sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

90º - O ARTIGO DA VERGONHA

UR CADIMA JÁ PAGOU 225€

Um artigo que serve para tudo até para quando não houver nada para escrever.
Uma vergonha o que os Árbitros andam a fazer aos clubes. Terminam os jogos tá tudo bem , só sorrisos, boa viagem até para a próxima, e escondido na pasta vai uma qualquer indicação de uma qualquer infracção que aconteceu OU NÃO e que vai custar muito dinheiro aos clubes.
Chegam, muitas vezes atrasados, solicitam água para beber, solicitam muitas vezes massagista, solicitam o quer que seja, os clubes fazem tudo para que tenham segurança e comodidade dentro do possível e depois pela calada tramam os clubes. Será que merecem ser bem recebidos ?
Não há o mínimo de tolerância, não há o mínimo de compreensão para os clubes que vivem quase todos com muitas dificuldades, que grande ajuda ao futebol, neste caso concreto ao futebol feminino.
Cheira-me também que este artigo serve para a FPF reaver o dinheiro que atribui aos clubes pelas deslocações, dá com uma mão e tira com as duas.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

TAÇA DE PORTUGAL FEMININO

URC FICA PELO CAMINHO . . . .
pedimos desculpa por alguma incorrecção na constituição das equipas


DISTRITAL 1ª DIVISÃO

URC SOBE À QUARTA POSIÇÃO


quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

RECOLOCAR COIMBRA NO MAPA DO FUTEBOL FEMININO

A União Recreativa de Cadima é a vários anos a única representante
no Distrito de Coimbra nos Nacionais de Futebol 11 Feminino.
Tem feito um grande esforço para defender da melhor maneira o seu emblema e da região onde está inserido , sempre com poucos recursos mas sempre com grande dignidade e resultados satisfatórios, tendo mesmo o grande prazer de ver algumas das suas atletas vestirem a bonita camisola da selecção Nacional em torneios e jogos de apuramento de várias categorias.
Vale o apoio do Município de Cantanhede , de alguns patrocinadores, de muito trabalho dos dirigentes e grande dedicação de treinadores e atletas, jamais a Associação de Futebol de Coimbra se lembrou que a equipa Feminina da URC existia o que nos deixa algo tristes.
Foi necessário aparecer alguém com um projecto da A.A.C. ( por nós saudada a sua aparição , nada contra antes pelo contrário sejam bem vindas ao futebol 11 feminino) para que uma pequenina noticia sobre a UR Cadima saísse num jornal regional , e pelos vistos com grande conhecimento da equipa, houve certamente grande trabalho de investigação, pode ser que agora a equipa de Cadima passe a ter atenção e o apoio merecido.
A URC deixa aqui publicamente os votos de que tudo corra bem à nova equipa da Associação Académica de Coimbra e que tenha muito anos de existência e sucesso.
A URC deixa também o desafio à AFC que não pare e que leve para a frente a grande vontade demonstrada pelo artigo em anexo, em desenvolver o Futebol Feminino em Coimbra, mas que nunca se esqueça que o Distrito é muito grande e fica para além das bonita cidade dos "Estudantes".
Deixamos também uma palavra de amizade para a equipa do Académico das Gândaras que certamente com grande esforço vai mantendo as suas atletas em competição na AF Aveiro.

OJ

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

URC SENIORES MASCULINOS

Artigo retirado de : futeboldistritalcoimbra.blogspot.com

Cadima – Outra das equipas que regressou este ano, e com orçamento “zero”. Sempre nos habituou a bons “onzes” e conta com algumas permanências da ultima vivência futebolística, mas este ano a nível de resultados tem alternado o razoável com o mau. O seu ponto forte talvez seja o meio campo, onde trocam muito bem a bola e lançam perigosos ataques a rasgar a defesa, ou para a zona entre o defesa e o guarda-redes, surginndo sempre alguém para tentar finalizar, nomeadamente o “matador” André Simões que é responsável por 7 golos, em 10 que a equipa marcou no campeonato, ou seja, mais de metade dos golos da equipa são da autoria de um só homem. O único defeito apontável e mais saliente é o facto de jogarem o jogo pelo jogo sem olhar ao adversário e por vezes apanham surpresas como na derrota em São Caetano por 1-5. No entanto e face ao bom futebol que apresentam não deixa de ser uma surpresa a sua posição na tabela.

ALTERAÇÃO QUADROS COMPETITIVOS FUTEBOL FEMININO

A Federação Portuguesa de Futebol vai reunir em Assembleia Geral Extraordinária para apreciar as propostas da Direcção da FPF para alterar os quadros competitivos dos Campeonatos da II e III Divisões, do Nacional de Futebol Feminino e das provas dos escalões de Juniores e Juvenis.
A reunião magna federativa vai ter lugar a 31 de Janeiro (sábado), a partir das 10h00, na Sede da FPF, em Lisboa.
Confira, aqui, o conteúdo das propostas da Direcção da Federação Portuguesa de Futebol:
Ver: Campeonato Nacional Futebol Feminino

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

NACIONAL FEMININO - FASE FINAL

PASSO ATRÁS NOS OBJECTIVOS
CADIMA 0
TREINADOR: DULCE COSTA
Teresa, Raquel Miranda, Dulce (cap), Sandra, Raquel, Carina, Sara, Anita, Diana, Cris e Dina
Substituições: Raquel Miranda por Micaela (83m), Diana por Cláudia (89m)
Jogadores não utilizados: Mónica, Patrícia, Sara Macedo, Bárbara e Ana Ruas
OLIVEIRENSE 1
TREINADOR: PAULO ALEXANDRE
Teixeira, Gaby, Sara Santos, Rosa, Pirralha, Diana, Erica, Cátia, Ritinha, Paula, Eliana
Substituições: Ritinha por Sara Lopes (55M), Eliana por Geninha (61M) e Paula por Célia (90M)
Jogadores não utilizados: Bastos, Adriana, Catarina e Cláudia

ESTÁDIO : CAMPO DO FUJANCO – CADIMA
ASSISTÊNCIA: CERCA DE 80 ESPECTADORES.
ÁRBITRO: ANA AGUIAR (AF PORTO)
AUXILIARES: SILVIA SILVA & PATRICIA AZEVEDO
AO INTERVALO: 0-0
MARCADORES: ROSA (72M)
ACÇÃO DISCIPLINAR: AMARELO A DINA (11M) E SANDRA (63M)

A equipa da URC recebeu no pesado pelado do Fujanco o líder da prova Oliveirense que fez deslocar a Cadima bastantes apoiantes, e quem se deslocou ao recinto de jogo por certo não terá dado mal por empregue o seu tempo. Não que tenha sido jogado um futebol muito bonito, mas a intensidade com que se viveu o jogo e a emoção em muitos momentos foram suficientes para aquecer numa tarde chuvosa e fria.
A Oliveirense como é habito no seu futebol entrou na partida a pressionar a equipa da casa em toda a largura do campo, no entanto o Cadima a jogar em casa queria vencer a partida e cedo se libertou da teia. O estado do terreno prejudicou ambas equipas que tinham muita dificuldade em trocar a bola obrigando a mesma a andar muito pelo ar pois era a maneira mais fácil e prática de tentar chegar à baliza contrária.
A equipa da casa apostava na velocidade de Sara e Anita enquanto as forasteiras várias vezes tentaram aproveitar a meia distância de Sara Santos em ambos os casos as defensivas superiorizaram-se aos ataques. Numa primeira parte totalmente dominada pelo equilíbrio foi o Cadima a desperdiçar de forma incrível a melhor oportunidade de golo quando Anita na cara de Teixeira e com Sara a seu lado não conseguiu inaugurar o marcador, a determinação de Teixeira e alguma precipitação de Anita foram os responsáveis pelo nulo ao intervalo.
A segunda metade manteve-se sob o signo do equilíbrio mas com a bola andar mais perto da baliza de Teresa e Teixeira apesar de sem grandes perigos foi Teresa que esteve mais interventiva nesta fase do encontro mostrando-se sempre atenta e segura. A equipa da Oliveirense a jogar com a defesa subida proporcionou alguns contra ataques da equipa da casa (vários interrumpidos de forma irregular por uma auxiliar sem nível e sempre mal colocada no terreno) , num deles Anita passou a defesa forasteira deu para Sara que perante Teixeira não teve o discernimento necessário para marcar.
Aos 63M e numa das poucas vezes que a defesa gandareza foi batida, Sandra na disputa da bola comete uma grande penalidade que Erica falha atirando ao lado desperdiçando uma grande oportunidade. A partida de parada e resposta estava emotiva apesar das poucas oportunidades de golo até que aos 72M e na cobrança de um pontapé de canto Rosa inaugura o marcador, a um primeiro alivio das visitadas respondeu Rosa com um pontapé de primeira que tabelou numa defesa local traindo Teresa que nada podia fazer para evitar o golo o azar na grande penalidade deu agora lugar à sorte para a equipa visitante.
Até final da partida o Cadima tentou por todos os meios alterar o resultado mas sem consequência, a falta de eficácia atacante caseira ditou o resultado final, valeu a entrega das atletas na luta pelo melhor resultado possível.
A Oliveirense foi mais feliz, acabando por justificar o resultado, conseguiu aproveitar uma das raras oportunidades que teve ainda que com ajuda involuntária caseira e soube defender bem ainda que contando com a fraca produção atacante caseira que esteve em dia não, acontece, a realidade é que quem não marca acaba quase sempre por sofrer.
Arbitragem do Porto de baixo nível com claro prejuízo para a equipa da casa.

DISTRITAL DA 1ª DIVISÃO

VITÓRIA JUSTA E MORALIZADORA

Jogo disputado num campo bastante enlameado e com algumas poças de água que muitas vezes enganavam os atletas pois a bola ou parava ou deslizava demasiado, contudo os intervenientes tudo fizeram para conquistar a vitória para a sua equipa.
Tudo ficou decidido logo aos 2 minutos com Pedro a fazer uma excelente abertura para o interior da área onde o inevitável André perante Girão não teve dificuldade em abrir o activo com um excelente golo.
Ainda na primeira metade Tiago com o chapéu tentou o golo que não aconteceu por muito pouco, as abas do dito foram demasiado largas.
A segunda metade foi de luta constante na disputa do resultado , mas sempre muito longe das balizas remetendo Marante e Girão para meros espectadores.
Em resumo vitória justa da equipa que marcou e que soube controlar a partida.
Arbitragem sem dificuldades perante disciplina de ambas as equipas.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

NACIONAL FEMININO - FASE FINAL

EMOÇÃO ATÉ AO FIM
CADIMA 2
TREINADOR: DULCE COSTA
Teresa, Raquel Miranda, Dulce (cap), Sandra, Raquel, Carina, Sónia, Anita, Sara, Cris e Dina
Jogadores não utilizados: Mónica, Patrícia, Ana Ruas, Micaela, Cláudia, Sara e Bárbara
LEIXÕES 1
TREINADOR: BRUNO TEIXEIRA
Sofia, Morato, Monteiro (cap), Lúcia, Sónia, Sandra, Marlene, Vanessa, Diana, Su e Vânia
Substituições: Diana por Adélia (81M) e Su por Marta (88M)
Jogadores não utilizados: Cerqueira, Márcia e Catarina
Nota: pedimos desculpa por alguma troca nos nomes mencionados.
ESTÁDIO : CAMPO DO FUJANCO – CADIMA
ASSISTÊNCIA: CERCA DE 100 ESPECTADORES.
ÁRBITRO: OLGA ALMEIDA (AF VISEU)
AUXILIARES: BRUNO PEDRO & CARLOS MARQUES
AO INTERVALO: 0-0
MARCADORES: ANITA (66 e 85M), SANDRA (71M)
ACÇÃO DISCIPLINAR: AMARELO A DULCE (19M) e SANDRA (75M)
Um bonito dia de Sol, apesar de algum frio, convidava a uma boa partida de futebol e foi em parte o que aconteceu no Fujanco, com ambas as equipas a lutarem até ao último momento pelo melhor resultado.
Bastante público presente, contrariando o normal nesta modalidade, também foi determinante no resultado final nunca deixando de incentivar as atletas da casa mesmo quando estas estavam menos bem.
O inicio de jogo foi de estudo mutuo pois nunca antes estas duas formações se tinham defrontado, equilíbrio a meio campo e superioridade das defesas em relação aos ataques eram as características do jogo.
Após os vinte minutos a equipa da casa, começou a marcar alguma diferença, e a incomodar mais a defensiva forasteira sempre bem comandada pela capitã de equipa. Aos 28 minutos Dina é derrubada dentro da área, sobrando a bola para Anita que perante as facilidades não conseguiu melhor que enviar a mesma ao poste esquerdo da baliza Leixonense, perdendo-se assim uma excelente oportunidade de golo.
O lance motivou mais a equipa de Cadima que pouco depois viu Dina isolada atirar forte mas por cima da barra, depois de uma desmarcação exemplar.
Numa primeira parte dividida entre o equilíbrio e alguma superioridade da equipa da casa o intervalo chegou com o resultado um tanto ao quanto penalizante para a equipa gandareza que não soube aproveitar as oportunidades criadas.
O segundo tempo foi mais emotivo, quer pelo funcionamento do marcador, quer pelo futebol jogado, quer pela entrega colocada em campo por todas as atletas.
Entrou melhor a equipa do Leixões, que parecia mais fresca, ocupando e pressionando a toda a largura do campo dificultando a saída para o ataque à equipa da casa.
Aos poucos o Cadima foi-se libertando das marcações, mas só em contra-ataque conseguia de algum modo incomodar a defensiva forasteira. O Leixões tentava por todos os meios chegar perto da baliza de Teresa mas todas as intenções esbarravam na bem organizada defensiva local. À passagem do minuto 66 o Cadima ensaia uma bonita e rápida jogada de ataque com a bola a circular rapidamente entre o meio campo e ataque caseiro com Anita a concluir da melhor maneira fazendo o primeiro golo do jogo.
O Leixões tinha agora que subir mais no terreno e foi que fez em resposta ao golo sofrido, como não conseguia ultrapassar a defensiva local tentava o golo de longe. Aos 71 minutos Sandra remata forte de muito longe fazendo passar a bola por cima de Teresa, apesar de alguma sorte na trajectória da bola não deixa de ser um bonito golo.
No minuto seguinte Sara isola-se, ultrapassa a guarda redes Leixonense e atira ao lado quando já se gritava golo no Fujanco. O público animou-se com a ocasião voltou a puxar pela equipa e esta respondeu de forma positiva na tentativa de voltar para a frente do marcador.
O tempo passava e a equipa visitante defendia cada vez mais próximo da sua área, aos 83 minutos Raquel Miranda de cabeça dentro da pequena área quase marcava opondo-se com uma grade defesa a guarda-redes do Leixões.
Volvidos dois minutos Dina em insistência ganha a bola na direita, cruza para a área aparecendo Anita a fuzilar a desamparada Sofia que nada pode fazer para evitar o segundo golo do Cadima.
O final do jogo chegou pouco depois confirmando mais uma vitória da equipa de Cadima. Num jogo muito disputado, vitória merecida da equipa que mais oportunidades de golo criou em toda a partida perante um digno vencido que muito valorizou o resultado alcançado.
Arbitragem razoável ficando a dúvida na lei da vantagem dada ao Cadima após derrube a Dina dentro da área.



quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

ALMOÇO DE NATAL URC/08

URC JUNTA À MESA CERCA DE 120 PESSOAS
A União Recreativa de Cadima realizou no passado dia 28 de Dezembro, no Salão da Junta de Freguesia, um almoço convívio de “Natal” , que contou com a presença de todos elementos da actual direcção, dos seus atletas das secções de futebol sénior Femininos e Masculinos, Natação, Ginástica e do Grupo Teatro Amador. Foram ainda convidados os elementos representativos da Junta de Freguesia, patrocinadores e particulares que de algum modo tem contribuído com a sua ajuda para as diversas iniciativas que esta associação vai realizando. A direcção da U.R.Cadima agradece muito sinceramente o empenho, dedicação e disponibilidade de todos os que, não se acomodando, trabalham para que a URC possa desenvolver as suas actividades desportivas, culturais e sociais. Um agradecimento particular ao Sr. Jaime que confeccionou com habitual mestria o almoço, que contou com cerca de 120 pessoas.


terça-feira, 6 de janeiro de 2009

TAÇA DE PORTUGAL

RESULTADO DO SORTEIO:
Boavista - Fundação D. Laura Santos

UD Oliveirense - Albergaria

Sequiade - Odivelas

FCEscola Fc - UR Cadima

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

NACIONAL FEMININO - FASE FINAL

LIÇÃO BEM ESTUDADA
CADIMA 0
TREINADOR: DULCE COSTA
Teresa, Raquel, Dulce (cap), Sandra, Raquel Jesus, Carina, Sónia, Anita, Dina, Cris e Sara
Substituições: Raquel por Mika (75M), Sara por Diana (85M) e Cris por Ana Ruas (85M)
Jogadores não utilizados: Mónica, Bá, Cláudia e Patrícia

ODIVELAS 3
TREINADOR: HELENA COSTA
Carla, Sofia Carvalho, Daniela, Mariana, Sofia Nunes, Elsa, Patrícia, Mónica, Susana e Susana Marques

ESTÁDIO : CAMPO DO FUJANCO – CADIMA
ASSISTÊNCIA: CERCA DE 80 ESPECTADORES.
ÁRBITRO: SANDRA BASTOS (AF AVEIRO)
AO INTERVALO: 0-1
MARCADORES: (39M) (52M) (90M)

No início do novo ano o campo do Fujanco apresentou-se demasiado pesado para a prática do futebol. Os melhoramentos efectuados no pelado não surtiram ainda efeito visto ter chovido bastante na última semana dificultando a consolidação do terreno de jogo prejudicando de algum modo o espectáculo presenciado por bastante público.
O primeiro jogo do ano no Fujanco teve como protagonistas as equipas Femininas de Cadima e de Odivelas, num jogo em repetição referente à 1ª jornada da fase final. Jogo que fica marcado pela primeira derrota da época desportiva da equipa da casa que não conseguiu aguentar principalmente a maior frescura física das adversárias.
Em duas partes distintas a maior capacidade física da equipa de Odivelas fez toda a diferença. Uma primeira parte em que a equipa da casa tentou dominar o jogo e teve mais ascendente ofensivo ainda que sem grande efeito, contrapondo com uma atitude de contenção e posse bola da equipa forasteira que convidou de forma inteligente ao desgaste caseiro. A equipa de Cadima correu demasiado na primeira metade na tentativa de chegar ao golo, desgastando as suas atletas também por culpa de um terreno bastante pesado.
Ainda que contra a corrente do jogo o Odivelas chega ao golo em cima do intervalo, castigo demasiado pesado para a equipa da casa que foi para as cabines com uma desvantagem injusta.
O segundo tempo foi diferente com a equipa forasteira a dominar a partida, a contenção de jogo e o pouco desgaste inicial vieram a dar frutos na etapa complementar. A velocidade imposta pelas atletas de Odivelas mesmo com um terreno tão pesado foi demasiado penalizante para as atletas da casa que nunca encontraram o melhor ritmo para contrapor. O segundo golo logo nos primeiros minutos ditou o desfecho da partida, a equipa da casa acusou em demasia esse golpe e não mais foi capaz de incomodar a guarda-redes forasteira que praticamente se limitou a estar atenta.
A equipa da casa apesar de não conseguir sair da teia montada pelo Odivelas nunca baixou os braços na procura do melhor resultado, batendo-se com grande galhardia e de cabeça erguida, contudo não evitou um terceiro tento em cima da hora, tento que espelhou bem a diferença de frescura física aos 90 minutos.
Vitória justa da equipa do Odivelas que mostrou em campo ter mais argumentos para disputar o titulo. Sobretudo pela primeira parte efectuada a equipa de Cadima deixou no ar a ideia que pode vir ainda a fazer algo de bonito no campeonato, é preciso acreditar e não desanimar, faltam muitos jogos, há tempo para recuperar estes pontos perdidos.
No próximo domingo o Fujanco acolhe a terceira jornada da prova , a equipa de Cadima recebe a equipa do Leixões. Espera-se que o bom tempo permaneça perspectivando-se um bom espectáculo de futebol.
Arbitragem regular.


DISTRITAL 1ª DIVISÃO

URC VOLTA ACREDITAR
UR CADIMA 2 - 0 GD SEPINS
Jogo disputado no Municipal de Cantanhede merecia mais qualidade. Empenho e muita luta não faltaram, o pouco hábito ao terreno de jogo e o estado algo pesado e escorregadio do mesmo também não ajudaram ao espectáculo.
Num jogo em que a bola andou em demasia pelo ar venceu a melhor equipa em campo. André apontou os dois golos da tarde, no fundo tem vindo a ser o homem golo do Cadima, que com esta vitória volta a sonhar com um lugar nos 6 primeiros.