quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

MENSAGEM URCADIMA

A URC deseja a todos os elementos que fazem parte da colectividade um novo ano cheio de alegrias e sobretudo de muita saúde.

A URC deseja a todos um grande ano 2010

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

1ª DIVISÃO DISTRITAL DA AFCOIMBRA

SUADA, SOFRIDA MAS MUITO MERECIDA
Começar por dizer que o dia escolhido para a realização desta jornada pela AFC foi no mínimo sem respeito pelos atletas e demais participantes para não lhe chamar outra coisa. Sendo um futebol amador em que maior parte das equipas são de pequenos meios com fortes tradições religiosas, numa época em que geralmente as empresas fazem os seus jantares de Natal e sendo o dia 25 numa sexta-feira limitando os dias de treino, foi de muito mau gosto e sem o mínimo de respeito por uma parte das instituições a marcação desta jornada. Os clubes que cumpriram a jornada e principalmente os visitados foram de veras prejudicadas com esta jornada pois as bilheteiras sofreram com a época em questão e as suas obrigações perante AFC e GNR são as mesmas, a URC lamenta esta triste decisão da AFC.
Numa tarde fria e chuvosa, num dia que convidava a estar à lareira com a família as duas equipas subiram ao pelado do Fujanco perante uma moldura humana razoável mas longe do normal esta época em Cadima na disposição de conquistar os três pontos. Como vem sendo hábito desde a primeira jornada o Cadima teve de voltar a modificar o seu onze inicial mas a polivalência e disponibilidade dos seus atletas vai compensando alguma falta de rotinas. O jogo começou muito “vivo” e em grande velocidade com ambas equipas a tentar marcar cedo, teve mais sorte a equipa forasteira que logo ao minuto 8 inaugurou o marcador, um livre para o interior da área, numa falha de comunicação, André desvia a bola de Xico e Palmela só teve de confirmar o golo. O Cadima procurou de imediato modificar o resultado mas o jogo até ao intervalo foi de muita “luta” , muita entrega mas sem oportunidades de golo de parte a parte, Seabra e Xico limitaram-se a estar atentos ao desenrolar dos acontecimentos. O intervalo chegou com um resultado que se pode considerar justo pois apesar de muita entrega o Cadima não conseguiu criar verdadeiras situações de golo.
O segundo tempo foi bem diferente do primeiro com a equipa da casa a fazer 50 minutos de grande intensidade com o firme propósito de terminar o ano com uma vitória e dar uma pequena alegria ao seu público que não se cansou de puxar pela equipa. Logo no primeiro minuto do reatamento Jonathan atira a rasar a trave de Seabra , era o primeiro aviso. O jogo teve quase sentido único com o Seixo a responder em contra-ataques ou em bolas paradas mas sem qualquer perigo para Xico que se mostrou sempre seguro nas poucas intervenções que teve de fazer neste período. O Seixo defendia agora com mais homens e dificultava a entrada na área da equipa da casa que ia tentando pela esquerda, pela direita, pelo chão pelo ar chegar perto da baliza forasteira. Aos 60 minutos Barradas atira com muito perigo por cima, volvidos dois minutos foi a vez de Romeu não acertar o alvo. A pressão do Cadima continuava sempre motivados pela sua “claque” e adeptos em geral e não baixaram os braços. A dez minutos do final o Cadima arriscou tudo no ataque colocando mais um homem na frente, agora o Seixo nem saia da sua área mas continuava a resistir com grande determinação e concentração ao ataque caseiro. Aos 43’ minutos e numa tentativa de subir no terreno por parte do Seixo foi fatal, a equipa da casa intersecta a bola e lança Romeu que ultrapassou a defensiva forasteira e igualou a partida perante o desamparado Seabra. A bola foi ao centro, o tempo de compensação foi mostrado, 5’, o Cadima acreditou que podia vencer não refez a equipa pois a vitória é que interessava e no primeiro minuto da compensação foi compensado por um magnifico golo de Jonathan que colocou equipa e adeptos em delírio. Faltavam ainda alguns minutos mas o Seixo já não reagiu, aproveitou o Cadima para continuar a pressionar galvanizados pela cambalhota no marcador e no último minuto Romeu terminou com as dúvidas concluindo de forma exemplar um livre bem executado por Torto foi um final em apoteose e muito merecido para uma equipa que soube arriscar e que lutou muito durante 95 minutos pela vitória. O Cadima termina assim o ano da melhor forma com uma vitória sofrida, muito suada mas muito merecida perante os seus dedicados adeptos e pequena “claque” que não se cansam de incentivar durante todas as partidas. A entreajuda, espírito sacrifício e união dentro e fora do campo foram determinantes para o resultado final.
Arbitragem com pouca qualidade e demasiada dualidade de critérios, valeu ao Cadima marcar golos de belo efeito e sem possibilidade de contrariar. Os amarelos mostrados aos atletas de Cadima comparados com algumas entradas por trás como a que deixou o Cadima reduzido a 10 unidades porque André já não conseguiu continuar em campo e duas grandes penalidades escandalosas que ficaram por assinalar com o resultado ainda desfavorável à equipa da casa dão que pensar, vamos acreditar que foram apenas coincidências.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

MENSAGEM DE NATAL URC

A URC vem por este meio desejar em particular aos seus atletas, corpo técnico, corpo clínico, responsáveis pelo campo, dirigentes, grupos de teatro, ginástica e natação assim como à sua “claque” e simpatizantes , um Santo e Feliz Natal.

À Câmara Municipal de Cantanhede o nosso muito obrigado pela cedência e facilidade na utilização das instalações do novo Complexo Desportivo e por toda ajuda a diversos níveis com que nos têm brindado ao longo dos anos, um grande e Feliz Natal.

À Junta Freguesia Cadima e a todos os Patrocinadores uma palavra especial de agradecimento pelo seu contributo, sem eles era muito difícil a nossa continuidade, um grande e Feliz Natal.

Ao "Chefe" Jaime e a todos quantos nos ajudaram na Expofacic, um grande e Feliz Natal.

À FPF agradecemos os incentivos dados na presente época que em muito ajudaram o clube nas suas despesas, fundamentalmente a nível dos transportes em deslocações longas, um grande e Feliz Natal.

À AFC o incentivo que deu ao Futebol Feminino com as inscrições e cartões a custo zero, um grande e Feliz Natal.

Desejar aos nossos adversários da 1ª Divisão Nacional Futebol Feminino e da 1ª Divisão Distrital, série “B” Masculinos o que desejamos para nós: um Santo e Feliz Natal.
Os votos são extensivos a todos restantes atletas (masculinos/femininos) que fazem do desporto um momento de prazer , bem estar e divertimento.

Às restantes Associações da Freguesia de Cadima e à Casa do Povo , que de alguma forma e dentro das suas possibilidades tem ajudado a URC a manter-se activa, um grande e Feliz Natal.

Ao Clube de Futebol “Os Marialvas” o nosso obrigado pelas alterações que por vezes tem de efectuar na sua programação semanal para que possamos utilizar o complexo, um grande e Feliz Natal.

A todos os leitores que passam pelo nosso blog , um grande e Feliz Natal.

UM GRANDE E FELIZ NATAL PARA TODOS

PRESIDENTE DA URC,
Raquel Jesus




segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

NACIONAL FEMININO 1ª DIVISÃO

EFICÁCIA OFENSIVA DITOU RESULTADO
O Cadima tinha uma deslocação muito difícil ao Óscar Marques mas no final dos 94’ minutos ficou a certeza que o resultado não foi o mais justo.
O Leixões a jogar perante o seu público entrou melhor na partida e dominou por alguns minutos, com um futebol directo colocou muitas dificuldades à defensiva forasteira mas esta respondeu sempre com grande concentração e eficácia. Aos poucos o Cadima equilibrou a partida e repartia o tempo de posse de bola. Num campo demasiado curto a bola rondava as balizas mas as defesas eram mais fortes que os ataques. À passagem da meia hora o Leixões inaugura o marcador por Vanessa que tira partido de uma defesa incompleta e com algum azar de Mónica. O Cadima não de desuniu e volvidos 6 minutos reestabelece o empate resultado com que se chega ao intervalo.
O segundo tempo foi igualmente equilibrado apesar de algum ascendente inicial da equipa da casa, o futebol praticado não foi de grande qualidade com demasiada bola no ar mas a entrega essa era total de parte a parte. Aos 63’ Mónica opõe-se com qualidade a um remate caseiro saindo lesionada entrando para o seu lugar Teresa.
Aos 70 minutos uma excelente oportunidade do Leixões que vê a bola passar junto à trave e aos 71 Kika faz o resultado final com a defensiva forasteira num raro momento de apatia que acabaria por ser fatal, a bola foi à trave e Kika foi mais lesta acreditando no lance conseguindo bater pela segunda vez o Cadima. As forasteiras não desanimaram, levantaram a cabeça e foram à procura da igualdade, aos 80’ Cris coloca a bola na área e Anita por pouco não consegue emendar para golo. Pouco depois Tita na marcação de um livre foi demasiado perfeccionista e colocou a bola na trave da baliza de Sofia que estava completamente batida, sorte para a equipa da casa, no minuto seguinte Anita tem novamente hipótese de igualar mas falha no último momento.
O final do jogo chegou com vitória da equipa da casa que foi mais feliz nos momentos decisivos, pelo que as equipas fizeram em campo o empate teria sido mais justo, mas como no futebol os golos é que contam o Leixões ficou com os três pontos. O Cadima lutou bastante mas em momentos cruciais voltou a não ser feliz, contudo entregou-se com grande empenho ao jogo e tudo fez por merecer outro resultado. Parabéns ao Leixões pela vitória ao Cadima elogiar a atitude até final na tentativa de contraria a desvantagem.
Arbitragem sem casos.

domingo, 20 de dezembro de 2009

FESTA NATAL URC

FOI ASSIM O JANTAR DE NATAL DA URC:















Na passada sexta feira, 18 Dezembro 2009, a URC realizou o seu jantar de Natal no Salão da Junta de Freguesia de Cadima, a ementa esteve a cargo do Chefe Jaime que uma vez mais deliciou os presentes, ao Chefe o nosso muito obrigado. Estiveram presentes cerca de 120 pessoas, das quais 60 eram atletas da modalidade de futebol, feminino e masculino, as restantes dividiram-se entre treinadores, massagistas, atletas de outras modalidades ainda que de manutenção como Ginástica e Natação, actores e actrizes do Grupo Teatro URC, dirigentes, patrocinadores (esta época são vários o que é muito bom, esta realidade muito se deve ao director Acácio que tem sido incansável ), entidades oficiais, outras associações e também pessoas que ano após ano tem vindo a dar o seu importante contributo na Expofacic o que tem ajudado o clube a sobreviver.
Um jantar que teve inicio pelas 21 horas e que se prolongou até .............Sábado.
No final do jantar houve lugar a troca de presentes entre os atletas, depois um sorteio de uma Bicicleta que por sorte saiu ao director Paulo Pereira que teve um gesto de verdadeiro dirigente oferecendo novamente o prémio para um posterior sorteio, obrigado Paulo "Bricolage".
Procedeu-se à entrega de um presente especial ao Director Desportivo da URC o nosso "querido" Paulito. Depois veio o Karaoke onde várias vozes se revelaram como a do Jonathan, Tiago "Torto", Maichel, André, Joanita, Carina, Sara, Barradas, Tita, Orlando, Lucas entre outros. Os mais tímidos apoiavam da plateia e dançavam, uma noite longa mas muito divertida e engraçada, que para o ano seja pelo menos igual. Por razões várias alguns atletas não puderam estar presentes neste jantar mas certamente estarão num próximo pois continuam a fazer parte da "família" URC.
Obrigado a todos pela presença.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

NACIONAL FEMININO 1ª DIVISÃO

FINAL ÉPICO
A jovem equipa do Frielas apresentou-se no Fujanco apenas com onze atletas e por muito pouco que não conseguia um ponto, valeu a vontade da equipa da casa que nunca desistiu de conseguir a vitória, sempre “empurrada” pelo muito público presente. A persistência deu resultado e no último fôlego a bola lá entrou, uf!
Tarde de sol apesar de um pouco fria, campo seco, regular e com muito espaço para se poder assistir a uma partida interessante, contudo a equipa da casa foi falhando sucessivas boas oportunidades aumentando a ansiedade quer de atletas quer do público.
O jogo teve inicio com sentido da baliza de Rita mas não era o dia para algumas atletas da casa , logo aos 6 minutos Dina ultrapassa a defensiva forasteira e à saída de Rita coloca a bola no centro da área onde Anita sem oposição não dá o melhor seguimento ao esférico. Aos 10 minutos uma boa triangulação na área, e Andreia na “cara” do golo atira por cima, estava difícil, Diana pouco depois isola-se mas demora muito a decidir o que fazer no momento que vai para rematar vê uma defensora do Frielas fazer um corte providêncial e com qualidade. O Cadima pressionava mas sem grande objectivo, querendo fazer tudo rápido acabava por perder muitas bolas na zona de finalização, dizer que muitas vezes foi a equipa do Frielas que fruto da sua boa organização defensiva não deixou que a baliza de Rita fosse mais vezes “atingida”. O Frielas apresentou-se muito calmo, saiu sempre a jogar pelas alas só não conseguiu ultrapassar o último reduto do Cadima sendo Teresa uma mera espectadora durante toda a partida. Mas se o Cadima defendia bem já não se pode dizer o mesmo do seu ataque que apesar de ter um grande volume não tinha a qualidade exigida para ultrapassar Rita.
Aos 33 minutos Tita bem enquadrada com a baliza atira ao lado para desespero dos presentes, o intervalo chegou premiando a boa organização defensiva do Frielas a sua “ousadia” em sair sempre a jogar e castigava a falta de eficácia local.
A segunda parte trouxe um Cadima mais personalizado, mais pressionante, não deixando o Frielas sair a jogar como o fez na primeira metade, um Cadima que criou enumeras oportunidades de golo mas que não foi capaz de deixar no balneário a ineficácia no último remate. O Cadima animado pelo seu público carregava no acelerador enquanto o desgaste físico se começava a sentir nas forasteiras, as oportunidades sucediam-se mas algumas eram desperdiçadas de forma incrível, muitas nada habituais em atletas experientes mas acontece. O Frielas jogava mais atrás sempre bem orientado pelas sua GR e centrais e tentava sair no contra-ataque aproveitando o adiantamento da equipa da casa mas apenas com sucesso defensivo. O tempo foi passando sem que o Cadima descobrisse o caminho da baliza defendida por Rita se os nervos e ansiedade estavam à flor da pele, então os últimos 10 minutos foram um verdadeiro drama. A equipa da casa estava totalmente apostada no ataque, as laterais Raquel & Raquel várias vezes apareceram junto à área a criar desequilíbrios ofensivos mas o destino da jogada era sempre o mesmo, ou bola fora ou para as mãos de Rita. Aos 83 minutos Anita isola-se e à saída da guardiã forateira tentou o chapéu que saiu ao lado, volvidos 3 minutos a mesma atleta já dentro da área livra-se de duas adversárias e só com Rita pela frente atira fraco, Anita bem tentou o golo mas não foi um dia feliz quanto à finalização. Aos 88 minutos Sara tabela com Tita, entra na área, ultrapassa a última defesa e à saída de Rita atira ao lado quando o Fujanco já gritava golo. Em cima da hora Diana Graça que jogava mais adiantada introduz a bola na baliza de Rita mas não houve tempo para festejos o golo foi anulado por claro fora de jogo. É levantada a placa dos descontos , 5 minutos para o final ! de um lado uma equipa que acreditava que pelo menos um ponto era perfeitamente possível do outro uma equipa que lutava com todas as “armas” para alcançar a vitória, o publico esse foi incansável , gritou, puxou, incentivou, alegrou e cantou não deixou baixar os braços às atletas da casa que ao 93º minuto viram a bola entrar finalmente na baliza de Rita, Dina cruza para a área , Patrícia acredita no lance sobrando a bola para Tita que finalmente e com calma atirou para o fundo das redes. Golo muito festejado pelas atletas locais e pelo público que finalmente podia respirar e deixar de roer as unhas, isto tudo perante o desânimo geral da equipa do Ponte Frielas que tanto tinha lutado por outro resultado é assim o futebol.
Um jogo em que podemos realçar a forma calma e determinada com que a equipa do Frielas se apresentou no Fujanco, com uma boa organização defensiva e uma entre-ajuda muito boa que por pouco não resultava, também uma equipa do Cadima que apesar de não fazer um grande jogo ( podemos comparar com o último em Molelinhos ) , teve um coração enorme e uma crença infinita que a levou alcançar a vitória nos instantes finais, uma vitória Tit(ã).
Arbitragem com altos e baixos, mas positiva.