segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

CAMPEONATO PROMOÇÃO FEMININO - 8ª JORNADA

“ TÃO LONGE . . .    




Beira Baixa UC  0  vs   3 UR Cadima   

 

Campo: Parque Desportivo de Monfortinho
Espectadores: 30
Resultado ao intervalo:  0  -  2
Arbitro: Diana Henriques (AF Coimbra)

Beira Baixa UC: Susana, Neusa, Luciana, Sofia, Daniela, Mariana, Ana Grilo, Lobato, Toscano, Filipa e Joana (Seguro 72’)
Outras convocadas: Telma, Sílvia, Marcelino, Carla e Sandra
Treinador: José Robalo


UR Cadima: Mónica, Sofia, Iolanda, Baresi, Maria (Inês 45’), Sónia, Tita, Anita ( Moreira 63’), Joanita (Sara 77’), Kika e Antónia
Outras convocadas: Jéssica, Teresa, Nádia e Marques
Treinador: Orlando Jorge


Golos:  Anita ( 14’) e Joanita ( 26’ + 56’)
 
Disciplina: vermelho a Luciana ( 86’ )

Relato: 

A primeira nota vai inteiro para a equipa do Beira Baixa UC, uma nota de simpatia e apreço pelo enorme esforço que esta equipa tem de efectuar de 15 em 15 dias com deslocações à beira mar, não deve ser fácil e é certamente muito desgastante.  A longa distância que as equipas tem de percorrer para chegar ao local do jogo, Monfortinho, fronteira com Espanha, é sem dúvida uma condicionante bem negativa para o desempenho em campo das atletas que após várias horas de viagem demoram algum tempo a reagir, o amadorismo no seu essencial.
Perante uma paisagem melancolicamente bonita e um cenário com evidentes  marcas da erosão dos tempos as equipas entraram no fofo tapete verde dispostas a vencer a partida , pena  que tenha sido perante uma assistência diminuta ainda que calorosa.
O Cadima entrou melhor na partida como lhe competia, a maior experiência nestas andanças assim o exige contudo as dificuldades na adaptação a um terreno desconhecido eram evidentes, audazes as atletas do Beira Baixa pressionavam alto , obrigavam ao erro e exploravam as alas aproveitando a velocidade dos seus extremos em particular da jovem Mariana. O Cadima aos poucos  afeiçoou-se ao terreno e à passagem dos 10 minutos Joanita não foi feliz no momento do remate mas deixou o aviso, volvidos 4 minutos Anita foi mais eficiente e inaugurava o marcador em Monfortinho. A equipa forasteira queria comandar o jogo mas o seu meio campo não se conseguia livrar da teia bem montada pelas visitadas que faziam da pressão e da velocidade as suas principais armas explorando sempre que possível as costas da defensiva cadimense que se foi mostrando atenta o necessário. Aos 23 minutos e na sequência de um livre apontado por Sónia o Cadima quase aumentava a vantagem por Tita que livre ao segundo poste não conseguiu encostar para golo, bola recuperada, nova jogada pelos flancos com Anita atirar forte mas a ver a bola a não seguir o trajecto desejado. O Cadima estava mais forte no jogo, tinha mais bola e rematava mais, aos 26 minutos a bola que agora sim seguia o caminho desejado foi intersectada à margem da lei por uma atleta da casa , grande penalidade que Joanita aproveitou bem para aumentar a vantagem e dar maior tranquilidade à sua equipa. À passagem da meia hora, a atleta mais adiantada do Cadima foi derrubada na área com a equipa visitante a ter soberana oportunidade de ampliar a vantagem , Joanita podia bisar na partida mas não foi eficaz atirando ao lado da baliza defendida por Susana. A equipa da Beira Baixa soube aproveitar o momento do jogo e voltava a ter ânimo para “assaltar” a baliza da até então tranquila Mónica, aos 33 minutos Mariana atira de longe mas sem perigo para a guardiã forasteira, o jogo está melhor agora , livre apontado por Tita que coloca Joanita na cara da desamparada Susana contudo o remate da jovem dianteira do Cadima sai demasiado  forte e sem direcção. O Cadima entusiasma-se e sobe no terreno , a equipa da casa estuda o caso e aposta na velocidade dos extremos para alterar o rumo do jogo, Mónica aos 38 e 43 é obrigada a sair dos postes mas em ambos os casos não consegue ficar com a bola apesar da saída corajosa aos pés das atacantes locais, a vantagem poderia ter sido quebrada mas ajuda defensiva foi imediata e a vantagem mantida, chegava o intervalo para um merecido chá que acalma-se os corações mais frios.
Rectificado o posicionamento da equipa e depois de 45 minutos bem ritmados a equipa do Cadima foi mais constante na segunda metade preenchendo bem os espaços jogando quase a totalidade do tempo no meio campo adversário que por sua vez foi perdendo algum fulgor e desconcentração. Logo abrir o segundo tempo Kika foge à defensiva local mas não conseguiu bater Susana que se limitou a estar bem colocada, no minuto seguinte Anita em jogada individual apenas pecou na direcção do remate após um bom trabalho, a pressão tinha de dar frutos , Anita recupera em esforço uma bola que parecia perdida, serve de bandeja Joanita que desta feita não desperdiça e bisa na partida, um bom reinicio de partida para as visitantes. O Cadima mais tranquilo e adaptado ao fofo mas bem tratado relvado de Monfortinho jogava a toda a largura do mesmo conseguindo várias jogadas de belo efeito pelos flancos , o acerto defensivo local e alguma ansiedade no momento da finalização foram factores que se opuseram ao aumento do marcador. Ao minuto 76 a melhor ocasião de golo para as locais, a rápida Luciana ultrapassa a concorrência pelo flanco esquerdo obrigando Mónica à defesa da tarde, Sandra evita a recarga com determinação e afasta o perigo da zona defensiva forasteira. A equipa do Cadima reage e volta a incomodar Susana que se mostrou muito atenta e segura, aos 81 e 83 minutos negou o golo a Moreira e Kika com duas excelentes intervenções tornando-se, porque não, a melhor atleta em campo pelo trabalho positivo que realizou. Aos 90 minutos Tita de “bicicleta” tenta o golo , o remate saiu, o gesto técnico foi perfeito mas Susana também estava bem colocada e não facilitou, pouco depois apito final a confirmar a vitória justa da equipa forasteira perante um adversário que deu boas indicações no presente e que promete para o futuro. Arbitragem personalizada. 






 

Sem comentários: