domingo, 20 de dezembro de 2009

FESTA NATAL URC

FOI ASSIM O JANTAR DE NATAL DA URC:















Na passada sexta feira, 18 Dezembro 2009, a URC realizou o seu jantar de Natal no Salão da Junta de Freguesia de Cadima, a ementa esteve a cargo do Chefe Jaime que uma vez mais deliciou os presentes, ao Chefe o nosso muito obrigado. Estiveram presentes cerca de 120 pessoas, das quais 60 eram atletas da modalidade de futebol, feminino e masculino, as restantes dividiram-se entre treinadores, massagistas, atletas de outras modalidades ainda que de manutenção como Ginástica e Natação, actores e actrizes do Grupo Teatro URC, dirigentes, patrocinadores (esta época são vários o que é muito bom, esta realidade muito se deve ao director Acácio que tem sido incansável ), entidades oficiais, outras associações e também pessoas que ano após ano tem vindo a dar o seu importante contributo na Expofacic o que tem ajudado o clube a sobreviver.
Um jantar que teve inicio pelas 21 horas e que se prolongou até .............Sábado.
No final do jantar houve lugar a troca de presentes entre os atletas, depois um sorteio de uma Bicicleta que por sorte saiu ao director Paulo Pereira que teve um gesto de verdadeiro dirigente oferecendo novamente o prémio para um posterior sorteio, obrigado Paulo "Bricolage".
Procedeu-se à entrega de um presente especial ao Director Desportivo da URC o nosso "querido" Paulito. Depois veio o Karaoke onde várias vozes se revelaram como a do Jonathan, Tiago "Torto", Maichel, André, Joanita, Carina, Sara, Barradas, Tita, Orlando, Lucas entre outros. Os mais tímidos apoiavam da plateia e dançavam, uma noite longa mas muito divertida e engraçada, que para o ano seja pelo menos igual. Por razões várias alguns atletas não puderam estar presentes neste jantar mas certamente estarão num próximo pois continuam a fazer parte da "família" URC.
Obrigado a todos pela presença.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

NACIONAL FEMININO 1ª DIVISÃO

FINAL ÉPICO
A jovem equipa do Frielas apresentou-se no Fujanco apenas com onze atletas e por muito pouco que não conseguia um ponto, valeu a vontade da equipa da casa que nunca desistiu de conseguir a vitória, sempre “empurrada” pelo muito público presente. A persistência deu resultado e no último fôlego a bola lá entrou, uf!
Tarde de sol apesar de um pouco fria, campo seco, regular e com muito espaço para se poder assistir a uma partida interessante, contudo a equipa da casa foi falhando sucessivas boas oportunidades aumentando a ansiedade quer de atletas quer do público.
O jogo teve inicio com sentido da baliza de Rita mas não era o dia para algumas atletas da casa , logo aos 6 minutos Dina ultrapassa a defensiva forasteira e à saída de Rita coloca a bola no centro da área onde Anita sem oposição não dá o melhor seguimento ao esférico. Aos 10 minutos uma boa triangulação na área, e Andreia na “cara” do golo atira por cima, estava difícil, Diana pouco depois isola-se mas demora muito a decidir o que fazer no momento que vai para rematar vê uma defensora do Frielas fazer um corte providêncial e com qualidade. O Cadima pressionava mas sem grande objectivo, querendo fazer tudo rápido acabava por perder muitas bolas na zona de finalização, dizer que muitas vezes foi a equipa do Frielas que fruto da sua boa organização defensiva não deixou que a baliza de Rita fosse mais vezes “atingida”. O Frielas apresentou-se muito calmo, saiu sempre a jogar pelas alas só não conseguiu ultrapassar o último reduto do Cadima sendo Teresa uma mera espectadora durante toda a partida. Mas se o Cadima defendia bem já não se pode dizer o mesmo do seu ataque que apesar de ter um grande volume não tinha a qualidade exigida para ultrapassar Rita.
Aos 33 minutos Tita bem enquadrada com a baliza atira ao lado para desespero dos presentes, o intervalo chegou premiando a boa organização defensiva do Frielas a sua “ousadia” em sair sempre a jogar e castigava a falta de eficácia local.
A segunda parte trouxe um Cadima mais personalizado, mais pressionante, não deixando o Frielas sair a jogar como o fez na primeira metade, um Cadima que criou enumeras oportunidades de golo mas que não foi capaz de deixar no balneário a ineficácia no último remate. O Cadima animado pelo seu público carregava no acelerador enquanto o desgaste físico se começava a sentir nas forasteiras, as oportunidades sucediam-se mas algumas eram desperdiçadas de forma incrível, muitas nada habituais em atletas experientes mas acontece. O Frielas jogava mais atrás sempre bem orientado pelas sua GR e centrais e tentava sair no contra-ataque aproveitando o adiantamento da equipa da casa mas apenas com sucesso defensivo. O tempo foi passando sem que o Cadima descobrisse o caminho da baliza defendida por Rita se os nervos e ansiedade estavam à flor da pele, então os últimos 10 minutos foram um verdadeiro drama. A equipa da casa estava totalmente apostada no ataque, as laterais Raquel & Raquel várias vezes apareceram junto à área a criar desequilíbrios ofensivos mas o destino da jogada era sempre o mesmo, ou bola fora ou para as mãos de Rita. Aos 83 minutos Anita isola-se e à saída da guardiã forateira tentou o chapéu que saiu ao lado, volvidos 3 minutos a mesma atleta já dentro da área livra-se de duas adversárias e só com Rita pela frente atira fraco, Anita bem tentou o golo mas não foi um dia feliz quanto à finalização. Aos 88 minutos Sara tabela com Tita, entra na área, ultrapassa a última defesa e à saída de Rita atira ao lado quando o Fujanco já gritava golo. Em cima da hora Diana Graça que jogava mais adiantada introduz a bola na baliza de Rita mas não houve tempo para festejos o golo foi anulado por claro fora de jogo. É levantada a placa dos descontos , 5 minutos para o final ! de um lado uma equipa que acreditava que pelo menos um ponto era perfeitamente possível do outro uma equipa que lutava com todas as “armas” para alcançar a vitória, o publico esse foi incansável , gritou, puxou, incentivou, alegrou e cantou não deixou baixar os braços às atletas da casa que ao 93º minuto viram a bola entrar finalmente na baliza de Rita, Dina cruza para a área , Patrícia acredita no lance sobrando a bola para Tita que finalmente e com calma atirou para o fundo das redes. Golo muito festejado pelas atletas locais e pelo público que finalmente podia respirar e deixar de roer as unhas, isto tudo perante o desânimo geral da equipa do Ponte Frielas que tanto tinha lutado por outro resultado é assim o futebol.
Um jogo em que podemos realçar a forma calma e determinada com que a equipa do Frielas se apresentou no Fujanco, com uma boa organização defensiva e uma entre-ajuda muito boa que por pouco não resultava, também uma equipa do Cadima que apesar de não fazer um grande jogo ( podemos comparar com o último em Molelinhos ) , teve um coração enorme e uma crença infinita que a levou alcançar a vitória nos instantes finais, uma vitória Tit(ã).
Arbitragem com altos e baixos, mas positiva.


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

FIM DE SEMANA DESPORTIVO URC

FEMININOS ÀS 15H, MASCULINOS ÀS 18H
Com ambas equipas a jogar na condição de visitadas houve necessidade de alterar um dos jogos, desta feita é a equipa masculina a jogar mais tarde. A equipa feminina vai jogar no pelado do Fujanco, se o tempo se mantiver estável vai estar em boas condições para a prática do futebol mesmo não sendo o desejado. Três horas mais tarde a equipa masculina entra em campo no Complexo Desportivo de Cantanhede, relvado sintético, este sim com excelentes condições. O facto de ser a equipa masculina e não a feminina a jogar no sintético deve-se apenas ao facto de o jogo ter de se realizar às 18 horas o que ficava demasiado tarde para o Ponte Frielas, pois a primeira intenção da URC é que fosse o jogo da equipa feminina a ter lugar no complexo. Não podendo o Ponte Frielas a equipa do Cernache mostrou total disponibilidade para alterar o local e horário do jogo pelo que a URC muito agradece.

Apoio não vai faltar a ambas equipas, os atletas masculinos primeiro e depois os femininos certamente se vão juntar aos habituais simpatizantes da URC e puxar pelo seu emblema, boa sorte a ambas.
Restantes partidas:

Nacional Feminino
1º Dezembro vs Oliveirense
CP Martim vs Murtoense
Albergaria vs Boavista
Leixões vs Escola
Distrital Masculino
S. Caetano vs Ançã
Águias vs Seixo Mira
CB Soure vs Touring
Vilanovense vs Sepins
Pereira vs Vinha da Rainha

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

NACIONAL FEMININO 1ª DIVISÃO

NEIDE, S.PEDRO E OS “DEUSES”
Após ter defrontado o primeiro classificado a URC deslocou-se ao reduto do segundo classificado num dia verdadeiramente de inverno. Um campo quase impraticável ( certo que o Fujanco também assim fica nestes dias e por isso já houve jogos que não se realizaram ) devido à chuva constante enviada pelo S.Pedro, aliado a uma equipa forte e moralizada pela campanha até ao momento eram à partida obstáculos muito difíceis de ultrapassar pelas visitantes mas o decorrer do jogo veio desmentir esse receio, pena que a melhor jogadora em campo estivesse na baliza do Escola que ainda contou com ajuda dos “deuses”. O tempo não convidava a sair de casa mesmo assim o parque de jogos apresentou razoável moldura humana que presenciou um bom jogo de futebol onde as atletas de ambas equipas tudo fizeram para vencer. O jogo começou sobre o signo do equilíbrio com as equipas a tentar jogar a bola mas depressa se aperceberam que seria difícil jogar junto ao solo mesmo assim insistiam nessa solução, aos 8’ Anita cria a primeira situação de perigo, aos 12’ Neide defende quase por instinto um desvio de uma defesa local, aos 18’ foi Noémia que atirou ao lado da baliza de Teresa. Aos 26’ o segundo momento de Neide, Anita foge pela esquerda já dentro da área atira forte para defesa magnífica de Neide que depois foi auxiliada por uma colega da defesa que evitou o golo na recarga de Tita. Volvido um minuto e após insistência, Cris atira forte , Neide estava batida mas … estava lá a trave para a substituir sorte para as da casa. O Escola não conseguia entrar na área da URC a não ser em bolas paradas mas na primeira parte não conseguiu criar verdadeiro perigo, o intervalo chegou com um resultado enganador e algo injusto para o Cadima.
O segundo teve uma história um pouco diferente da primeira sobretudo pelos golos, iniciou melhor a equipa da casa que logo aos 51’ criou perigo mas o remate saiu ao lado, pouco depois Dina numa boa jogada individual ultrapassa a defensiva local em cima da linha final faz um passe atrasado com Tita a “fuzilar” a baliza do Escola, a bola foi embater com violência em Neide que evitou assim o golo sem saber como. No minuto seguinte uma atleta da casa corta a bola com o braço já dentro da área a cruzamento de Cris não sendo assinalada qualquer falta, podemos dar o beneficio da dúvida pelo estado do terreno mas se fosse na área contraria ??? na sequência da jogada a bola é enviada para canto, Cris marcou e Diana atira de cabeça à trave da baliza de Neide que uma vez mais batida teve a preciosa ajuda dos “deuses”, há dias assim. O Cadima estava mais perigoso e com boa atitude até que aos 70 minutos a senhora arbitra decide parar o jogo para “aquecer” as mãos junto do banco do Escola. Ai o jogo virou, tanto nas suas decisões como quebrou o ritmo de jogo sendo a equipa visitante mais prejudicada pois estava em fase ascendente, aproveitando o Escola para sacudir a pressão. Após a reentrada em campo da arbitra o Escola ganha um canto, as suas atletas aproveitaram a passividade do momento da equipa visitante e marcaram o primeiro golo da tarde. Após “tanto” tempo paradas as atletas de Cadima não conseguiram entrar no jogo, acusaram o golo, e no minuto seguinte o dois zero a papel químico só que do lado contrário. O jogo parecia perdido para as gandarezas contudo não baixaram os braços conseguindo reduzir a desvantagem para a diferença mínima. O Escola tremeu e por momentos valia tudo para a bola sair da sua zona defensiva mas o Cadima em tarde de azar viria a oferecer o terceiro golo ao Escola, Teresa não foi feliz aliviar a bola e Noémia com calma e categoria só teve de acertar na baliza fechando o placard. Num dia de imensa chuva, num campo pesado onde as marcações não eram visíveis inclusive algumas não existiam cobertas pela água, uma prancha sobre a água para que as suplentes pudessem ocupar os seus lugares , um adversário forte e moralizado, o Cadima encontrou muita resistência e alguma infelicidade em lances decisivos. O resultado final é “mentiroso” para o que se passou em campo, mas é assim a beleza do futebol, a incerteza, a trave, a bonita jogada, o azar , a sorte, fazem deste desporto uma beleza apesar de nem sempre justo. Parabéns ao Escola pela vitória pois soube aproveitar bem os deslizes visitantes e parabéns ao Cadima pela excelente atitude e não fosse uma Neide em dia sim, os “deuses” estarem contra e o resultado podia muito bem ter sido outro.
Arbitragem “traiu” o Cadima com a paragem.