferença as falhas defensivas da equipa da casa que em pelo menos três dos golos sofridos podia e devia ter feito mais.
Venceu a equipa que melhor soube aproveitar os erros, no fundo a equipa mais experiente, sem colocar a justiça da vitória em causa pareceu-nos no terreno, uma derrota demasiado pesada para a equipa da casa.
Apesar de um inicio menos bom a nível de resultado, a equipa do Cadima demonstrou em campo ter potencial para fazer um campeonato com qualidade. Atletas muito dedicadas, de qualidade e com grande espírito de sacrifício, uma equipa que praticou um futebol agradável apesar de não ter sido constante, demonstrou face a uma equipa mais experiente ter argumentos para lutar até final da prova pela melhor classificação. A equipa do Cadima com várias caras novas incluindo a equipa técnica necessita de mais tempo e com dedicação e trabalho certamente vão trazer alegrias ao grupo de trabalho ao clube e aos seus adeptos.
Arbitragem com vários erros.

Resultado final: UR Cadima 1 - 5 Escola FC

Cadima jogou com: Teresa, Rakelita, Sandra (cap), Diana, Raquel, Sara Pinto, Dina, Sónia, Anita, Tita e Andreia. Jogaram ainda: Ana Ruas e Cris

Golos marcados por: Catarina Almeida (3) , Noémia, Suéli e Anita

Arbitragem: Marcia Pejapes (AF Leiria)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

RUMO AO MUNDIAL

A caminhada da Selecção Nacional Feminina "A" rumo ao Campeonato do Mundo Alemanha 2011 vai arrancar no próximo dia 23 de Setembro, em Itália. O encontro entre as formações lusa e transalpina decorrerá em Rieti, no Estádio Comunale "Centro d'Italia", e terá início pelas 15h00 (locais). As comandadas de Mónica Jorge, que se encontram no Grupo 7 de apuramento para o Mundial, terão ainda pela frente as formações da Finlândia, Eslovénia e Arménia. Apenas a primeira classificada de cada um dos oito grupos garante o apuramento para os “play-offs”, dos quais sairão quatro representantes do Velho Continente no Campeonato do Mundo. As equipas derrotadas vão, depois, participar em eliminatórias a duas mãos para decidir quem vai disputar o "play-off" UEFA-CONCACAF.
Para esta primeira partida da Equipa das Quinas na fase de qualificação, a Seleccionadora Nacional, Mónica Jorge, convocou as seguintes jogadoras:

Gatões FC: Paula Cristina;
Buffallo Flash: Kimberly Brandão;
Atlético Madrid: Edite Fernandes e Sofia Vieira;
Leixões SC: Carole Costa:
Escola FC: Neide Simões;
EFF Setúbal: Jamila Marreiros;
Fundação D. Laura Santos: Sílvia Rebelo;
NJ Wildcats: Lissette Brandão;
Prainsa Zaragoza: Ana Borges, Cláudia Neto e Sónia Matias;
SC Huelva: Mónica Gonçalves;
SU 1º Dezembro: Carla Couto, Carolina Mendes, Inês Borges e Sílvia Brunheira.
UE L'Estartit: Emily Lima.

23.09.2009 Quarta-feira
15h00 - Jogo
Itália - Portugal (Estadio Comunale "Centro d'Italia", Rieti)
Tal como à equipa Sub-19, a URC deseja as maiores felicidades à Selecção AA Feminina , que tudo corra pelo melhor e que os objectivos sejam alcançados.

1ª JORNADA NACIONAL FEMININO


As "meninas" entram em competição já amanhã pelas 17 horas no Campo do Fujanco onde recebem o Escola FC, último vencedor da Taça de Portugal.
Os "meninos" fazem o seu primeiro jogo treino no terreno do Antes-Mealhada no próximo Domingo pelas 16 horas.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

"ANITA" NAS CONTAS DO APURAMENTO

Mónica Jorge contará com 18 jogadoras na primeira fase de apuramento para o Europeu Feminino Sub-19

Rumo ao apuramento
São 18 as jogadoras convocadas por Mónica Jorge para o primeiro Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa Feminino Sub-19 de 2010, que se disputará de 19 a 24 de Setembro, no Algarve.
A Equipa das Quinas concentrar-se-á já no próximo domingo (13 de Setembro), rumando ao Algarve ao início da tarde. Ainda antes de se estrear nesta primeira fase de qualificação, as pupilas de Mónica Jorge terão oportunidade de realizar um jogo-treino, diante da formação de Iniciados do Imortal DC.
Neste Grupo 11 de apuramento para o Europeu, a formação islandesa será a primeira adversária de Portugal (19 de Setembro, Albufeira), seguindo-se a Roménia (no dia 21, em Lagos) e Suíça (a 24 de Setembro, Albufeira).

Eis as eleitas de Mónica Jorge:

ARC Sequiade: Regina Pereira;
AU Estação: Bruna Morais e Maria Nantes;
Beira Mar AC Almada: Rafaela Ventura;
Boavista FC: Adriana Gomes, Joana Carneiro e Teresa Coutinho;
CS Marítimo: Laura Luís;
CU Micaelense: Eugénia Moniz;
GCD Del Negro: Cristiana Gonçalves;
PSG: Mariane Amaro;
SL Benfica: Sara Ferreira;
SU 1º Dezembro: Dolores Silva, Mónica Mendes e Solange Carvalhas;
UD Ponte Frielas: Patrícia Morais;
UR Cadima: Ana Martins;
Vitória SC: Filipa Mendes.


PROGRAMA :
13.09.2009 Domingo
13h30 -Concentração Gare do Oriente
17h00 - Concentração Hotel Montechoro
18h00 - Treino Hotel Montechoro



19.09.2009 Sábado
19h00 - Jogo
Portugal - Islândia (Estádio Municipal de Albufeira)


21.09.2009 Segunda-feira
19h00 - Jogo
Portugal - Roménia (Estádio Municipal de Lagos)

24.09.2009 Quinta-feira
16h00 - Jogo
Suíça - Portugal (Estádio Municipal de Albufeira)


Que seja uma grande jornada para a nossa Selecção, que obtenha todos os objectivos propostos. Para a Anita desejamos que tudo lhe corra bem ( trabalhar sempre muito ), certamente é e será uma referência para as colegas, principalmente as mais novas que começam a viver agora o sonho de serem jogadoras de futebol e poderem um dia representar a Selecção Nacional.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

50º ANIVERSÁRIO & APRESENTAÇÃO FEMININA

FESTA BONITA
Um Sol radiante resolveu aparecer para abrilhantar a continuação dos festejos do 50º aniversário da URC.
Antes da festa propriamente dita, houve tempo para o jogo de apresentação da equipa feminina ao seu público que nesta bela tarde compareceu em muito bom número.
Apresentadas uma a uma as atletas presentes puderam saborear o calor do publico presente aproveitando as mais antigas no clube para dar as boas vindas a quem de novo chegou. Foram muitas as caras novas pois foram apresentadas as duas equipas, seniores femininos e sub-17.
Apesar das muitas presenças notou-se ainda a falta de alguns elementos que pelos mais variados motivos não puderam estar presentes na apresentação, esperamos que em breve se juntem ao grupo de trabalho. Em breve colocamos o nome das atletas que constituirão os planteis das duas equipas.
O jogo foi bonito de ser ver com uma primeira parte cheia de bom futebol, bonitas jogadas de parte a parte e muita emoção prenderam os adeptos ao peladão. A segunda fruto das muitas substituições foi perdendo ritmo mas não qualidade, foram várias as vezes que ambos os conjuntos podiam ter aberto o marcador. Uma igualdade com golos teria sido mais justo, tanto para as atletas como para o público presente, mas acima de tudo foi uma boa propaganda ao Futebol Feminino.
Prof. Filipe e Prof. João tiveram a sua primeira estreia como técnicos da modalidade, uma estreia agradável e que lhes deu certamente muitas indicações para o futuro. Muito trabalho os espera, mas certamente será um desafio bastante interesante e motivador. Quem esteve pela primeira vez com a equipa foi a massagista Adriana que vem complementar o trabalho do Mário Rui sendo certamente uma mais valia para o clube.
Após o jogo e no agora limpinho parque de merendas dentro do recinto desportivo a festa continuou com a presença de Pancinhas, colocando música para dançar e Karaoke, e uma merenda de Porco no Espeto para todos muito bem assado pelo director Carlos Grosso auxiliado por outros elementos da direcção.
A festa durou até cerca da 22:30 horas com alguns resistentes a dominar o fresquinho que se fazia sentir aquela hora.
A URC agradece a presença de todos quantos ajudaram animar a tarde/noite no fujanco ajudando de forma positiva a comemorar tão importante data.
A URC agradece também ao FC "Os Belenenses" a sua presença na apresentação da equipa feminina e na merenda contribuindo assim para um maior colorido da festa.
A URC gostaria muito que a este 50º aniversário de ficasse marcado pela utilização total dos seus novos balneários assim como ver pintado de verde o peladão do Fujanco, duas metas difíceis mas possíveis de alcançar . . . . . . . . . . . . . . . .











Faltam fotos do jogo que serão colocadas em breve.

"FUTEBOL É O DESPORTO DAS MULHERES"

Jerry Silva é vice-presidente da AF Porto, docente universitário e advogado.
Com a ideia segundo a qual o "Futebol é o desporto das mulheres", Karen Espelund, Presidente do Comité da UEFA para o Futebol Feminino, abriu recentemente, em Oslo, as "hostilidades" em defesa do futebol como desporto amado, praticado e desejado pela esmagadora maioria das mulheres.
Inegavelmente, o futebol de onze, sete, ou cinco, congrega as maiores paixões e ódios do fenómeno desportivo, sendo igualmente um elemento que envolve o maior número de agentes desportivos, adeptos, simpatizantes e interessados.
Espelund, que jogou na selecção nacional da Noruega nos anos 80, é uma das principais figuras do futebol feminino e tem sido decisiva na extraordinária subida do seu nível na década passada. "O futebol é o desporto número um para as raparigas, como é também para os rapazes". Na verdade, a evolução social e o manifesto papel, positivo, de emancipação feminina demonstra que as mulheres, qualquer que seja a vertente, bebem uma extraordinária disponibilidade em prol dos ideais que sustentam.
No contexto do futebol, assente o feminino, ainda, em pressupostos perfeitamente ultrapassados e aculturais, a sua evolução sustentada pela liderança da FIFA e da UEFA, permite consagrar a variante feminina com uma dimensão muito considerável.
Relata Espelund que "Nunca mais me vou esquecer que, aos sete anos, me disseram que as raparigas não deveriam jogar futebol. Não queria acreditar no que estava a ouvir. Eu costumava jogar na rua com os rapazes e gostava tanto de jogar como qualquer rapaz. Tudo aquilo não me parecia justo. Desde aí, tudo fiz para provar que aquelas palavras estavam erradas".
Em boa verdade a realidade factual, assente em dados estatísticos indesmentíveis, demonstram que, por exemplo, na Noruega o futebol feminino está mais forte que nunca, ascendendo a 95 mil praticantes, no ano transacto.
Ora, a Noruega um dos países mais evoluídos do velho continente, é detentora de um verdadeiro fenómeno de popularidade no que diz respeito ao futebol feminino, sendo que já venceu o Campeonato do Mundo da FIFA de 1995 e continua, ainda, a ser uma das potências do jogo. A classificação oficial da FIFA, atribui-lhe a nível mundial o terceiro lugar, numa tabela liderada pela Alemanha e seguida de imediato pelos Estados Unidos da América. A vertente feminina, atenta a sua importância, contempla provas internacionais de indesmentível dimensão. Para além do Campeonato Mundial de seniores masculinos, tratando-se o futebol feminino de uma modalidade olímpica, registe-se a realização do Mundial -sub 19, cujo início terá lugar no correr do presente mês na Tailândia. O sucesso destes eventos, tem merecido rasgada atenção, em particular, de Blatter, o qual confrontado com o facto de a lotação para a final do Mundial sub-19 estar completamente esgotada, não escondeu o seu espanto e satisfação.
Note-se que, a título de curiosidade, o Mundial sub-19 tem como patrocinadores oficiais, marcas tão importantes como "Mastercard", "Adidas", "Coca-Cola", "Hyundai", "Deutsche Telecom", "Acer" ou "FlyEmirates", actual patrocinador do Chelsea e que se encontra envolvida na milionária "aquisição" do nome "Highbury Park" atribuindo ao Estádio do Arsenal, que passará a acolher aquela denominação nos próximos anos. Ou seja, se ainda surgem pensamentos vesgos em relação à participação e adesão feminina por todo o mundo no futebol, particularmente de onze, organizações desta natureza, o número de praticantes e os próprios patrocinadores envolvidos serão por si só suficientes para encarar e enquadrar o mesmo com uma pertinência consolidada. O futebol é uma indústria múltipla, global e não só masculina.
Acresce que o futebol feminino a nível europeu e mundial, tal como sucede em qualquer potência digna de tal epíteto, encerra as suas bases em elevado investimento e consolidação na área da formação e iniciação desportivas. A UEFA, com o espírito arejado, constatou em 2003 um enorme aumento da adesão aos Campos de Férias para Futebol, introduzidos por Robin Russell, coordenador técnico da Federação Inglesa de Futebol. Assim, mais de 400 mil crianças frequentam todos os anos campos de férias em Inglaterra e Russell, que ingressou na FA em 1978 como treinador, acredita que eles podem ter um papel importante no crescimento do desporto, acrescentando que "Se a estrutura da organização dos campos for bem feita, eles serão um sucesso. Ora nos Estados Unidos, mais de cinco milhões de crianças frequentam campos no verão para jogar futebol e um dos factores do sucesso destes campos é que as crianças estão em segurança. Se conseguirmos mostrar que o mesmo se passa aqui, então eles serão também populares aqui na Europa", disse Russell.
A nível nacional, não podemos de imediato acompanhar a pujança que se manifesta nomeadamente no Norte da Europa.
Depois da reestruturação dos quadros competitivos aprovados em Assembleia-geral da F.P.F., com a criação de divisões no escalão sénior, terá sido dado um pequeno passo no sentido de injectar um factor de evolução competitiva, não obstante o amorfismo em que vive o futebol feminino nacional.
Ao nível do futsal feminino, a imperiosa discussão e organização de um campeonato nacional, integra um conjunto de medidas estratégicas que deve imperar para a contínua evolução e crescimento da variante, confrontada com elevadas dificuldades na organização de campeonatos nos escalões de formação e ausência de competição internacional. Entretanto, apesar da despedida, nos Jogos Olímpicos de Atenas, repleta de êxito das "Fab Five", nos Jogos Olímpicos de Atenas, expressão atribuída às cinco estrelas do futebol feminino dos Estados Unidos (Mia Hamm, Kristine Lilly, Julie Foudy, Brandi Chastain e Joy Fawcett ), espera-se a confirmação do espectáculo de altíssimo nível que se desenrolará na Tailândia, bem como o evoluir das selecções do México, Nigéria, Japão, Austrália, e do Brasil, com especial destaque para esta última, na qual o "samba" da coqueluche Marta, parece capaz de conquistar em breve o trono de Mia Hamm.Sem dúvida alguma, o futebol, mais do que um desporto dos homens, é por mérito próprio um desporto das, e para, as mulheres.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

FESTA NO FUJANCO

50º ANIVERSÁRIO ABERTO À POPULAÇÃO
A URC convida todos ex e actuais atletas ( Masculinos e Femininos ), treinadores, dirigentes e simpatizantes a participarem na festa que assinala os 50 anos de actividade. Uma festa simples que se iniciará por volta das 18 horas, animada pelo conhecido Pancinhas que colocará boa música e proporcionará momentos hilariantes de Karaoke. Para que o corpo aguente, o Porco no Espeto acompanhará todos os participantes de forma gratuita assim como os óptimos vinhos e águas da região. Anteceder a festa haverá o jogo de apresentação da equipa Feminina da URC a qual vai disputar na presente época o Nacional da 1ª Divisão.
Jogo com inicio marcado para as 16 horas, terá como adversário o FC "Os Belenenses" equipa filial do conhecido Belenenses e que vem da Marinha Grande.
Entradas gratuitas.