segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FUTEBOL FEMININO

PRIMEIRO ENSAIO FOI POSITIVO
Apesar das muitas ausências em relação à época anterior principalmente devido a lesões, a equipa do Cadima bateu-se com grande galhardia e coragem. Em 3 partes de 30 minutos cada a equipa da casa venceu o Milhoeirense por 5-1 no novo complexo de Cantanhede.
Com muitas atletas da equipa sub-17 que bem podia chamar-se sub-14 a equipa de Cadima teve momentos de bom futebol. Um misto de experiência e irreverência fizeram com que a equipa nunca perdesse o ritmo e o posicionamento ao longo da hora e meia de jogo. Os reforços vieram demonstrar que são uma mais valia para a equipa que quando estiver completa com as ausente pode fazer o campeonato com algum valor.
Foi apenas o primeiro jogo, vale o que vale, contra um adversário ainda à procura do seu conjunto e do seu espaço. Presentes ao jogo estiveram os dois novos técnicos que na próxima terça feira tomam o leme da equipa, os Professores Filipe e João Pedro vão ter a aliciante mas também dura missão de comandar a equipa no nacional da 1ª divisão, tudo de bom é o que se deseja a todo grupo de trabalho.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

FPF APOIA FUTEBOL FEMININO

Medidas de apoio
Quinta-Feira , 27 Agosto 2009
Com a alteração do quadro competitivo, os clubes manifestaram que iriam sentir ainda mais dificuldades em assegurar os custos da participação, nomeadamente no que diz respeito às suas deslocações. “Sabemos das dificuldades que atravessam os clubes e, nesse sentido, a Federação Portuguesa de Futebol irá procurar contribuir com algumas ajudas na distribuição de alguns equipamentos e, fundamentalmente, nos custos das deslocações que os clubes têm ao longo da época”, explicou o Vice-Presidente federativo, Amândio de Carvalho, antes do início do sorteio do Campeonato Nacional de Futebol Feminino que decorreu esta tarde no Auditório Manuel Quaresma.O Director Desportivo, Carlos Godinho, explicou que “a Federação Portuguesa de Futebol foi sensível às preocupações que os clubes nos têm manifestado de diversas formas, nomeadamente nos custos suportados nas deslocações a que o calendário de jogos do Campeonato Nacional de Futebol Feminino obriga e, sabendo dessas mesmas dificuldades, agimos efectuando uma candidatura a um programa de apoio financeiro da FIFA [um projecto do organismo que tutela o futebol mundial] que permitirá à FPF entregar um ‘voucher’ para o aluguer de uma viatura para as deslocações da equipa, sempre que essa deslocação implique uma distância de ida e volta superior a duzentos quilómetros. A FPF assegura assim os custos de deslocação no âmbito desse programa, para já, durante a primeira fase do referido Campeonato Nacional de Futebol Feminino.”Este apoio será concedido aos clubes, a título excepcional, durante a primeira fase da presente época.Carlos Godinho avançou ainda que, também ao abrigo do programa da FIFA, a FPF chegou a um acordo com uma empresa de material desportivo que permitirá a distribuição de cerca de 900 bolas de futebol – 25 a cada clube inscrito no Campeonato Nacional e no Campeonato de Promoção de Futebol Feminino.Nesta primeira fase, o apoio envolverá cerca de cinquenta mil euros.A Federação Portuguesa de Futebol procederá ao envio da informação sobre a forma como poderão requisitar os ‘vouchers’ a todos os clubes do Campeonato Nacional de Futebol Feminino.As bolas serão enviadas directamente aos clubes do Campeonato Nacional e no Campeonato de Promoção de Futebol Feminino pela empresa que as fornece.Encontram-se ainda em estudo outros possíveis apoios durante a presente época que a Federação Portuguesa de Futebol divulgará oportunamente.

http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/COMPETICOES/NOTICIA?notid=6860168

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CAMPEONATO 1ª DIVISÃO NACIONAL FEMININO

Calendário definido
O sorteio relativo ao calendário de jogos do Campeonato Nacional de Futebol Feminino decorreu esta quinta-feira, pelas 16h00 no Auditório Manuel Quaresma da Sede da Federação Portuguesa de Futebol.A competição tem o arranque agendado para o dia 12 de Setembro.
Eis o resultado do sorteio:
1 - SU 1º Dezembro
2 - Escola FC
3 - UD Ponte Frielas
4 - Leixões SC
5 - UD Oliveirense
6 - CD Albergaria
7 - SM Murtoense
8 - Casa Povo Martim
9 - Boavista FC
10 - UR Cadima

1ª Jornada (12.09.2009) 1-3 8-5 6-7 4-9 10-2
2ª Jornada (27.09.2009) 3-10 5-1 7-8 9-6 2-4
3ª Jornada (04.10.2009) 3-5 1-7 8-9 6-2 10-4
4ª Jornada (11.10.2009) 5-10 7-3 9-1 2-8 4-6
5ª Jornada (18.10.2009) 5-7 3-9 1-2 8-4 10-6
6ª Jornada (01.11.2009) 7-10 9-5 2-3 4-1 6-8
7ª Jornada (08.11.2009) 7-9 5-2 3-4 1-6 10-8
8ª Jornada (15.11.2009) 10-9 2-7 4-5 6-3 8-1
9ª Jornada (29.11.2009) 9-2 7-4 5-6 3-8 1-10

UR Cadima recebe o Escola FC na abertura do campeonato.

12-Set UR Cadima vs Escola FC
27-Set UD Ponte Frielas vs UR Cadima
04-Out UR Cadima vs Leixões SC
11-Out UD Oliveirense vs UR Cadima
18-Out UR Cadima vs CD Albergaria
01-Nov SM Murtoense vs UR Cadima
08-Nov UR Cadima vs Casa Povo Martim
15-Nov UR Cadima vs Boavista FC
29-Nov SU 1º Dezembro vs UR Cadima

terça-feira, 25 de agosto de 2009

PLANO TRABALHO EQUIPA SÉNIOR FEMININA

PRIMEIRO TESTE AGENDADO PARA SÁBADO

Dia 25 Agosto (terça)
Complexo Desportivo Cantanhede
20:30 horas

Dia 26 Agosto (quarta)
Folga

Dia 27 Agosto (quinta)
Campo do Fujanco Cadima
19:30 horas

Dia 28 Agosto (sexta)
Complexo Desportivo Cantanhede
19:30 horas

Dia 29 Agosto (sábado)
Complexo Desportivo Cantanhede
17:00 horas
Jogo treino : URC vs Milhoeirense

FUTEBOL BENFICA VOLTA A TER FUT. FEMININO

É com grande prazer que vos recebemos na nova página da equipa de futebol feminino do Clube Futebol Benfica.O Fofó, como é popularmente conhecido o clube de Benfica, já tem grande tradição no futebol feminino português (daqui a uns dias faremos uma retrospectiva desses tempos) e, por isso, foi com toda a disponibilidade que o presidente Domingos Estanislau aceitou o projecto das ex-jogadoras do Odivelas FC para reactivar esta secção do clube.No entanto, os tempos são, como sabem, de "vacas magras", pelo que esta será uma época de muito esforço e contenção financeira. O Futebol Benfica não tem, de momento, possibilidades de ajudar financeiramente a equipa feminina, pelo que as nossas contas - e o nosso sustento - dependerão de financiamentos exteriores.É por isso que pedimos, a quem nos quiser ajudar, para falar connosco sobre possíveis patrocínios e/ou donativos para o NIB: 0035 2169 000332 60100 97 (Caixa Geral Depósitos). Todas as ajudas - nem que seja 1 euro - são uma grande ajuda, não tenham dúvidas (contactem-nos para consultarem o projecto e orçamento da equipa).Como certamente saberão, a nossa situação não é a ideal, tendo em conta que fomos campeãs da II Divisão Nacional em 2008/2009 pelo Odivelas e esperávamos, nesta altura, estar a preparar a participação na I Divisão Nacional. No entanto, com a extinção da nossa equipa - e mais uns quantos factores à mistura - isso não foi possível. Não importa. Pois é hoje com muito orgulho que vamos representar um histórico como o Futebol Benfica com o claro objectivo de, na época 2010/2011, estarmos finalmente a disputar a competição que queremos: a I Divisão Nacional.Por isso, venham daí as dificuldades, a falta de dinheiro, o campo estreitinho, as lesões, as confusões, as tentativas de afastarem jogadoras da nossa equipa, os insultos, o desinteresse das entidades competentes e muito, muito mais. Venham com tudo. Nós estamos, e vamos estar, sempre cá. Porque somos jogadoras de futebol, com muito orgulho e muito amor, e nunca vamos desistir.Boa época para todos(as) e vão falando connosco aqui e em futebolbenficafeminino@gmail.com.PS - O blogue ainda está - tal como a equipa, aliás - em fase de construção, pelo que pedimos alguma paciência até começarmos a compor as diversas secções. Esperemos que gostem!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SORTEIO FUTEBOL FEMININO 09/10

EQUIPAS VÃO FINALMENTE CONHECER O CALENDÁRIO
O calendário de jogos referente à época 2009/2010 do Campeonato Nacional de Futebol Feminino vai ser sorteado no próximo dia 27 de Agosto (quinta-feira), pelas 16h00, no Auditório Manuel Quaresma da Sede da Federação Portuguesa de Futebol.
A competição arranca a 12 de Setembro, com a primeira volta a concluir-se no dia 29 de Novembro, com a realização da nona jornada.
Recorde-se que esta época vão participar dez clubes no principal escalão do Futebol Feminino português, que jogarão entre si, durante a primeira fase da prova. Na segunda fase, para a qual os clubes partirão com 50 por cento dos pontos obtidos, quatro emblemas disputarão o título de campeão nacional, enquanto seis procurarão evitar os dois lugares de descida ao Campeonato de Promoção.
Clique aqui para ler, na íntegra, o Regulamento do Campeonato Nacional de Futebol Feminino.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

PRÉ-ÉPOCA JÁ É REALIDADE

EQUIPA FEMININA PREPARA PARTICIPAÇÃO NA 1ª DIVISÃO
Foi no passado dia 12 de Agosto que a equipa feminina da URC iniciou os trabalhos com vista à melhor preparação possível para enfrentar a dura época que se avizinha. Com o plantel ainda por definir e com várias ausência devido a férias a URC está a dar os primeiros passos aproveitando as excelentes condições do novo complexo desportivo de Cantanhede enquanto o Fujanco não terminar com as obras. Também o novo "timoneiro" parece estar encontrado, ainda não trabalha com a equipa mas deverá ser apresentado em breve. É alguém ligado ao ensino do desporto o que pensamos fará uma rápida adaptação ao grupo.
Para acompanhar a data dos treinos basta consultar o blog, logo se alguma atleta feminina estiver interessada em fazer parte do grupo de trabalho pode comparecer no respectivo lugar do treino ou entrar em contacto através do mail, as portas estão abertas.
Algumas atletas da equipa Sub-17 já se encontram a trabalhar com o grupo e que em breve será anunciado a data efectiva do inicio dos treinos para a equipa mais nova.

sábado, 15 de agosto de 2009

SELECÇÃO SUB-19 EM ESTÁGIO

"ANITA" ENTRE AS CONVOCADAS
Tendo em mente a preparação do primeiro mini-torneio de apuramento para o Campeonato da Europa de 2010, a Selecção Nacional Feminina Sub-19 volta a concentrar-se na próxima quarta-feira, dia 19 de Agosto, para mais um estágio.
As 23 jogadoras convocadas por Mónica Jorge estarão concentradas de 19 a 22 de Agosto em Rio Maior, realizando quatro sessões de treino e dois jogos de preparação, diante das formações do Caldas SC (20 de Agosto) e do CD Fátima (22 de Agosto).
Apuramento joga-se no AlgarveO primeiro mini-torneio de apuramento para o Campeonato da Europa de 2010 terá lugar no Algarve, entre os dias 19 e 24 do próximo mês de Setembro. No Grupo 11 da primeira etapa de qualificação, Portugal vai encontrar as formações da Islândia, da Roménia e da Suíça.
Eis a lista de jogadoras convocadas:

ARC Sequiade: Regina Pereira;
ARC Várzea: Sara Soares;
AU Estação: Maria Nantes;
Beira-Mar AC Almada: Rafaela Ventura;
Boavista FC: Teresa Coutinho;
CR Golpilheira: Inês Cruz;
CS Marítimo: Laura Luís;
CU Micaelense: Eugénia Moniz;
Fundação D. Laura Santos: Vanessa Filipa;
Paris Saint Germain: Mariane Amaro;
FC "Os Belenenses": Mariana Rosa;
GCD Del Negro: Cristiana Gonçalves;
GDC A-dos-Francos: Mariana Ferreira;
O Crasto - ACR Daire: Bruna Morais;
SC Freamunde: Adriana Gomes;
SL Benfica: Sara Ferreira;
SU 1º Dezembro: Dolores Silva, Mónica Mendes e Solange Carvalhas;
UD Ponte Frielas: Patrícia Morais;
UR Cadima: Ana Martins;
Vitória SC: Filipa Mendes e Joana Carneiro.

Programa de actividades

21.08.2009 Quarta-feira
14h00 - Concentração no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior
17h30 - Treino Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior

20.08.2009 Quinta-feira
10h00 - Treino Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior
19h30 - Jogo-treino com Iniciados do Caldas SC (Rio Maior)

21.08.2009 Sexta-feira
10h00 - Treino Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior
18h00 - Treino Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior

22.08.2009 Sábado
10h00 - Jogo-treino com Iniciados do CD Fátima (Rio Maior) - Dispensa após o jogo

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

BODAS DE OURO DA URCADIMA

1ª PARTE DO PROGRAMA DO 50º ANIVERSÁRIO DA URC
(visto ser a um dia de trabalho a opção para já foi a de marcar o dia lembrando todos aqueles que à sua maneira contribuíram para que a URC seja uma realidade mas que já " partiram" )

- 20:00 Romagem ao Cemitério com colocação de coroa de flores.

- 21:00 Missa Solene em memoria de Dirigentes, Atletas e Simpatizantes a ser celebrada no Salão da Junta de Freguesia de Cadima, local onde a colectividade tem a sua sede.

- 22:00 Bolo de Aniversário e os Parabéns.

Toda a comunidade está convidada a comparecer quer aos actos solenes, quer ao convívio final.

Em data ainda anunciar os "festejos" continuam com a parte desportiva e social, aberta a toda a comunidade.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PLANO TRABALHO EQUIPA SÉNIOR FEMININA

NOVA ÉPOCA TEM PONTAPÉ DE SAÍDA JÁ NO DIA DE AMANHÃ:

Dia 12 Agosto
Complexo Desportivo Cantanhede
19:30 horas

Dia 13 Agosto
Folga

Dia 14 Agosto
Complexo Desportivo Cantanhede
19:30 horas

Dia 15 Agosto
Complexo Desportivo Cantanhede
09:30 horas
18:30 horas

Dia 16 Agosto
Complexo Desportivo Cantanhede
09:30 horas ????

Dia 17 Agosto
Complexo Desportivo Cantanhede
19:30 horas

Dia 18 Agosto
Folga


Aniversário da URC
- 20:00 Romagem ao Cemitério
- 21:00 Missa Solene em memoria de Dirigentes, Atletas e Simpatizantes
- 22:00 Parabéns


Dia 19 Agosto
Complexo Desportivo Tocha
19:30 horas

Dia 20 Agosto
Folga


Dia 21 Agosto
Complexo Desportivo Cantanhede
19:30 horas

Dia 22 Agosto
Complexo Desportivo Cantanhede
09:30 horas
18:30 Jogo a designar

Dia 23 Agosto
Folga


continua . . . . . . . . . . .

sábado, 8 de agosto de 2009

FUTEBOL FEMINIO EM CADIMA

"AVENTURA" NA 1ª DIVISÃO

A época 09/10 da equipa Feminina da União Recreativa de Cadima vai ter o seu inicio no próximo dia 12 Agosto pelas 19:45 horas no Campo do Fujanco em Cadima.
Equipa Feminina encontra-se ainda sem "timoneiro" , sendo inicio assegurado por alguém da casa até se encontrar a pessoa que leve o barco a bom porto.
A "aventura" na 1ª Divisão tem de ser preparada com todo o cuidado e deve ser levada muito a sério, para isso todo o grupo de trabalho terá de fazer algum sacrifício principalmente na pré-época que normalmente coincide com período de férias. Maior parte das equipas que constituem o campeonato tem muita experiência e só com muito trabalho a equipa gandareza poderá ombrear com as mesmas. O inicio será no velhinho Fujanco, mas está a ser estudada a possibilidade de usar os relvados existentes no Concelho, o que não depende apenas da URC pois existem outros clubes a partilhar os espaços.
Boa disposição e muita vontade de trabalhar é o que se espera de todas atletas a partir da próxima quarta-feira. A equipa Feminina sub-17 começara a trabalhar em breve, mas ainda não tem o seu inicio marcado, mas já não falta muito.

EXPOFACIC 2009 - 10º DIA

XUTOS, ENCERRAMENTO EM GRANDE.
Feira "louca" , fez esquecer a crise por uns dias.




ATÉ PARA O ANO . . . . . . . . . .

EXPOFACIC 2009 - 9º DIA

JOSS STONE & JAMES - NOITE MÁGICA


EXPOFACIC 2009 - 8º DIA

MORANGUITAS ABRIRAM APETITE A ALVIM



EXPOFACIC 2009 - 7º DIA

ABBA, VIAGEM AO PASSADO

EXPOFACIC 2009 - 6º DIA

MARIZA ENCANTOU . . .

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

EXPOFACIC 2009 - 5º DIA

DANIELA BRILHOU . . . . . .


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

1º DEZEMBRO

"Nem a consciência do dever cumprido apaga o vazio e o nó na alma que, neste momento, sentimos" Publicado por 1dezembro

O 1º Dezembro, brilhante representante de Portugal na UEFA Champions League Feminina, perdeu com o Brøndby IF e falhou o apuramento no Grupo C, com as dinamarquesas a integrarem o lote de equipas que ficaram nos segundos lugares nos respectivos países, mas que conseguiram assegurar a continuidade na prova mais importante do futebol feminino europeu.

O Brondby recebeu os jogos deste grupo - o mesmo do 1º Dezembro - e a equipa da casa, que atingiu por duas vezes as meias-finais da Taça UEFA Feminina, precisava de bater a formação de Sintra para seguir em frente, vencendo as portuguesas por 1-0 graças a um golo de Signe Andersen aos 31 minutos.
Continuidade em prova as italianas do ASD Torres Calcio já tinham assegurado o primeiro lugar do seu grupo, no sábado, enquanto os triunfos do FC Bayern München, Linköpings FC, Montpellier Hérault SC, Brøndby, WFC Rossiyanka e Everton LFC permitiram que estas equipas marquem presença no sorteio dos 16 avos-de-final, marcado para 16 de Agosto, onde terão a companhia do FCR 2001 Duisburg, detentor da Taça UEFA Feminina, e dos campeões dos 24 países melhor classificados.
A participação da equipa Portuguesa pode considerar-se muito positiva, venceu dois jogos e só baqueou perante a equipa da casa, que joga num dos melhores campeonatos da Europa e pela margem mínima o que deixa um amargo de boca pois faltou pouco para alcançar um feito histórico. Contudo a equipa Portuguesa pelo que fez dignificou de forma bastante significativa o futebol português e a colectividade que representam. As atletas e a equipa técnica estão de parabéns pela prestação em terras Dinamarquesas.

sábado, 1 de agosto de 2009

CRÓNICA DE UMA MORTE NÃO ANUNCIADA

SERÁ ISTO VERDADE? SÓ MESMO NO NOSSO POBRE FUTEBOL . . . .
UMA EQUIPA RECHEADA DE BOAS ATLETAS QUE FICA PELO CAMINHO, ASSIM O FUTEBOL FEMININO VAI EVOLUIR . . . . . ., MAS NÃO EM PORTUGAL . . . . .
Por onde começar? Talvez pelo fim. No dia em que a equipa de futebol feminino do Odivelas Futebol Clube acabou, as jogadoras, treinadores e directores sabiam tanto sobre o assunto como o Presidente da República.
É mais que conhecido – e já o tínhamos referido aqui várias vezes – que o Odivelas atravessa um processo de insolvência, fruto de dívidas acumuladas ao longo de vários anos e de dinheiro esquivo, daquele que desaparece mas ninguém sabe muito bem para onde. Pois então que, há uns meses, por ordem do tribunal, foi nomeado um administrador da insolvência que, por sua vez, recebeu o apoio de uma comissão de trabalho liderada por Luís Baptista, director da SAD do Odivelas.
Numa reunião que teve lugar no final de Junho, o administrador e a comissão informaram as várias modalidades do clube (exceptuando as do futebol masculino) que estas seriam encerradas, a não ser que (no caso do futebol feminino) apresentassem uma garantia bancária de 22 mil euros, que asseguraria ao banco que as despesas da época teriam cobertura. Ora o director do futebol feminino do Odivelas, José Carvalhais – que também era vice-presidente do clube -, fez questão de assinalar entre os seus pares que o futebol feminino não acabaria, nem que ele tivesse de pagar as despesas do seu bolso.
O gesto, ainda que bonito, de pouco valeu, visto que, a última vez que vi, as convicções ainda não pagam dívidas. Nas semanas seguintes, no entanto, talvez descansado pela prova de força que teria demonstrado nessa reunião, José Carvalhais ignorou (ou não recebeu, consoante as versões) os repetidos avisos para a apresentação da garantia bancária e foi, inclusive, de férias. Por esta altura, ainda jogadoras e técnicos do Odivelas dormiam descansados, sonhando com a disputa da I Divisão que ainda estaria para vir em Setembro.
À falta de respostas de José Carvalhais, a comissão e o administrador do Odivelas não estiveram com meias medidas e replicaram com um acto impiedoso: enviaram um fax à Federação Portuguesa de Futebol a informar a entidade da desistência da equipa de futebol feminino do Odivelas. Estima-se que, àquelas horas, as jogadoras e técnicos do Odivelas estivessem na praia a gozar o Verão ou então a sonhar com a época que se avizinhava. Uma dessas. Tomada esta acção drástica, estava terminado o futebol feminino do Odivelas Futebol Clube, campeão da II Divisão Nacional na época anterior.
Alguns dias depois, mais coisa menos coisa, começaram a chegar rumores (mas de fora do Odivelas, atenção) a técnicos e jogadoras informando-os do seu destino trágico. Incrédulos, todos começaram a tentar confirmar o feito. E confirmaram-no. E ficaram incrédulos novamente. Ligaram a José Carvalhais, que balbuciou meia dúzia de tretas, sem tirar nem pôr. Ligaram a Luís Baptista, que lhes explicou que a comissão não tinha tido escolha perante a imperturbabilidade de José Carvalhais, mas que se as jogadoras e técnicos ainda conseguissem arranjar uma garantia bancária de 22 mil euros (que, mais tarde, se viria a transformar num adiantamento de “apenas” 10 mil euros, podendo o restante montante ser pago na segunda metade da época), a comissão teria muito gosto em voltar a informar a Federação da não-desistência do Odivelas.
No entanto, a FPF, pouco ralada com cogitações odivelescas (quiçá mais preocupada com os 2.5 milhões de euros que o presidente Gilberto Madaíl enterrou em negócios pouco claros ou talvez com a previsível não-qualificação da selecção AA para o campeonato do mundo ou ainda com os quatro-anos-quatro com que vão ter de levar com o Carlos Queirós), pegou na “vaga” deixada pelo Odivelas e ofereceu-a de bandeja à Casa Povo Martim, que na época passada não se conseguiu qualificar para a I Divisão, ficando em último lugar. Não se fazendo rogado, naturalmente, o clube de Barcelos apressou-se a aceitar tão generosa oferta, não se fosse dar o caso de estarem a sonhar e serem beliscados e acordarem.
Pelo menos foi isso que a FPF, no caso representada pelo sr. João Leal (do departamento jurídico), disse às jogadoras do Odivelas que se deslocaram à sede procurando resolver este imbróglio. No entanto, João Leal mentiu – vou repetir – mentiu descaradamente ao dizer aquilo, visto que o ofício da FPF, enviado por fax à Associação de Futebol de Braga, a informar que o Odivelas iria acabar e a vaga passaria para o Casa Povo Martim, apenas chegou ao clube no dia SEGUINTE à conversa em questão e, ainda para mais, a data constante no papel era desse dia seguinte, não havendo qualquer hipótese, portanto, do Casa Povo Martim ter aceite a vaga do Odivelas antes da tal conversa com o sr. João Leal. E porque mentiu João Leal, perguntam vós? Pois, realmente não sabemos. Não é coisa que beneficie ninguém, portanto… terá sido uma atitude de “deixa-me cá não me chatear mais com esta me… coisa?” Se calhar.
Entretanto, as valentes… valentes quê?-teimosas-persistentes-ou apenas idiotas jogadoras do Odivelas já tinham tentado obter, em meia dúzia de dias, pelo menos 10 mil euros para continuarem a jogar futebol no seu clube. Bateram à porta de Fernando Piedade (Classemaq), patrocinador que na época passada as tinha ajudado, e de Arnaldo Dias, conhecido empresário de Odivelas que, em tempos, também já havia patrocinado a equipa. Manifestações de boa vontade foram a rodos, mas todos sabemos que de boas intenções está o inferno cheio, ou seja, dinheiro nem cheirá-lo, quanto mais vê-lo.
Perante a falta de soluções financeiras, equacionaram-se também outras medidas. Criar uma nova equipa, noutro clube, e “ceder” os direitos de participação do Odivelas ao dito clube, para que jogássemos onde merecemos: na I Divisão Nacional. Houve conversações com equipas interessadas mas, infelizmente, os contactos exploratórios com a FPF mataram-nos a ilusão, visto que os responsáveis federativos apenas concedem que as cedências de direitos existam no futsal.
Por fim, chegou-se ao pior mas, também, mais provável: a criação de uma nova equipa que começaria… na II Divisão. Ou seja, fazer tudo outra vez (giro, não é?). Falou-se com as equipas X e Y, mas havia outro problema: as inscrições de equipas para a II Divisão fecham esta semana, precisamente a 31 de Julho. Quer dizer, isto se acreditarmos na FPF, visto que as inscrições se processam na Associação de Futebol de Lisboa e, lá, dizem que as inscrições só terminam a 4 de Agosto. Voltar a confirmar esta informação na FPF é mais difícil do que encontrar uma agulha num palheiro, visto que a pessoa A tanto diz que “o prazo é 31 de Julho” como a pessoa B diz “quem decide esse tipo de situações é a associação na qual se vão inscrever, falem com eles.” Este jogo de ping-pong é giro e dá vontade de rir, mas não é muito útil a quem quer ser bem informado.
Sem apoios, sem interesse e sem equipa, as (ex) jogadoras e (ex) técnicos do Odivelas renderam-se à sua condição trágica de novos desempregados e deram por terminada a sua participação no futebol feminino português em 2009/2010, quando a mesma ainda nem se tinha iniciado. Para já, sem clube, nem na I nem na II nem em lado nenhum.
Estão assim fora do futebol feminino português 25 jogadoras cheias de potencial e três técnicos (Helena Costa, Edgar Cardoso e Tiago Viegas) que vão granjeando fãs pelo seu trabalho nas escolas de formação do S. L. Benfica e que formaram em 2008/2009 uma equipa que foi campeã nacional da II Divisão e teve o inimitável feito de bater o crónico campeão (há 8 anos) 1.º Dezembro na Taça de Portugal. E são estas as memórias vãs, e ao mesmo tempo promissoras, que ficarão de uma equipa que, admita-se sem pejo nem falsas modéstias, veio animar o mundo do futebol feminino português, para o bem ou para o mal.
A crónica de uma morte nunca poderá deixar de ser triste, mas que seja, pelo menos, didáctica a quem por aqui anda. Já não é a primeira vez, nem será certamente a última, que uma equipa de futebol feminino portuguesa acaba. E depois, como querem que as nossas jogadoras não vão para Espanha, EUA ou Islândia? Como querem ter uma selecção que se qualifique para alguma coisa? Como querem que o futebol feminino cresça? Como querem seja o que for? A resposta é simples: não querem, ou, quiçá como sucedeu com José Carvalhais e João Leal, pouco se importam com coisas que dêem trabalho. No fundo, julgo que o problema é todo esse: ninguém se dá ao trabalho, ninguém quer saber, ninguém se interessa, ninguém se esforça, ninguém nada. E, no meio disto tudo, onde estão os nossos seleccionadores? Não tem nada a dizer? Um comunicado? Uma palavra que seja? Um ombro para chorar?
Não esperamos que compreendam, mas tentem imaginar, tentar sentir na pele o que é trabalhar durante um ano, a sangue e suor, para conquistar algo, depois conseguir fazê-lo, depois festejá-lo e depois… vê-lo ser-nos tirado assim, sem mais nem menos. Frustradas, impotentes, desiludidas, desmotivadas e tristes, é assim que ficamos.
Com muita pena, é isto o fim. A pequena contribuição mediática deste blogue termina também hoje, aqui e agora, tal como todos os projectos que entretanto havíamos iniciado. Obrigada a todos os que contribuíram para as quase 150 mil visitas que tivemos, obrigada aos que ajudaram a formar os 1391 comentários e obrigada pelas 17 mil visualizações dos nossos 43 vídeos no Youtube. O resto fica como herança de algo que não chegou a ser. Aos companheiros de blogues, CPM, Cadima e 1.º Dezembro, continuem com o vosso esforço e vão publicitando o futebol feminino tão bem como têm feito. Às equipas que continuarão com esta saga de carolas, um bem-haja e façam bom proveito da época. E nunca se esqueçam de olhar sempre por cima do ombro, porque hoje em dia… não se pode confiar em ninguém.
Às jogadoras do Odivelas, orgulhem-se de tudo o que atingiram com muito esforço e dedicação. À equipa técnica e, especificamente, à melhor treinadora com quem já tive o imenso prazer de trabalhar (e aprender), a melhor sorte do mundo para todos projectos e esperemos voltar a cruzar-nos.
Até qualquer dia.
Mariana Cabral

in http://odivelas.wordpress.com