I Divisão feminina será disputada em duas fases na próxima época.
A I Divisão Nacional feminina da próxima época (2009/2010) será disputada em duas fases. A FPF tornou público o novo regulamento das competições e as diferenças em relação à época que agora terminou vão muito para além do aumento do número de equipas.
A I Divisão será, portanto, disputada por 10 equipas em duas voltas, o que perfaz um total de 18 jogos. No final dessas 18 jornadas, os quatro primeiros classificados competirão entre si pelo título de campeão nacional, em duas voltas, e mantendo metade dos pontos que já tinham ao fim desses 18 jogos. As restantes 6 equipas da tabela, por outro lado, disputarão um playoff de manutenção na I Divisão – também em duas voltas -, acabando por descer os dois últimos classificados desse playoff.
Na prática, isto significará que as equipas da I Divisão Nacional disputarão 18 jogos + 6 jogos (caso sejam uma das primeiras quatro classificadas ao fim das 18 jornadas) ou 18 jogos + 10 jogos (caso sejam um dos últimos 6 classificados).
Este novo modelo competitivo resolverá, assim, um dos problemas da época 2008/2009: a falta de jogos. Nem de propósito, no nosso novo programa Visão de Jogo (que podem ouvir aqui) discutimos o que pensávamos ser um campeonato demasiado curto, por ter apenas 18 jogos. Sugerimos até a criação de uma Taça da Liga para colmatar a situação. Afinal, a FPF já tinha outros planos e haverá, de facto, mais jogos.
Só podemos elogiar este novo modelo competitivo, que trará certamente mais emoção ao nosso campeonato. Podem confirmar todo o novo regulamento feminino da I e II Divisões aqui e ver outras informações de interesse sobre os campeonatos aqui. De notar também que o campeonato da II Divisão chamar-se-á agora Campeonato de Promoção, perdendo a designação de II Divisão Nacional.
Por fim, há também que elogiar a obrigatoriedade da realização dos jogos da 2.ª fase da I Divisão em relvados ou sintéticos. É uma excelente medida que já há muito vinha sendo pedida pelas jogadoras. Para além disso, a FPF informa também os clubes que, a partir de 2010/2011 TODOS os jogos da I Divisão serão disputados em relvado ou sintético, obrigatoriamente.
Repetimos, mais uma vez, que, à primeira vista, estas parecem-nos óptimas medidas. E se, quando é necessário, somos aqui as primeiras a pedir ou a questionar quando achamos que algo está mal, agora não temos problema em dizer precisamente o contrário: que a FPF e a sua equipa de trabalho para o futebol feminino, liderada pela seleccionadora Mónica Jorge, estão a implementar várias medidas muito favoráveis ao aumento da competitividade do futebol feminino português. Por isso mesmo, os nossos parabéns e que continuem assim.
Artigo retirado de :http://odivelas.wordpress.com
2 comentários:
Raparigas com 13 anos podem se inscrever nesta equipa???
A União Recreativa de Cadima fica contente por saber que existem atletas interessadas em praticar futebol.
Anónimo 17 Maio, a resposta é SIM.
Podemos desde já dizer que para a próxima época vamos ter uma equipa de formação Sub-17 logo só para atletas menores de 17 anos onde pensamos poderás fazer parte.
Para saberes mais informação envia um mail urcadima@gmail.com para o clube, nós teremos todo o prazer em te responder a todas as questões. Podes também trazer colegas que queiram praticar a modalidade, todas serão bem vindas a este clube.
UR Cadima
Enviar um comentário