segunda-feira, 12 de abril de 2010

1º DEZEMBRO VENCE TAÇA PORTUGAL

A URC ESTEVE PRESENTE NO JAMOR


A capitã da URC, Sandra Lopes, residente em São Caetano, demonstra a sua alegria em pisar o mítico relvado do Jamor mostrando as cores do Clube, da Freguesia de Cadima e do Concelho de Cantanhede.

Raquel Miranda e Ana Martinho, atletas da URC , juntaram-se por momentos à comitiva pois já se encontravam em Lisboa ao serviço da Selecção Distrital de Coimbra que ali disputou o Torneio Inter-Associações. As duas pequenas grandes atletas "pousaram" também junto da Presidente e atleta da URC , Raquel Jesus.

Muito público e entidades oficiais na tribuna.
1º de Dezembro vitorioso

Sábado , 10 Abril 2010
O 1º de Dezembro venceu, este sábado, a quinta Taça de Portugal de Futebol Feminino do seu historial ao bater o Boavista, por claros 6-0. Carla Couto esteve em destaque ao apontar um póquer. A avançada que detém o recorde de internacionalizações abriu e fechou o activo nesta que foi a primeira final de Taça no Estádio Nacional.

A formação de Sintra foi a melhor equipa em campo e adiantou-se no marcador aos 11 minutos. Carla Couto bisou aos 43 minutos, levando o 1º de Dezembro para o intervalo com uma vantagem de dois golos.

Na segunda metade, a formação comandada por Nuno Cristóvão acentuou o seu domínio, com Lara Matos (50 minutos), Xana (autogolo aos 54’) e Carla Couto (58’ e 82’) a apontarem os tentos da vitória expressiva.

Carla Couto, Mulher do Jogo
Carla Couto foi considerada a Mulher do Jogo, recebendo assim o prémio HERTZ.

FICHA DE JOGO
Final da Taça de Portugal de Futebol Feminino
Estádio Nacional, no Jamor
Árbitra: Sandra Bastos (AF Aveiro)
Árbitras Assistentes: Marlene Vieira (AF Braga) e Olga Almeida (AF Viseu)
Quarta-árbita: Sílvia Domingues (AF Algarve)

SU 1º DEZEMBRO 6-0 BOAVISTA FC (2-0, ao intervalo)

1º Dezembro: Carla Cristina – CAP (Sara Machado, 90’), Cátia Relíquias, Carla Couto, Lara Matos (Carolina Mendes (63’), Dolores Silva, Andreia Silva (Sofia Venâncio, 71’), Joana Rosa, Elisabete Caleja, Filipa Patão, Filipa Francisco e Tânia Pinto.
Suplentes não utilizadas: Solange Carvalhas, Raquel Silva e Filipa Galvão.
Treinador: Nuno Cristóvão.
Golos: Carla Couto (11’, 43’, 58’ e 82’), Lara Matos (50’) e Xana (autogolo, 54’).
Disciplina: Nada a assinalar.

Boavista: Verónica, Félix, Figo – CAP, Nanda, Fontemanha, Adriana (Ritinha, 24’), Tété, Joana (Rita Lima, 57’), Belinha, Xana (Landinha, 59’) e Bruna.
Suplentes não utilizadas: Jacky, Ana, Li e Ariana.
Treinadora: Anabela Silva ‘Bé’
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Nada a assinalar.



sexta-feira, 9 de abril de 2010

RUMO AO JAMOR

EQUIPA DA URC VAI COMPARECER NA FINAL
A equipa da URC semi-finalista vencida vai estar em grande força no Jamor para assistir ao que se espera um bom espectáculo de futebol e uma boa propaganda do futebol feminino.
A FPF juntamente com apoio do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia permitiram a deslocação em autocarro até ao Jamor de todas as equipas que participaram nas eliminatórias da presente edição da Taça de Portugal, a URC desde já aplaude e agradece a iniciativa.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

FINAL DA TAÇA PORTUGAL FEMININA

FESTA NO FEMININO

Rosa Mota, Bé, Amândio de Carvalho, Elza Pais e Nuno Cristóvão mostram o cartão vermelho à violência doméstica
A sede da Federação Portuguesa de Futebol recebeu, esta quinta-feira, a Conferência de Imprensa de apresentação da VII Final da Taça de Portugal de Futebol Feminino, que pretende ser uma verdadeira festa do Desporto no Feminino.
Na sessão – que contou com as presenças do Vice-Presidente da FPF, Amândio de Carvalho, da Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, da campeã olímpica, Rosa Mota, além dos treinadores dos dois emblemas finalistas, Nuno Cristóvão (1º de Dezembro) e Anabela Silva “Bé” (Boavista) –, Amândio de Carvalho revelou que a realização da Final da Taça Feminina no Jamor “é o concretizar uma velha aspiração da FPF”, que em outras épocas já tinha tentado realizar o jogo decisivo da competição no Vale do Jamor.
“Queremos dar um novo fôlego e uma nova visibilidade à competição e ao próprio Futebol Feminino Português e, também por isso, foi criada uma nova imagem e identidade para o Futebol Feminino”, prosseguiu, sublinhando que “a FPF fez um esforço importante para dar aos clubes participantes e equipa de arbitragem todas as condições para disputarem a Final, nomeadamente através da disponibilização de Hotéis para a véspera e dia de jogo”.
O Vice-Presidente Federativo não esqueceu um agradecimento especial ao Governo, nas figuras da Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, por todo o apoio e empenho dado, bem como ao Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia que permitiu, por exemplo, a deslocação em autocarro até ao Jamor de todas as equipas que participaram nas eliminatórias da presente edição da Taça de Portugal.
Por seu lado, Elza Pais louvou a iniciativa da FPF e apresentou a campanha “Mostra o cartão vermelho à violência doméstica”, no âmbito do Movimento “Maltrato zero”. A responsável governamental apelou à “presença maciça de mulheres e homens no Estádio Nacional” e mostrou-se convicta que os espectadores assistirão a “um grande espectáculo”.
Também presente na Conferência de Imprensa, a campeã olímpica, Rosa Mota, lembrou o caminho difícil que as mulheres têm percorrido na luta pela igualdade de género no Desporto e mostrou-se entusiasmada com a realização da Final da Taça Feminina no Jamor. “Apelo a todas as mulheres, jovens e crianças para que encham o Estádio Nacional e façam do jogo uma grande festa, sem violência, provando que o Deporto pode e deve ser vivido com respeito”, referiu.
Os treinadores das duas equipas, Nuno Cristóvão e Bé, sublinharam o agrado com que vêm a realização do jogo no Jamor e mostraram a ambição de erguerem o troféu.

Nuno Cristóvão
“Cereja no topo do bolo”

Nuno Cristóvão em entrevista
fpf.pt: Qual a importância que tem, para as jogadoras e para si, o facto desta Final da Taça de Portugal ser disputada no Estádio Nacional?
Nuno Cristóvão: O facto da Final ser disputada no Jamor revela-se de grande importância. Na nossa equipa existem várias jogadoras que se vão despedir esta época e que deram muito ao Futebol Feminino – não só ao 1º de Dezembro, como à Selecção Nacional. São jogadoras de uma elevadíssima experiência e com grande maturidade. Esta presença na Final da Taça de Portugal, no Estádio Nacional representa para as jogadoras, para o Clube e para mim, a cereja no topo do bolo. Pessoalmente, desde pequeno que tinha essa ambição de poder estar no Estádio Nacional como intérprete activo do jogo e acabei por concretizar esse sonho. Trata-se de um local, como já temos dito várias vezes, mítico e com muito simbolismo. Quanto mais não seja, esse simbolismo e essa equiparação ao Futebol Masculino e à Final da Taça de Portugal Masculina tem um peso muito grande e por isso tenho de dar os parabéns à Federação Portuguesa de Futebol. Esta decisão, na minha perspectiva, é um passo muito grande na divulgação e desenvolvimento do Futebol Feminino.

fpf.pt: Pelo seu historial e pelo percurso efectuado pelo 1º de Dezembro esta época, pode dizer-se que a sua equipa é favorita a vencer a prova?
Nuno Cristóvão: Assumo essa posição. No entanto, estamos na Final da Taça e numa final existem dois contendores, duas equipas que a podem ganhar. Na minha perspectiva, qualquer equipa pode vencer e se estivesse do outro lado era isso que diria às jogadoras – que existem 50% de possibilidades de vitória para cada equipa. Naturalmente que, face a um passado recente, a esmagadora maioria das pessoas diz que o 1º de Dezembro é um claro favorito. Temos que respeitar esta posição. Mas se não respeitarmos o Boavista, estamos a dar armas muito grandes ao adversário no sentido de perdermos esta Final e é isso que nós não queremos.

fpf.pt: O que é que a sua equipa precisa de fazer para vencer esta Final?
Nuno Cristóvão: Vamos ter de respeitar muito o adversário, sabendo da nossa qualidade e procurando impô-la em jogo. Só no final dos 90 ou dos 120 minutos é que se pode dizer que a nossa equipa foi melhor do que a outra. Trata-se de um jogo e ele decide-se em campo. Da mesma forma que existem elevadíssimos índices de motivação da nossa equipa, por motivos de vária ordem, certamente que na equipa do Boavista esses índices serão ainda maiores. Temos de saber, de uma forma muito clara, aquilo que queremos e podemos fazer. Vamos jogar e desfrutar desta Final, tirando o máximo prazer do jogo, esperando que tudo corra da forma que gostaríamos.

Trajecto até à final
Nuno Cristóvão acedeu analisar cada uma das partidas do percurso até à final:

3ª Eliminatória – Oitavos-de-Final
10.01.2010 S Marítimo Murtoense 0-4 SU 1º Dezembro
“O nosso primeiro encontro para a Taça [diante do Marítimo Murtoense, a 10 de Janeiro de 2010] realizou-se numa altura em que a equipa atravessava um momento excepcional – fez dois golos na primeira parte, controlando por completo o jogo. A equipa soube gerir essa vantagem até porque, na jornada anterior a esse jogo, tínhamos jogado diante da mesma equipa e já tínhamos conhecimento do que iríamos encontrar. À semelhança do que foi feito ao longo da época, fui gerindo a equipa e acabou por ser uma vitória tranquila onde o mais difícil foi fazer o primeiro golo.”

4ª Eliminatória – Quartos-de-Final
07.02.2010 UD Oliveirense 0-3 SU 1º Dezembro
“Neste jogo, o resultado foi, na minha perspectiva, algo enganador. O resultado pode dar a sensação houve uma clara supremacia do 1º de Dezembro, o que não foi verdade. A primeira parte, apesar do maior pendor ofensivo da nossa equipa, foi equilibrada e fomos para o intervalo sem golos. Os primeiros minutos do segundo tempo foram decisivos com a obtenção de dois golos por parte da nossa equipa. Jogámos num campo muito difícil, pois as gentes de Oliveira de Azeméis acompanham fortemente a sua equipa e emprestam um grande ambiente em volta do jogo.”

5ª Eliminatória – Meias-Finais
20.03.2010 Escola FC 0-0 (3-5 gp) SU 1º Dezembro
“No encontro das meias-finais ficámos a dever a nós próprios não termos conseguido a vitória mais cedo. O Escola FC é, claramente, uma excelente equipa, muito bem orientada e com excelentes jogadoras. Foi um jogo disputado sob um grande ambiente. À medida que o jogo foi decorrendo, fomos criando sucessivas oportunidades de golo sem marcar, dando moral à equipa adversária. Tivemos de esperar pelas grandes penalidades para decidir a eliminatória a nosso favor. Tratou-se de uma vitória merecida, mas muito custosa.”

Currículo
Nuno Cristóvão assumiu os comandos do 1º de Dezembro no início da presente época. Com uma forte ligação ao Futebol Feminino, o técnico licenciado em Educação Física, pelo ISEF, treinou a equipa do GS Carcavelos (ao serviço do qual ganhou, na época de 1986/87, o título de campeão distrital de Lisboa) durante duas épocas e, entre 2000 e 2004, comandou as selecções femininas em 55 encontros (40 AA, 8 Sub-19 e 7 Sub-18). Nuno Cristóvão, nascido 10 de Fevereiro de 1959, em Lisboa, treinou também em escalões de formação masculinos de vários clubes – Odivelas FC, CD Olivais e Moscavide, CF Os Belenenses, CF Estrela da Amadora, CAC da Pontinha e SL Benfica.


Anabela Silva
"Motivação maior
"

Bé em entrevista
fpf.pt: Qual a importância que tem, para as jogadoras e para si, o facto desta Final da Taça de Portugal ser disputada no Estádio Nacional?
Bé: A escolha do Estádio Nacional para acolher a Final tem uma importância máxima. Não pode haver maior motivação para uma atleta que joga futebol do que representar uma Selecção Nacional, ser campeã nacional e jogar no Jamor. É um palco histórico para qualquer atleta e esta edição tem um significado especial porque é a primeira vez que a Taça se disputa neste local. Estas jogadoras vão fazer, por isso, história. Por outro lado, vão encontrar-se os dois clubes históricos do Futebol Feminino Português. No caso do Boavista, este jogo surge num momento em que o clube está a iniciar um ciclo novo, com novas e jovens jogadoras e esta final acrescentará mais responsabilidade e ainda maior motivação.

fpf.pt: Pelo seu historial e pelo percurso efectuado pelo 1º de Dezembro esta época, pode dizer-se que a formação de Sintra é favorita a vencer a prova?
Bé: Temos consciência de que quem olha para o “cartaz” da Taça pode ficar tentado a “entregar”, desde logo, o troféu ao 1º de Dezembro. Somos realistas e sabemos que o 1º de Dezembro é melhor equipa, neste momento, disputou 18 jogos para o Campeonato e venceu-os a todos, com muito poucos golos sofridos. Reconheço que – por tudo isto – é o grande favorito. No entanto, quem vai para uma final, não a encara para perder e nós não estaremos no Jamor para perder. Queremos ganhar a Taça!

fpf.pt: O que é que a sua equipa precisa de fazer para vencer esta Final?
Bé: O facto de o jogo ser disputado no Estádio Nacional e o facto de esta ser a primeira Final da Taça para 99 por cento das nossas atletas podem funcionar como factores adicionais de motivação. O 1º de Dezembro já ganhou muitas Taças e muitos Campeonatos nos últimos anos e, se calhar, vai entrar em campo com a ideia de que já nos venceu por duas vezes esta época e que fará o mesmo no Jamor. As jogadoras do Boavista têm muita vontade de ganhar o primeiro troféu da sua carreira e de se mostrarem. Esta é uma grande oportunidade para que as nossas jogadoras possam ganhar alguma coisa. A motivação, a juventude, o querer e a forma como temos trabalhado podem ser pontos a nosso favor.

Trajecto até à final
Bé acedeu a analisar cada uma das partidas do percurso até à final:

3ª Eliminatória – Oitavos-de-Final
10.01.2010 Escola FF Setúbal 0-0 Boavista FC (2-4, g.p.)
“Foi um jogo difícil, em que dominámos os diferentes aspectos da partida, mas que não conseguimos marcar. Desperdiçámos muitas oportunidades de golo, diante de um adversário muito fechado que procurou levar a partida para as grandes penalidades. Curiosamente, começámos mal a transformação dos castigos máximos e o Escola adiantou-se na eliminatória, mas conseguimos dar a volta e seguir em frente na Taça”.

4ª Eliminatória – Quartos-de-Final
28.02.2010 FC “Os Belenenses” 0-1 Boavista FC
“Voltámos a jogar fora, num encontro que teve um cariz similar ao anterior. Foi mais uma partida muito discutida, com poucas ocasiões de golo, mas – tal como aconteceu no jogo anterior – o Boavista foi mais forte e teve sempre a iniciativa do jogo. O golo da nossa capitã, Figo, apenas deu expressão e justiça ao resultado final”.

5ª Eliminatória – Meias-Finais
20.03.2010 Boavista FC 1-0 Cadima
“Encontrámos, nas meias-finais, um adversário a quem ainda não tínhamos conseguido ganhar esta época, o Cadima. Pela primeira vez, jogámos no relvado do Estádio do Bessa o que, por si só, já representou uma enorme recompensa pelo esforço que as nossas atletas fizeram ao longo da temporada. Nas duas partidas realizadas para o Campeonato, empatámos ambas a zero bolas. E este jogo voltou a ser muito equilibrado. Foi um jogo complicado e muito disputado, tal como havíamos previsto. Construímos as melhores ocasiões e fomos justas vencedoras. Acabou por ser um prémio merecido por todo o trabalho que temos efectuado ao longo da época”.

Currículo
Anabela Fernanda Pinto Silva, conhecida no mundo do futebol como Bé, está a cumprir, esta época, o primeiro ano como treinadora principal precisamente no clube onde, com 14 anos, iniciou a sua actividade como jogadora, o Boavista. Numa carreira recheada de sucessos, Bé coleccionou sete títulos de campeã nacional com a camisola das “axadrezadas”, a que se juntaram os troféus conquistados ao serviço do Lobão (um) e do Gatões (três). Merelinense e Várzea foram os outros clubes pelos quais jogou, tendo pela formação barcelense disputado uma final da Taça, na temporada 2004/2005, que viria a perder para o Marítimo Murtoense. Nascida a 26 de Dezembro de 1970, é impossível falar no percurso futebolístico de Bé sem lembrar as 78 internacionalizações que somou com a camisola da Selecção Nacional, 48 das quais envergando a braçadeira de capitã, e os cinco golos apontados pela Equipa das Quinas. A própria treinadora não esconde “o enorme prazer” que lhe deu “defender as cores do País”, numa trajectória que classifica como “marcante”.

FUTEBOL 7 FEMININO: INTER-ASSOCIAÇÕES

X TORNEIO INTER-ASSOCIAÇÕES
( Raquel Miranda e Ana Martinho defendem AF Coimbra )
O décimo Torneio Inter-Associações de ‘Futebol 7’ Feminino Sub-17 arranca hoje dia 8 de Abril e prolonga-se até ao dia 11 de Abril de 2010.
A competição envolve 16 selecções distritais divididas em quatro grupos. Nos dias 8 e 9 de Abril disputam-se os jogos da fase de grupos. Nos 10 e 11 de Abril realizam-se os jogos de qualificação.
Os 40 jogos irão ser disputados nos diversos campos do Complexo Desportivo do Jamor.




Eis a composição dos grupos:
Grupo A: Viseu, Braga, Portalegre e Ponta Delgada;
Grupo B: Lisboa, Évora, Madeira e Coimbra;
Grupo C: Guarda, Setúbal, Algarve e Aveiro;
Grupo D: Castelo Branco, Santarém, Leiria e Porto;

8 de Abril de 2010 Quinta-feira
9h30: Viseu 0 – 0 Braga (Campo de Râguebi)
9h30: Lisboa 3 – 0 Évora (Campo Nº3)
9h30: Guarda 1 – 0 Setúbal (Campo Nº4)
9h30: Castelo Branco 0 – 3 Santarém (Campo Nº5)
11h00: Portalegre 0 – 3 Ponta Delgada (Campo de Râguebi)
11h00: Madeira 0 – 1 Coimbra (Campo Nº3)

11h00: Algarve 1 – 3 Aveiro (Campo Nº4)
11h00: Leiria 1 – 1 Porto (Campo Nº5)

16h00: Viseu 0 – 0 Portalegre (Campo Nº5)
16h00: Lisboa 0 – 1 Madeira (Campo de Râguebi)
16h00: Guarda 1 – 0 Algarve (Campo Nº3)
16h00: Castelo Branco 1 – 2 Leiria (Campo Nº4)
17h30: Braga 3 – 4 Ponta Delgada (Campo Nº5)
17h30: Évora 1 – 1 Coimbra (Campo de Râguebi)
17h30: Setúbal 0 – 4 Aveiro (Campo Nº3)
17h30: Santarém 0 – 0 Porto (Campo Nº4)

9 de Abril de 2010 Sexta-feira
9h30: Viseu 1 – 0 Ponta Delgada (Campo de Râguebi)
9h30: Portalegre 0 – 1 Braga (Campo Nº3)
9h30: Lisboa 1 – 0 Coimbra (Campo Nº4)
9h30: Madeira 0 – 0 Évora (Campo Nº5)
11h00: Guarda 2 – 1 Aveiro (Campo de Râguebi)
11h00: Algarve 0 – 3 Setúbal (Campo Nº5)
11h00: Castelo Branco 0 – 3 Porto (Campo Nº4)
11h00: Leiria 0 – 0 Santarém (Campo Nº3)

Classificação:
Grupo A: 1º Ponta Delgada 2º Viseu 3º Braga 4º Portalegre
Grupo B: 1º Lisboa 2º Coimbra 3º Madeira 4º Évora
Grupo C: 1º Guarda 2º Aveiro 3º Setúbal 4º Algarve
Grupo D: 1º Porto 2º Santarém 3º Leiria 4º Castelo Branco

10 de Abril de 2010 Sábado
Jogos de apuramento dos Finalistas

(Jogo 1) Portalegre 0-1 Évora
(Jogo 2) Braga 1-2 Madeira
(Jogo 3) Viseu 2-1 Coimbra
(Jogo 4) Ponta Delgada 0-4 Lisboa [Meia-Final]
(Jogo 5) Algarve 1-0 Castelo Branco
(Jogo 6) Setúbal 1-5 Leiria
(Jogo 7) Aveiro 1-0 Santarém
(Jogo 8) Guarda 1-0 Porto [Meia-Final]

11 de Abril de 2010 Domingo
Jogos de Classificação

9h30: (15º/16º) Portalegre 0 - 1 Castelo Branco (Campo de Râguebi)
9h30: (13º/14º) Évora 0 - 1 Algarve (Campo Nº3)
9h30: (11º/12º) Braga 0 - 1 Setúbal (Campo Nº4)
9h30: (9º/10º) Madeira 0 - 0 Leiria (6-7 gp) (Campo Nº5)
11h00: (7º/8º) Coimbra 0 - 2 Santarém (Campo Nº3)
11h00: (5º/6º) Viseu 0 - 1 Aveiro (Campo Nº4)
11h00: (3º/4º) Ponta Delgada 0 - 2 Porto (Campo Nº5)
11h00: (FINAL) Lisboa 1 - 0 Guarda (Campo de Râguebi)

CAMPEÃ : AF LISBOA

Classificação Final
1º Lisboa
2º Guarda
3º Porto
4º Ponta Delgada
5º Aveiro
6º Viseu
7º Santarém
8º Coimbra
9º Leiria
10º Madeira
11º Setúbal
12º Braga
13º Algarve
14º Évora
15º Castelo Branco
16º Portalegre

terça-feira, 6 de abril de 2010

FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL FEMININO

FPF PROMOVE CONFERÊNCIA IMPRENSA
A Federação Portuguesa de Futebol promove na próxima quinta-feira (8 de Abril), pelas 13h00, uma Conferência de Imprensa alusiva à primeira Final da Taça de Portugal de Futebol disputada no Estádio Nacional, no Jamor.
A Conferência de Imprensa, que terá lugar no Auditório Manuel Quaresma da Sede da FPF, contará com a presença do Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Amândio de Carvalho, da Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, dos presidentes e treinadores dos clubes (Fernando Cunha e Nuno Cristóvão, do 1º de Dezembro, e Álvaro Braga Júnior e Anabela Silva ‘Bé’, do Boavista), assim como da campeã olímpica, Rosa Mota.

Jogo a 10 de Abril
A Festa do Futebol Feminino está agendada para o próximo sábado (10 de Abril), pelas 16h00, no Estádio Nacional. O 1º Dezembro e o Boavista FC lutarão pela conquista da sétima edição da Final da Taça de Portugal de Futebol Feminino.
Esta é a primeira vez que a final da prova se disputa no Vale do Jamor e está prometida muita animação ao longo da tarde. As entradas para o jogo são gratuitas.
A formação de Sintra, vencedora dos últimos oito campeonatos (venceu também em 1999/2000) e com quatro Taças conquistadas no seu currículo (2004, 2006, 2007 e 2008), parte para esta Final com a confiança de quem nunca perdeu no derradeiro jogo da competição. Por seu lado, a equipa portuense, vencedora de três campeonatos (1993/94, 1994/95 e 1996/97) e actual vice-campeã, procura a sua primeira conquista na prova depois de ter perdido a Final do ano passado, assim como a de 2007.

1ª DIVISÃO DISTRITAL DA AFC

"JOCA" FEZ A DIFERENÇA
Numa tarde verdadeiramente de primavera e num campo muito bom, as duas formações vizinhas apesar de concelhos diferentes, GD “ Os Águias” e UR Cadima colocaram as contas do calendário em dia num jogo bem disputado. Iniciaram melhor os homens da casa com a equipa forasteira a ter algumas dificuldades na adaptação ao sintético que em tarde de muito sol se apresentou um pouco lento. Logo aos 7’ Joca na cobrança exemplar de um livre directo abriu o activo para os visitados que assim ficavam mais tranquilos na partida. Os forasteiros não acusaram o jogo e foram na procura do empate, após os minutos iniciais de adaptação a equipa do Cadima jogava agora de forma mais rápida e procurava surpreender a equipa da casa através da velocidade dos seus extremos. Perto da meia hora Neves não conseguiu concluir da melhor maneira um bom lance de ataque e aos 34’ André depois de ultrapassar a defensiva não conseguiu servir o seu colega da melhor maneira. O Águias respondia também em velocidade mas era nas bolas paradas que se tornava mais perigoso aproveitando bem a estatura de alguns dos seus elementos. Numa primeira parte equilibrada o avanço no marcador da equipa da casa justifica-se sobretudo pela eficácia atacante. O segundo tempo não foi muito diferente do primeiro com ambos conjuntos encaixados com bola cá, bola lá. Aos 67’ Mikel na cobrança de um livre directo obrigou Marante a uma boa defesa. Aos 29’ um atleta da equipa da casa pára um remate forasteiro no interior da área com o braço mesmo na frente do árbitro da partida, uma grande penalidade que ficou por marcar e na sequência da jogada o capitão Vasco faz uma falta grosseira sobre Pato, sendo derrubado em seguida por Romeu. O auxiliar que na primeira metade inviabilizou várias jogadas ao Cadima de forma vergonhosa quando os seus atletas conseguiram ficar apenas com Marante pela frente foi o mesmo que só viu a segunda infracção nesta jogada. Uma situação de cartão vermelho foi transformada em amarelo pois a consciência pesou e muito. Na marcação do livre, Joca uma vez mais de forma magistral bateu bem , mas desta vez viu a bola ser devolvida pela trave com Carlos totalmente batido, sorte para o Cadima. Na jogada seguinte Xico na sua estreia pelo Cadima quase marcava de cabeça, a bola saiu perto do poste esquerdo da baliza aguarda de Marante. Perto do final uma boa jogada de ataque do Águias obriga Carlos a uma boa defesa. Já o jogo se encontrava no tempo de compensação quando o árbitro, decidiu manchar o jogo primeiro com a expulsão de Neves do Cadima e na jogada seguinte, a "compensar", expulsa André de forma ridícula, dois cartões vermelhos completamente fora de contexto e sem nexo algum, assumir precipitação no final não chega ambos atletas deviam ser despenalizados pois nada fizeram que justifica-se o castigo. Num jogo bem disputado sem casos de jogadas à margem da lei, exceptuando uma de Vasco por trás a Vitor mas felizmente sem consequências para o atleta da URC, o trio de arbitragem “comandado” pelo auxiliar do lado oposto à bancada conseguiu estragar o final. O jogo chegou ao fiM com a vitória da equipa da casa que num jogo equilibrado soube aproveitar bem uma das poucas oportunidades da partida, logo uma vitória justa da equipa da casa com boa réplica dos forasteiros.
Arbitragem com segredos.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

ACERTO DE CALENDÁRIO


CONCERTO DE PÁSCOA

QUARTETO DE CORDAS DE CANTANHEDE
Fundado em 2004, o Quarteto de Cordas de Cantanhede apresentou-se no seu primeiro concerto em Cantanhede a 2 de Outubro desse mesmo ano, “amadrinhado” pela Professora Irene Lima, conceituada violoncelista, solista internacional e especialista de música de câmara. O quarteto realiza regularmente concertos pelo pais, tendo também uma actividade regular com transmissões em directo e gravações para a Antena 2 desde 2005, recebendo os mais amplos elogios, tanto do público em geral, como da crítica especializada, tendo um crescente destaque no panorama musical português, fruto não só da qualidade mas também da vivência e entrega de energia psíquica, emocional e física que transmite nas suas apresentações.

quarta-feira, 31 de março de 2010

PORTUGAL GOLEOU ARMÉNIA

Goleada inédita
A Selecção Nacional Feminina goleou, esta quarta-feira, a Arménia, por expressivos 7-0, no seu quinto jogo no Grupo 7 de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2011, que terá lugar na Alemanha. Com este resultado, Portugal alcançou a vitória mais dilatada de sempre, um registo que perdurava desde 29 de Maio de 1994 (8-2, diante da Escócia) e que foi repetido a 29 de Setembro de 2001 (7-1, com Marrocos). Numa partida de sentido único, a nossa Selecção dominou por completo as operações, do primeiro ao último minuto, dando mostras de uma excelente reacção face à derrota averbada com a Itália, no passado sábado. Edite Fernandes (22’, 49’ e 86’), Sílvia Rebelo (26’), Cláudia Neto (32’), Sofia Vieira (40’, g.p.) e Carole (44’) apontaram os tentos da formação orientada por Mónica Jorge. Vitória dedicada à FPF e a Sónia Matias
No final do encontro, a Seleccionadora Nacional mostrou-se satisfeita com o triunfo: “Foi bom. A equipa precisava de se motivar com golos. Gostava de dedicar esta vitória tão expressiva à Sónia Matias, que não pôde jogar hoje face aos dois cartões amarelos vistos em jogos anteriores, e à Federação Portuguesa de Futebol que completa esta quarta-feira 96 anos de vida. Para o que falta do apuramento, queremos continuar a trabalhar e somar pontos para podermos subir no Ranking, que era o nosso principal objectivo”.

Edite marca golo histórico
Corria o minuto 49 do jogo entre Portugal e a Arménia, quando a capitã portuguesa, Edite Fernandes – autora de um “hattrick” –, apontou o sexto tento luso. Um golo com um sabor especial, ou não se tratasse do 150º da história da Selecção Nacional Feminina “A”, nos 28 anos de actividade que leva a Equipa das Quinas.Clique aqui para conferir resultados e classificação do Grupo 7 de apuramento para o Mundial de 2011.

Ficha do jogo
Jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo Alemanha 2011.
Complexo Desportivo da Tocha.

Árbitra: Paula Thorn (Suécia).
Árbitras Assistentes: Susanna Borg e Helen Caro (Suécia).
4ª Árbitra: Sandra Bastos (Portugal).

Portugal 7-0 Arménia (5-0, ao intervalo).

PORTUGAL: Neide Simões, Carole (Ana Cristina Leite, 46’), Kimberly Brandão, Silvia Rebelo, Mónica Gonçalves; Cláudia Neto, Dolores Silva (Noémia Figueiredo, 82’); Ana Borges, Sofia Vieira (Paula Cristina, 71’), Carla Couto; Edite Fernandes (cap.).
Suplentes não utilizadas: Jamila Marreiros, Cristiana, Joana Carvalho e Carolina Mendes.
Treinadora: Mónica Jorge.
Golos: Edite Fernandes (22’, 49’ e 86’), Sílvia Rebelo (26’), Cláudia Neto (32’), Sofia Vieira (40’, g.p.) e Carole (44’).
Disciplina: Nada a assinalar.

ARMÉNIA: A. Karapetyan, Yeremya, Ghukasyan (Hakobyan, 72’), Aleksanyan (Arzumanyan, 46’), Mangasryan, Khanzatyan, Kostanyan (cap.), Armine Khachatryan, L. Karapetyan, Shahinyan e M. Karapetyan.
Suplentes não utilizadas: Grigoryan, Alisa Khachatryan, Manukyan e Davtyan.
Treinador: Aslanyan Vagarshak.
Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Cartões amarelos exibidos a Kostanyan (80’), a Hakobyan (81’) e a Shahinyan (90’ + 2’).

terça-feira, 30 de março de 2010

SELECÇÃO DISTRITAL SUB-17 FEMININO

RAQUEL E ANA ENTRE ENTRE AS ELEITAS

sexta-feira, 26 de março de 2010

É JÁ AMANHÃ NA TOCHA

SELECÇÃO FUTEBOL FEMININA DEFRONTA ITÁLIA
Complexo Desportivo da Tocha, 15 horas.

quarta-feira, 24 de março de 2010

FEMININA "A" - JOGO TREINO

Feminina A: Jogo-treino diante da AF Coimbra
Depois da sessão matinal em Quiaios, a Selecção Nacional Feminina defrontou, ao final da tarde desta terça-feira, a formação da AF Coimbra, tendo saído derrotada por 2-0.
No final do encontro, Mónica Jorge mostrou-se satisfeita pelo empenho das jogadoras portuguesas e salientou a importância destes espaços de preparação, antes do jogo contra a Itália. " Independentemente do resultado, estes jogos servem sempre para fazer uma avaliação da equipa e, mais uma vez, fiquei satisfeita com a atitude e o empenho destas jogadoras. É óbvio que jogamos sempre para ganhar, mas o mais importante é permitir que a eqipa tenha estes espaços de preparação, antes de defrontar a Itália", disse.
A Seleccionadora Nacional destacou, ainda, o potencial dos adversários, "os melhores a nível distrital, acrescentando que se tratou de "um bom teste à agressividade e nível competitivo da equipa". O encontro foi dividido em três momentos (25'+25'+15'), tendo a Equipa das Quinas alinhado com o seguinte onze inicial:
Neide, Carole, Kimberly Brandão, Sílvia Rebelo, Sónia Matias, Cláudia Neto, Dolores Silva, Ana Cristina Leite, Mónica Gonçalves, Edite e Ana Borges.
No segundo tempo, a equipa foi a seguinte: Jamila, Kimberly Brandão, Carole, Dolores Silva, Sofia Vieira, Paula Cristina, Tita e Anita ( ambas das Sub-19 lusas e que participaram excepcionalmente neste jogo), Noémia Figueiredo e Mónica Gonçalves.
Já no terceiro tempo, Mónica Jorge escolheu o seguinte "onze": Neide, Noémia Figueiredo, Kimberly Brandão, Sílvia Rebelo, Sónia Matias, Joana Carvalho, Cláudia Neto, Ana Borges, Sofia Vieira, Anita e Edite.
As jogadoras Carla Couto e Carolina Mendes não participaram na partida, por precaução, por apresentarem sintomas de fadiga muscular/mialgia.
Na próxima quarta-feira (24 de Março), as pupilas de Mónica Jorge deslocar-se-ão ao Colégio de Quiaios para uma acção de promoção e divulgação dos jogos que disputará na região, convivendo com os alunos da referida instituição de ensino. A visita está agendada para as 10h30, antecedendo o treino matinal.

segunda-feira, 22 de março de 2010

1/2 FINAL TAÇA PORTUGAL FEMININA

CADIMA AINDA FEZ TREMER O BESSA
Autocarro na garagem, atletas sobem pelo elevador até ao piso 1 local dos balneários, ao abrir a porta aparece o tapete verde e um anfiteatro magnifico de bancadas, não era um sonho estavam mesmo no Estádio do Bessa. Podia ser um factor contra o Cadima mas não, foi um factor de motivação e durante 93 minutos a equipa do Concelho de Cantanhede demonstrou em campo a sua vontade e determinação, parecia que ali tinha jogado sempre, a tranquilidade da equipa gandareza só foi perturbada pelo golo solitário da partida e por dois petardos vindos da claque axadrezada. Podemos dizer com satisfação, que as centenas, sim é verdade, centenas de pessoas que assistiram ao jogo viveram uma verdadeira tarde de Taça de Portugal pena que a tristeza tenha ficado do nosso lado. As equipas entraram em campo dispostas a dar o máximo, o magnifico tapete verde do Bessa, agora sintético, proporcionou um jogo rápido e vivo, apenas a constante chuva prejudicou um pouco o espectáculo. Os primeiros 15 minutos foram de grande equilíbrio com ambas equipas a respeitarem-se muito, um jogo bonito com algumas jogadas interessantes. Aos 18 o Cadima beneficia de dois pontapés de canto seguidos e perde uma boa oportunidade de abrir o marcador, primeiro Anita de cabeça atira ao lado depois foi Dina que ao segundo poste não consegue a emenda. Á passagem da meia hora o Cadima está por cima, Tita passa a jogar um pouco mais recuada e o Cadima domina a partida contudo as oportunidades de golo eram escassas Verónica e Mónica limitavam-se a estar atentas. Aos 41 minutos Sara sofre uma entrada violenta por intermédio de Nanda, foi-lhe exibido o cartão amarelo quanto a nós mal, pois foi entrada para algo mais, mas é a nossa visão claro. A primeira parte chega ao fim com um nulo, mas com a equipa do Cadima um pouco mais atrevida, o Boavista tentava jogar de pé para pé mas as suas jogadas eram invariavelmente cortadas pelas forasteiras.
O segundo tempo começou com Cris a cruzar para defesa fácil de Verónica, volvidos alguns minutos foi a vez de Mónica segurar uma bola cruzada da direita, duas jogadas que evidenciavam um jogo mais aberto no segundo tempo. Aos 15 minutos Cris ganha espaço e atira por cima do travessão da baliza à guarda de Verónica, volvidos dois minutos uma desatenção defensiva do Cadima permitiu ao Boavista por intermédio de Nanda abrir o marcador, uma bola que estava controlada pela defensiva forasteira foi parar ao fundo da baliza de Mónica para uma “explosão” de alegria nas bancadas por parte dos adeptos axadrezados. A claque do Cadima não deixou cair o ânimo das suas atletas e de imediato incentivou as mesmas a dar a volta ao resultado. O Cadima demorou uns cinco minutos a recompor-se do “soco” e nesse período viu uma bola bater no poste esquerdo de Mónica apesar de nos parecer que a mesma tinha a situação controlada. O Cadima conseguiu suportar o forcing boavisteiro e reentrou no jogo, ao som do bombo e das palmas vindas da bancada as meninas de Cadima foram à procura do empate, aos 33 minutos Tita na marcação de um livre fez tremer a trave do Boavista, na recarga Anita e Dina não tiveram a destreza para empurrar a bola para o fundo da baliza, sorte para as da casa. Volvidos dois minutos e na sequência de um canto Cris remata forte e cruzado, Verónica defende com dificuldade em cima da linha de golo. O Boavista defendia bem o resultado mas o Cadima não desarmava, aos 41 minutos uma boa jogada de ataque do Cadima isola Tita que apenas com Verónica pela frente perdeu o controlo do esférico e uma soberba oportunidade de golo. Em cima da hora um erro do auxiliar retira a Anita a hipótese de se isolar na área do Boavista, pouco depois o último apito e a festa axadrezada no magnifico Estádio do Bessa. A equipa do Cadima pela forma que encarou o jogo e pela forma desinibida que pisou tão grandioso palco, merecia pelo menos o prolongamento, a vitória sorriu à equipa que soube aproveitar uma das poucas oportunidades e que depois batalhou com grande raça e determinação no segurar da vantagem. Um jogo bonito num espaço magnifico, com muito público, sem complicações de qualquer género, um verdadeiro jogo de taça em que o Boavista saiu a sorrir, venceu a partida e vai estar o Jamor, o Cadima saiu de cabeça bem erguida mas com muitas lágrimas o que é natural. Alguém tinha de vencer, foi o Boavista podia bem ter sido o Cadima, a URCadima dá os parabéns ao Boavista FC e deseja a maior sorte na final do Jamor contra a equipa do 1º Dezembro. Num campeonato disputado quase na sua totalidade em relvados, é uma pena a equipa do Cadima continuar a jogar e a treinar no seu velhinho pelado, será que já não mereciam algo mais ? Arbitragem de grande nível, apenas nos pareceu menos bem na amostragem do amarelo a Nanda que por ironia do destino viria a decidir o jogo, mas não serve de desculpa, parabéns ao Boavista FC.




1ª DIVISÃO DISTRITAL AFC

FALHAS TU ! OU FALHO EU ?
O Cadima tinha neste jogo a possibilidade de passar para a sexta posição caso vencesse a sua congénere de Pereira, tal não veio acontecer devido a desacerto total na finalização. O Cadima entrou bem na partida e logo aos 10 minutos viu Barradas isolado falhar uma excelente oportunidade para abrir o marcador. Volvidos alguns minutos Jonathan é agarrado dentro da área, grande penalidade que ficou por marcar. O Cadima estava a jogar bem , a pressionar o seu adversário quando em quatro minutos deitou tudo a perder, aos 19’ um erro defensivo proporcionou a João Pinto abrir o marcador e aos 23’ Tinoco aproveitou nova oferta da casa para estabelecer o resultado final. O Cadima nunca acusou o resultado e tudo fez para alterar o mesmo mas não foi possível a bola não queria entrar. Aos 35’ Romeu não aproveitou uma falha de Monteiro e sem este na baliza atirou por cima, um minuto depois André isola-se e perante o desamparado Monteiro não deu o melhor seguimento ao lance. Antes do intervalo foi a vez de Jonathan falhar à boca da baliza o que parecia certo , o golo. O descanso chegou com um resultado completamente enganador mas que premiava o aproveitamento dos visitantes. A segunda parte o Pereira recuou um pouco, apostando no contra-ataque para matar o jogo, o Cadima alterou a sua estrutura passando a jogar apenas com três defesas mas não conseguiu marcar qualquer golo. Aos 60´ uma boa triangulação na área a bola foi ter com Victor que se precipitou e atirou por cima em nova perdida, aos 75 Jonathan permite ao guardião Monteiro a defesa da tarde já dentro da pequena área. O jogo era de sentido único apesar de nem sempre bonito o Cadima tudo fez para marcar, o Pereira defendia bem e ia sacudindo a pressão aproveitando também a fraca produtividade caseira. Aos 80’ Romeu volta a falhar já dentro da área e em cima da hora David de cabeça atirou ao lado, a melhor oportunidade de golo do Pereira após os dois do primeiro tempo aconteceu ao minuto 92’ que só não ampliou a vantagem também por demérito do seu atacante. Apito final com uma vitória feliz dos visitantes que em 4 minutos decidiram a partida, o Cadima esteve em dia não no que à finalização diz respeito. Ficou a entrega e a vontade de dar a volta ao jogo dos homens da casa que mesmo não fazendo uma grande partida criaram enumeras oportunidades de golo e o espírito de equipa dos visitantes que tudo fizeram para não sofrer golos.
Arbitragem esteve bem.

SORTEIO DA SEGUNDA FASE FEMININO

CADIMA RECEBE CP MARTIM
Já são conhecidos os agrupamentos e calendários de jogos previstos para a segunda fase do Campeonato Nacional de Futebol Feminino. O sorteio decorreu esta segunda-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol.
Resultados do sorteio:

APURAMENTO DO CAMPEÃO
1 - SU 1º Dezembro
2 - UD Oliveirense
3 - Clube Albergaria
4 - Escola FC
-Matriz de Jogos
1ª Jornada (25.04.2010): 2-1, 3-4;
2ª Jornada (02.05.2010): 1-3, 4-2;
3ª Jornada (16.05.2010): 4-1, 3-2;
4ª Jornada (23.05.2010): 1-2, 4-3;
5ª Jornada (06.06.2010): 3-1, 2-4;
6ª Jornada (12.06.2010): 1-4, 2-3.

PERMANÊNCIA E DESCIDAS
1 - Leixões SC
2 - SM Murtoense
3 - UD Ponte Frielas
4 - UR Cadima
5 - Casa do Povo Martim
6 - Boavista FC
-Matriz de Jogos-
1ª Jornada (18.04.2010): 1-3, 4-5, 6-2;
2ª Jornada (25.04.2010): 3-6, 5-1, 2-4;
3ª Jornada (02.05.2010): 3-5, 1-2, 6-4;
4ª Jornada (09.05.2010): 6-5, 2-3, 4-1;
5ª Jornada (16.05.2010): 5-2, 3-4, 1-6.

sexta-feira, 19 de março de 2010

FORÇA E CORAGEM

Em muitas ocasiões da vida, não sabemos avaliar o que realmente necessitamos: se de força ou de coragem. E há momentos em que precisamos das duas virtudes conjugadas. Há situações que nos exigem muita força, mas há horas em que a coragem se faz mais necessária Eis aqui alguns exemplos:
É preciso ter força para ser firme, mas é preciso coragem para ser gentil.
É preciso ter força para se defender, mas é preciso coragem para não revidar.
É preciso ter força para ganhar uma guerra, mas é preciso coragem para se render.
É preciso ter força para estar certo, mas é preciso coragem para admitir a dúvida ou o erro.
É preciso ter força para manter-se em forma, mas é preciso coragem para ficar de pé.
É preciso ter força para sentir a dor de um amigo, mas é preciso coragem para sentir as próprias dores.
É preciso ter força para esconder os próprios males, mas é preciso coragem para demonstrá-los. É preciso ter força para suportar o abuso, mas é preciso coragem para faze-lo parar.
É preciso ter força para fazer tudo sozinho, mas é preciso coragem para pedir apoio.
É preciso força para enfrentar os desafios que a vida oferece, mas é preciso coragem para admitir as próprias fraquezas.
É preciso força para buscar o conhecimento, mas é preciso coragem para reconhecer a própria ignorância.
É preciso força para lutar contra a desonestidade, mas é preciso coragem para resistir às suas investidas.
É preciso força para enfrentar as tentações, e é preciso coragem para não cair nas suas armadilhas.
É preciso ter força para gritar contra a injustiça, mas é preciso muita coragem para ser justo.
É preciso força para pregar a verdade, mas é preciso coragem para ser verdadeiro.
É preciso força para levantar a bandeira da paz, mas é preciso coragem para construí-la na própria intimidade.
É preciso ter força para falar, mas é preciso coragem para se calar.
É preciso força para lutar contra a insensatez, mas é preciso coragem para ser sensato.
É preciso ter força para defender os bens materiais, mas é preciso coragem para preservar o patrimônio moral.
É preciso ter força para amar, mas é preciso coragem para ser amado.
É preciso ter força para sobreviver, mas é preciso coragem para aprender a viver.
Enfim, é preciso ter muita força para enfrentar as batalhas do dia-a-dia, mas é preciso muita coragem moral, para vencer-se a si mesmo.
Força e coragem: duas virtudes com as quais podemos conquistar grandes vitórias. E a maior delas é a vitória sobre as próprias imperfeições.

FIM DE SEMANA URC

TEATRO E FUTEBOL EM ACÇÃO
O Grupo de Teatro URC desloca-se a Cordinhã para nova actuação englobada no Ciclo Teatro Amador de Cantanhede. A equipa sénior Masculina recebe no Fujanco no próximo Domingo dia 21 pelas 15horas a equipa de Pereira um jogo em atraso. A URC aproveita para agradecer à equipa do Pereira a sua disponibilidade em alterar a data do jogo. A equipa sénior Feminina desloca-se ao Estádio do Bessa onde defronta a equipa do Boavista FC numa das meias-finais da Taça de Portugal. Boa sorte UR Cadima.

Artigo colocado no Site da FPF:

A CAMINHO DO JAMOR

Sexta-Feira , 19 Março 2010
Os encontros das meias-finais da Taça de Portugal de Futebol Feminino disputam-se este sábado (20 de Março), pelas 14h30.
Em Molelinhos, no Concelho de Tondela, o detentor do título, o Escola FC, vai tentar marcar presença novamente na Final da prova, mas para isso terá que suplantar a formação do 1º de Dezembro que soma quatro títulos em seis possíveis.
No Estádio do Bessa, o Boavista lutará por uma terceira presença no derradeiro encontro da prova. Depois das presenças nas finais do ano passado e de 2007, a formação do Porto tentará suplantar o Cadima. A formação do Concelho de Cantanhede procura a sua primeira presença na final da prova.

Percursos
As equipas presentes nas meias-finais da Taça entraram na competição à 3ª eliminatória (oitavos-de-final), uma vez que é esse o momento em que as equipas que disputam o principal Campeonato de Futebol Feminino entram na prova.Eis os adversários de cada clube:

.............................Oitavos-de-final......... Quartos-de-final
Boavista FC .....Escola FF Setúbal, 4-2......FC "Os Belenenses", 1-0
Cadima.............Casa Povo Martim, 4-0.......CF Benfica, 1-0
Escola FC..........Ponte Frielas, 11-0..........Clube Albergaria, 1-0
1º Dezembro...Marítimo Murtoense 4-0.....Oliveirense, 3-0

Jamor acolhe Final
Esta edição da Taça de Portugal de Futebol Feminino tem mais um aliciante. A Final, agendada para o dia 10 de Abril, pelas 16h00, vai ser disputada no Estádio Nacional pela primeira vez. O habitual palco da Final da Taça de Portugal de Futebol Masculino vai sê-lo também no derradeiro encontro da Taça entre equipas femininas.

Historial da prova

quarta-feira, 17 de março de 2010

SELECÇÃO NACIONAL FEMININA "A"

JORNADA DUPLA NA TOCHA (CANTANHEDE)
Nos próximos dias 27 e 31 de Março, respectivamente, a Selecção Nacional Feminina A defrontará as formações da Itália e da Arménia, em encontros relativos ao apuramento para o Campeonato do Mundo Alemanha 2011. Os jogos serão disputados no Complexo Desportivo da Tocha e terão início pelas 15h00.
Depois de duas derrotas - por 2-0, frente à Itália, e 1-0, diante da Finlândia -, a Equipa das Quinas goleou a Eslovénia por 4-0, no final do ano transacto, ocupando actualmente a terceira posição da classificação do Grupo 7, liderado pela Itália e Finlândia.
Recorde-se que, apenas as formações vencedoras de cada grupo se apuram para os "play-offs", que se realizarão a 11/12 e 15/16 de Setembro de 2010 e que vão apurar quatro selecções para a fase final. As equipas derrotadas vão depois participar em eliminatórias a duas mãos para decidir quem disputará o "play-off" UEFA-CONCACAF.
Os dois jogos vão ser disputados num Complexo Desportivo que fica situado a "poucos" metros da bonita Praia da Tocha. Uma praia pequenina e acolhedora que certamente será do agrado de todos quantos visitarem a região no acompanhamento da nossa Selecção Nacional Femminina.
Eis a lista de convocadas para esta jornada dupla:
Atlético Madrid: Edite e Sofia Vieira;
Buffalo Flash: Kimberly Brandão;
Escola FF Setúbal: Jamila Marreiros;
Escola FC: Neide Simões e Noémia Figueiredo;
FCR 2001 Duisburg: Ana Cristina Leite;
Fundação D. Laura Santos: Sílvia Rebelo;
Gatões FC: Paula Cristina;
Leixões SC: Carole e Joana Carvalho;
Prainsa Zaragoza: Ana Borges, Cláudia Neto e Sónia Matias;
S União 1º Dezembro: Carla Couto, Carolina Mendes e Dolores Silva;
SC Huelva: Mónica Gonçalves.

Programa de actividades
22.03.2010 Segunda-feira
12h30 - Concentração das jogadoras
17h30 - Treino em Quiaios

23.03.2010 Terça-feira
10h30 - Treino em Quiaios
19h00 - Jogo-treino com AF Coimbra (local a definir)

24.03.2010 Quarta-feira
10h30 - Treino em Quiaios
16h00 - Treino em Quiaios

25.03.2010 Quinta-feira
16h00 - Treino Complexo Desportivo da Tocha

26.03.2010 Sexta-feira
10h30 - Treino em Quiaios

27.03.2010 Sábado
15h00 - Jogo Portugal - Itália (Complexo Desportivo da Tocha)







28.03.2010 Domingo
11h00 - Treino em Quiaios

29.03.2010 Segunda-feira
10h30 - Treino em Quiaios
16h00 - Treino em Quiaios

30.03.2010 Terça-feira
16h00 - Treino em Quiaios

31.03.2010 Quarta-feira
15h00 - Jogo Portugal - Arménia (Complexo Desportivo da Tocha)