quarta-feira, 7 de março de 2012

XIX ALGARVE CUP

PRESISTÊNCIA PREMIADA

A Selecção Nacional Feminina venceu, esta segunda-feira, a República da Irlanda, por 2-1, em partida da terceira e última jornada do Grupo C da XIX Algarve Cup, disputada no Estádio Algarve, em Faro.

Apesar do segundo triunfo na prova, com um “bis” de Ana Borges, aos sete e 74 minutos, entrecortado pelo golo de Louise Quinn (30'), a Equipa das Quinas terminou no segundo lugar do grupo, atrás do País de Gales.

Depois da vitória sobre a Hungria (4-0), na passada sexta-feira, o Seleccionador Nacional, António Violante, optou por fazer seis alterações no “onze” inicial, vendo uma das novidades, a guarda-redes Patrícia Morais, fazer uma grande defesa a um cabeceamento de Louise Quinn, logo aos seis minutos.

Portugal respondeu da melhor forma, no minuto seguinte, e chegou à vantagem, com Carla Couto a servir Ana Borges que, à saída da guarda-redes irlandesa, Emma Byrne, aplicou um “chapéu” perfeito. Em desvantagem, a República da Irlanda assumiu o controlo da partida e “empurrou” a formação lusa para o seu meio-campo, sem contudo criar grandes ocasiões de golo.

Seria num lance de bola parada que a pressão irlandesa sairia premiada, à passagem da meia hora, com Louise Quinn a cabecear para o empate, sem marcação, no “coração” da área, na sequência de um pontapé de canto.

Depois da igualdade, a Selecção Nacional melhorou e surgiu mais vezes junto da baliza contrária, com Carolina Mendes a cabecear à figura (34') na melhor ocasião até ao intervalo.

Ana Borges bisa
O segundo tempo teve um arranque menos emotivo, à excepção de uma excelente defesa da guarda-redes lusa a uma tentativa de Fiona O'Sullivan (54). Já com Portugal a controlar a partida, embora sem criar grande perigo, a irlandesa Megan Campbell atirou ao poste, na marcação de um canto, aos 68 minutos.

O ascendente português teve frutos aos 74 minutos, quando Sofia Vieira isolou Ana Borges e a jogadora do Prainsa Zaragoza (Espanha) correu para a baliza e, na "cara" de Emma Byrne, bisou na partida e deu a vitória à sua equipa.

Intensidade e competência
Satisfeito com o resultado obtido, o Seleccionador Nacional, António Violante, destacou a intensidade do jogo e a capacidade de resposta das suas pupilas.

"Foi um jogo intenso, bem disputado, mas nem sempre bem conseguido. Mais uma vez, e à semelhança do que encontrámos no primeiro jogo, a imposição física fez-se sentir e complicou-nos a tarefa. Quer na primeira parte como no início da segunda, não acertámos bem no que pretendíamos, mas conseguimos reagir e bem", disse.

O técnico luso salientou a importância das susbstituições operadas e o crescimento que a Equipa das Quinas tem registado. "Obviamente, as substituições operadas ajudaram bastante, mas esse sempre foi o nosso objectivo, ou seja, conseguir colocar todas as jogadoras em campo para tirar partido das capacidades de cada uma. As jogadoras têm dado conta do recado e a equipa está em franco crescimento".

Relativamente ao último encontro da competição, António Violante acredita que a formação lusa encontrará certamente dificuldades, diante de uma selecção que se encontra melhor posicionada no ranking. "Encontraremos novas dificuldades, isso é certo, uma vez que se trata de uma equipa supostamente superior, que até agora participou no torneio numa grupo acima do nosso. Ainda não tivemos oportunidade de observar o adversário, mas se surgirem novos percalços, a equipa terá de ser capaz de responder da melhor forma. Estamos a melhorar e temos capacidade para fazer sempre mais", concluiu.

A partida entre a Selecção Nacional e a formação chinesa está agendada para a próxima quarta-feira, dia 7 de Março, pelas 10h15, no Estádio Algarve.

Ficha de Jogo
XIX Algarve Cup 3ª Jornada
Estádio Algarve, em Faro.

Árbitra: Margaret Domka (EUA).
Árbitras Assistentes: Marie-Joseé Charbonneau (Canadá) e Stacy Greyson (Jamaica).
Quarta Árbitra: Irazema Aguilera (Cuba).

PORTUGAL 2-1 REPÚBLICA DA IRLANDA (1-1, ao intervalo)

Portugal: Patrícia Morais, Carole Costa, Kimberly Brandão, Filipa Patão, Regina Pereira (Sónia Matias, 90'+2'), Cláudia Neto, Tita (Melissa Antunes, 66'), Sofia Vieira, Ana Borges (Andrea Rodrigues, 85'), Carolina Mendes (Laura Luís, 80') e Carla Couto (Ana Leite, 75').
Suplentes não utilizadas: Neide Simões, Jamila Marreiros, Sílvia Rebelo, Filipa Rodrigues e Patrícia Gouveia.
Seleccionador Nacional: António Violante.
Golos: Ana Borges (7' e 74').
Disciplina: Cartão amarelo a Kimberly Brandão (90'+2').

República da Irlanda: Emma Byrne, Sophie Perry, Niamh Fahey, Louise Quinn, Grace Murray (Megan Campbell, 42'), Ciara Grant, Dora Gorman (Marie Curtin, 46'), Denise O'Sullivan (Shannon Smyth, 76'), Julie Ann Russell, Sara Lawlor (Fiona O'Sullivan, 44') e Michelle O'Brien (Aine O'Gorman, 46').
Suplentes não utilizadas: Eve Badana, Kerrie Ryan, Emma Mullin, Yvonne Tracy e Ruesha Littlejohn.
Seleccionadora Nacional: Sue Ronan.
Golos: Louise Quinn (30').
Disciplina: Cartão amarelo a Sara Lawlor (20'), Ciara Grant (35') e Niamh Fahey (84').

Sem comentários: