segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

NACIONAL FEMININO 1ª DIVISÃO

NEIDE, S.PEDRO E OS “DEUSES”
Após ter defrontado o primeiro classificado a URC deslocou-se ao reduto do segundo classificado num dia verdadeiramente de inverno. Um campo quase impraticável ( certo que o Fujanco também assim fica nestes dias e por isso já houve jogos que não se realizaram ) devido à chuva constante enviada pelo S.Pedro, aliado a uma equipa forte e moralizada pela campanha até ao momento eram à partida obstáculos muito difíceis de ultrapassar pelas visitantes mas o decorrer do jogo veio desmentir esse receio, pena que a melhor jogadora em campo estivesse na baliza do Escola que ainda contou com ajuda dos “deuses”. O tempo não convidava a sair de casa mesmo assim o parque de jogos apresentou razoável moldura humana que presenciou um bom jogo de futebol onde as atletas de ambas equipas tudo fizeram para vencer. O jogo começou sobre o signo do equilíbrio com as equipas a tentar jogar a bola mas depressa se aperceberam que seria difícil jogar junto ao solo mesmo assim insistiam nessa solução, aos 8’ Anita cria a primeira situação de perigo, aos 12’ Neide defende quase por instinto um desvio de uma defesa local, aos 18’ foi Noémia que atirou ao lado da baliza de Teresa. Aos 26’ o segundo momento de Neide, Anita foge pela esquerda já dentro da área atira forte para defesa magnífica de Neide que depois foi auxiliada por uma colega da defesa que evitou o golo na recarga de Tita. Volvido um minuto e após insistência, Cris atira forte , Neide estava batida mas … estava lá a trave para a substituir sorte para as da casa. O Escola não conseguia entrar na área da URC a não ser em bolas paradas mas na primeira parte não conseguiu criar verdadeiro perigo, o intervalo chegou com um resultado enganador e algo injusto para o Cadima.
O segundo teve uma história um pouco diferente da primeira sobretudo pelos golos, iniciou melhor a equipa da casa que logo aos 51’ criou perigo mas o remate saiu ao lado, pouco depois Dina numa boa jogada individual ultrapassa a defensiva local em cima da linha final faz um passe atrasado com Tita a “fuzilar” a baliza do Escola, a bola foi embater com violência em Neide que evitou assim o golo sem saber como. No minuto seguinte uma atleta da casa corta a bola com o braço já dentro da área a cruzamento de Cris não sendo assinalada qualquer falta, podemos dar o beneficio da dúvida pelo estado do terreno mas se fosse na área contraria ??? na sequência da jogada a bola é enviada para canto, Cris marcou e Diana atira de cabeça à trave da baliza de Neide que uma vez mais batida teve a preciosa ajuda dos “deuses”, há dias assim. O Cadima estava mais perigoso e com boa atitude até que aos 70 minutos a senhora arbitra decide parar o jogo para “aquecer” as mãos junto do banco do Escola. Ai o jogo virou, tanto nas suas decisões como quebrou o ritmo de jogo sendo a equipa visitante mais prejudicada pois estava em fase ascendente, aproveitando o Escola para sacudir a pressão. Após a reentrada em campo da arbitra o Escola ganha um canto, as suas atletas aproveitaram a passividade do momento da equipa visitante e marcaram o primeiro golo da tarde. Após “tanto” tempo paradas as atletas de Cadima não conseguiram entrar no jogo, acusaram o golo, e no minuto seguinte o dois zero a papel químico só que do lado contrário. O jogo parecia perdido para as gandarezas contudo não baixaram os braços conseguindo reduzir a desvantagem para a diferença mínima. O Escola tremeu e por momentos valia tudo para a bola sair da sua zona defensiva mas o Cadima em tarde de azar viria a oferecer o terceiro golo ao Escola, Teresa não foi feliz aliviar a bola e Noémia com calma e categoria só teve de acertar na baliza fechando o placard. Num dia de imensa chuva, num campo pesado onde as marcações não eram visíveis inclusive algumas não existiam cobertas pela água, uma prancha sobre a água para que as suplentes pudessem ocupar os seus lugares , um adversário forte e moralizado, o Cadima encontrou muita resistência e alguma infelicidade em lances decisivos. O resultado final é “mentiroso” para o que se passou em campo, mas é assim a beleza do futebol, a incerteza, a trave, a bonita jogada, o azar , a sorte, fazem deste desporto uma beleza apesar de nem sempre justo. Parabéns ao Escola pela vitória pois soube aproveitar bem os deslizes visitantes e parabéns ao Cadima pela excelente atitude e não fosse uma Neide em dia sim, os “deuses” estarem contra e o resultado podia muito bem ter sido outro.
Arbitragem “traiu” o Cadima com a paragem.





10 comentários:

Confuso disse...

Se bem me lembro, esta mesma equipa do Escola em comentários ao jogo da primeira volta dizia isto ±: " jogo num campo sem condições " referindo-se ao Fujanco. Ora lembro que nesse dia estava um tempo magnifico para a prática do futebol, jogaram num campo com 107X74m ou seja o do Escola tem menos vários METROS de largura e comprimento. Se o Fujanco não tem condições (se comparar-mos aos sintéticos é verdade) então o minúsculo campo do Escola e mais como estava ontem não devia sequer ter ser permitido iniciar a partida.
Quanto ao jogo, venceu quem marcou mais golos, parabéns.
Às meninas da URC dizer para não baixarem a cabeça, trabalhar e acreditar no seu valor.

Anónimo disse...

Agora com confusão fiquei eu! Sem querer alimentar "confusões" não li em lado algum criticas referentes ao campo do fujanco no jogo da primeira volta... já agora vou tirar as dúvidas!

Miguel disse...

O EFC não criticou campo algum...

Apenas um utilizador do site do EFC o fez, e como é óbvio, isso não é da responsabilidade da equipa do Escola, tal como o utilizador "Confuso" quer fazer parecer.

Os utilizadores no site do EFC, tal como o utilizador "Confuso", tem direito às suas opiniões desde que respeitem os Termos de Utilização, o que aconteceu nesse comentário.

Anónimo disse...

o sr tem ca uma piadas....nao haja duvida

Jorge Videira disse...

Por alguma razão Neide é uma das melhores guarda redes a nivel nacional, senão a melhor!!! Força Escola!!

ojma22@gmail.com disse...

Olha o Jorge !!!
Finalmente diz uma verdade, a Neide é uma das ou até (para nós) a melhor guarda-redes da actualidade isso não temos dúvidas algumas, tanto que na crónica faz referência ao magnifico trabalho dela. E não só pelas grandes defesas que fez mas também como incentiva e "orienta" as colegas, é uma atleta completa.

Confuso disse...

Querem ver que estou a mentir!!!! O caro Miguel sabe que não, Vejam lá no vosso site o comentário feito ao jogo em Cadima na primeira jornada, não me interessa quem o fez , se foi alguém de fora da equipa ou da equipa, o certo é que o fizeram. Se tem mal? Claro que não, foi uma simples apreciação, uma opinião e eu agora limitei-me a fazer uma comparação isso é ofensivo ? penso que não tem nada de ofensivo é apenas a minha opinião. Provavelmente não devia ter dito a “equipa do Escola” mas sim alguém que escreveu no site do Escola, ok concordo. Mas a única coisa que quis comparar foram as condições dos terrenos de jogo, os espaços nunca as equipas (atletas, instituições). Atletas como as que disputaram aquele jogo deviam ter outras condições, quando está bom tempo tanto o Fujanco como o Parque Jogos Molelinhos “satisfazem” mas quando está a chover não devia ser permitido jogar em nenhum deles as imagens falam por si.

Anónimo disse...

Senhor Confuso voçe tem razao, o cadima teve mais oportunidades de golo,mas o escola também teve muitos ataques, recordo m da jogadora nº8(acho k é a Noémia)teve muitos lances em k passou por varias jogadoras e estava era a faltar algum apoio na area para a finalização,mas a neide tb teve boas defesas,a estrelinha nao esteve do lado cadima.o escola as pcas oportunidades k teve soube aproveita las...o Escola contra outras equipas, exemplo Boavista e oliveirense teve mtas oportunidades de golos e so venceu pela margem minima... o futebol é assim.
LPinto

Miguel disse...

confuso disse:

"Querem ver que estou a mentir!!!!"

não o disse em parte alguma... apenas que não é da responsabilidade do EFC os comentários que são efectuados no seu site desde que respeitem o termos de utilização. Se não o fizerem são removidos.




confuso disse:

"não me interessa quem o fez , se foi alguém de fora da equipa ou da equipa, o certo é que o fizeram."

O problema é que interessa quem o fez... é o cerne da questão... é a mesma coisa que o confuso ir por exemplo para o site do FCP e dizer que num jogo do benfica vs fcp o relvado do estádio da luz estava em más condições... Está a falar pelo FCP? não, pois é só um adepto de um dos clubes a expressar a sua opinião. E da última vez que reparei, ainda estavamos num país relativamente livre, em que cada um tem direito à sua opinião.


confuso disse:

"fazer uma comparação isso é ofensivo ?"

Não digo em parte alguma que é ofensivo. Apenas fiz o comentário porque o teu comentário dava a entender que tinha sido o efc enquanto clube a fazer o comentário, quando não o foi.

Ora lê lá a primeira frase do teu primeiro post...


confuso disse:

"Provavelmente não devia ter dito a “equipa do Escola” mas sim alguém que escreveu no site do Escola, ok concordo."


ora já chegamos à mesmo conclusão...



confuso disse:

"Atletas como as que disputaram aquele jogo deviam ter outras condições, quando está bom tempo tanto o Fujanco como o Parque Jogos Molelinhos “satisfazem” mas quando está a chover não devia ser permitido jogar em nenhum deles as imagens falam por si."

Nisso já estamos a entrar noutros campos... E se não há dinheiro não há vícios.. ;)

renata disse...

Concordo com o que disse o Miguel.

Comentários feitos nos sites não são da responsabilidade dos donos dos sites (neste caso das equipas).

Assim é preciso ter cuidado e não deixar no ar a ideia de que se está a acusar uma equipa de ter feito uma afirmação, como o fez o Confuso, logo no início.

E quanto aos campos, lá está, são os dois pelados, o que implica que em dias de temporal, os campos fiquem quase sempre uma desgraça :/

A questão é que nem toda a gente tem possibilidades para ter sintéticos ou relvados, era bom, era! Às vezes tenho a sensação (não neste conjunto de comentários) que as pessoas criticam muito os campos pelados, como se fosse culpa da equipa que lá joga.

Todos sabemos que o futebol feminino é o parente pobre do futebol e que muitos sacrifícios são feitos para pôr a maioria das equipas a jogar, portanto praquê falar tanto dos campos e das condições? Acho importante que isso se fale quando os clubes têm futebol profissional, porque esses têm dinheiro e têm o dever de proporcionar aos atletas as melhores condições. Os outros, olhem, de certeza que fazem o melhor possível e mais não podem!

Mas quem fica muito incomodado com as condições más dos pelados em que se joga, tem um bom remédio! :) Ajude os clubes a pôr pisos sintéticos ;) Compre um quadradinho de relva (ou mais)!

Em relação ao escola não sei, mas o cadima está a tentar angariar fundos para fazer isso mesmo. Por isso ajudem!! :)