segunda-feira, 24 de março de 2014

17ª JORNADA NACIONAL PROMOÇÃO FEMININO


POKER DE ANA MARTINS



FC Belenenses 1 vs 7 UR Cadima

 
Campo Nº2 Estádio Municipal da Marinha Grande
Espectadores:
50
Resultado ao intervalo:
0 - 4
Arbitro:
Natércia Velez (AF Portoalegre)

FC Belenenses:
Andreia, Mariana, Marta, Rosa, Milene, Maria, Telma, MªJoão, Inês, Carol e Sandra
Outras convocadas:Jessica, Tânia, Marisa e Mara
Treinador:Sandra

 
UR Cadima:
Mónica Varanda, Sofia Silva ( Diana Barradas 80’), Daniela Costa,
Raquel Jesus ( Teresa Pinheiro 70’), Sónia Almeida, Leonor Reis, Ana Lopes,
Dina Almeida (Mafalda Lobato 75’), Ana Martins, Joana Teixeira e Maria Amaro
Outras convocadas:Jéssica Silva
Treinador:
Orlando Jorge
Golos:
Ana Martins (11’, 18’, 65’e 84’), Dina Almeida ( 39’e 45’ ), Sónia Almeida ( 80’) e Mariana Rosa (86’)
 
Disciplina:
vermelho a Ana Lopes ( 68’ )

 
Relato:
Depois do último jogo, há muito tempo atrás, a equipa de Cadima voltou a jogar, desta feita uma deslocação à Marinha Grande onde defrontou o Belenenses local. Aproveitando um dia perfeito para a modalidade e um tapete verde natural de fazer inveja a muitos da principal liga nacional a equipa gandareza conquistou os 3 pontos numa partida para cumprir calendário, ainda assim o empenho e o querer fazer bem foram uma constante.
Entrou bem a equipa de Cadima que logo nuns instantes iniciais poderia ter inaugurado o marcador não fosse o “chapéu” de Anita se transformar num pequeno “boné” permitindo a defesa segura de Andreia. Estava dado o mote e demonstrada a vontade das forasteiras que continuaram a pressionar até que aos 11 minutos e numa bonita jogada individual Anita corrigiu as medidas e desta feita inaugurou o marcador. Não se ficaram as visitadas que na jogada seguinte poderiam empatar não fosse a pronta e segura intervenção de Mónica, estava animado o jogo para agrado dos espectadores presentes. Aos 18 minutos Anita bisava na partida concluído ao segundo poste uma boa iniciativa de Joana Teixeira que depois de ultrapassar a sua opositora directa cruzou com intenção e perfeição, o resultado nesta fase demonstrava mais a eficácia forasteira que propriamente o domínio de jogo que se mantinha vivo e equilibrado. A equipa visitada apesar de lutar muito e do muito empenho não conseguia criar situações de efectivo perigo em bola corrida, procurava quase sempre Telma que teve dificuldade em ultrapassar a sua marcação, se o plano “A” não dava frutos procurava no plano “B” melhor sorte, as bolas paradas, contudo ai Mónica esteve altura e disse presente.
A equipa de Cadima mais experiente ia tentando ampliar a vantagem mas apesar de estudar bem a lição não conseguia coloca-la em prática e continuava a ser apanhada na teia do fora de jogo, “arma” perigosa mas colocada em prática com muita sabedoria pelas locais. Finalmente a teia foi quebrada aos 39 minutos quando Raquel Jesus pela esquerda, acreditou, arriscou e levou a sua iniciativa até final, ultrapassou a defensiva local e entregou de bandeja o golo a Dina que não desperdiçou a oportunidade de voltar a marcar. Em cima da hora foi Daniela que acreditou ser possível e pela esquerda fugiu à defensiva local, já perante Andreia não tremeu e ofereceu também ela o bis a Dina, que uma vez mais estava no sitio certo para concluir uma jogada, estava feito o resultado do primeiro tempo.
A segunda metade da partida apresentou uma equipa da casa com algumas alterações tácticas aparecendo agora a irreverente Mariana Rosa no centro do ataque , com a sua constante mobilidade e qualidade colocou muitas dificuldades à defensiva visitante. Aos 55 minutos e após uma boa abertura de Telma , Mariana obrogou a uma saida arrojada de Mónica a evitar o primeiro da equipa local. Aos poucos o Cadima foi equilibrando a partida e à passagem do 10º minuto complementar Anita aproveita uma reposição de bola menos conseguida, agora da gusrdiã Jessica e com um pontapé certeiro fez um golo de belo efeito. Aos 68 minutos um momento que não deveria ter acontecido num jogo disciplinado e de certa forma resolvido, Ana Lopes sofre uma falta quando se prepara para rematar mas nada é assinalado erradamente, uma troca de palavras entre atleta e a juiza da partida que aparentemente parecia pacifica resultou num vermelho directo para espanto de todos, é a diferença de se poder errar sem ser punido e errar não tendo alternativa, contudo a reação da atleta tem de ser reprovada uma vez que o Cadima tinha o jogo controlado, a expulsão só pode ter sido por palavras e não devia ter acontecido, errar também serve para aprender. Com muito tempo para se jogar a equipa de Cadima refez o seu “xadrez”, refrescou algumas posições e voltou a estar por cima do jogo não facilitando na marcação a Mariana Rosa. Aos 80 minutos Sónia de grande penalidade aumentava a vantagem e apenas quatro minutos depois Anita fazia o seu 4º golo na partida o 7º da equipa visitante que mesmo com uma unidade tentou sempre o ataque às redes defendidas pela jovem Jessica. O Belenenses nunca baixou os braços , lutou sempre pelo seu golo e foi premiado ao minuto 86 com a inevitável Mariana Rosa a concluir uma boa jogada individual e a fazer um grande golo sem qualquer hipotese para Mónica que se limitou a olhar o esférico, um golo merecido para as locais e sobretudo para a sua marcadora. Apito final confirma uma vitória justa da equipa forasteira que mesmo sem interpretar bem a lição demonstrou ter neste momento mais argumentos, a equipa visitada merece os parabéns pela constinua procura do golo e pela forma disciplinada que jogo. Num jogo super correcto a arbitragem fica marcada pela expulsão que provavelmente poderia ter sido evitada, fica a dúvida. O Cadima volta à competição já daqui a 21 dias, até lá. . . . . . .

Filme:







 

sexta-feira, 14 de março de 2014

NACIONAL DE PROMOÇÃO FEMININO

DESABAFO
 
Vou ter jogo ! não vou ter jogo! Vou ter jogo ! não vou ter jogo ! . . . . . . .  é isto praticamente todo a época, é assim que vamos evoluir ?

Evoluir é a competir, é ter toda a “gente” pronta para hoje e para o próximo desafio, é estarem todos focados na competição, é trabalhar sabendo que vou colocar tudo em campo no próximo jogo, que posso continuar a fazer bem ou que posso corrigir o que de menos bem fiz.

Tanta paragem tiram a paciência a dirigentes, treinadores e atletas, desmotiva, cria falta de ritmo, cria ansiedade, cria desinteresse pela competição. Como se podem motivar atletas não profissionais sabendo que no próximo e talvez no seguinte e quem sabe no outro domingo não vamos ter jogo ??

Façam menos series com mais equipas e com número par das mesmas para que seja um campeonato competitivo e sem paragens ou minimizar essas paragens. Façam uma primeira divisão com 14, 16 equipas esqueçam as 10 com subidas e descidas separadas, não tem interesse e é mau para quem é mais regular ao longo da época ...

Mais um domingo sem jogo, agora porque a serie é ímpar e cabe em sorte folgar, é mau demais, depois voltamos a jogar e voltamos a parar depois logo se vê. Os clubes, dirigentes, equipas técnicas, atletas, patrocinadores e associados fazem esforços para que as equipas existam para competir não para tanta paragem ... haja paciência


Orlando Jorge

terça-feira, 11 de março de 2014

15ª JORNADA NACIONAL PROMOÇÃO FEMININO

CADIMA CUMPRIU

 
UR Cadima 9 – 0 Lordemão FC

 



 

Campo: Complexo Desportivo de Cantanhede
Espectadores: 50
Resultado ao intervalo: 4 - 0

Arbitro : Célia Santos  ( AF Vila Real )
Assistente n1: António Coelho
Assistente n2: Mauro Henriques
 
UR Cadima : Mónica ( Jessica 42’), Sofia, Joana Marques, Leonor,  Bárbara, Daniela, Maria, Sónia, Anita ( Raquel 68’), Tita e Joana Teixeira ( Antónia 45’)
Outras convocadas: Rita, Mafalda e Diana 
Treinador : Orlando Jorge

 
Lordemão FC : Mónica, Margarida, Bea, Inês, Liliana, Mingas, Sónia, Ana, Joana, Adriana e Eldi
Outras convocadas: AngélicaTreinador:  Inácio Batanete

Golos : Tita (13’+ 29’ + 33’+ 46’ e 55’) , Joanita (44’), Anita (48’), Antónia ( 50’ + 80’)

Disciplina : nada assinalar
 
 
 
Crónica:
 
Mais de um mês depois do último jogo perante o seu fiel público a equipa feminina de Cadima voltava a jogar no espaço que bem a tem acolhido nas últimas épocas, o Complexo Desportivo de Cantanhede.À hora marcada eles não faltam e dão um colorido especial ao espaço, não são muitos é verdade, mas são uns adeptos muito bons. O jogo como se poderia prever, pelo desempenho das duas equipas ao longo da época, foi jogado quase sempre no meio terreno da equipa de Lordemão contudo as atletas comandadas por Inácio Batanete bateram-se com grande determinação durante os 90 minutos, mostrando uma grande entreajuda. A equipa da casa desde cedo se instalou junto à área adversária na tentativa de chegar ao golo cedo, alguma ansiedade e desconcentração adiaram o mesmo para o minuto 13 quando Tita disparou forte batendo Mónica pela primeira vez. O Cadima como lhe competia dominava o jogo tentou jogar simples, não complicar e ampliar a vantagem, uma procura intensa do golo para agrado dos locais, Mónica ,a defensiva forasteira e alguma falta de rigor no remate final foram adiando o dilatar do marcador que se cifrava em 4 golos no final da primeira parte, Tita e Joana Teixeira foram as marcadoras. O segundo tempo teve uns 10 minutos iniciais de grande fulgor atacante por parte do Cadima que nesse período fez 4 golos e desperdiçou outros tantos, a equipa forasteira parecia agora mais desconcentrada e sobretudo fatigada enquanto a equipa da casa jogava com grande velocidade e acerto. Aos poucos a equipa de Lordemão foi-se reorganizando e o fulgor visitado abrandando, apesar de algumas boas oportunidades só aos 80 minutos o placar voltava a funcionar e pela última vez, Antónia fechava assim as contas do jogo, finalizando uma boa jogada colectiva. Pouco depois o apito final confirmava uma vitória justa que poderia ter mais ou menos golos mas com o vencedor correcto. Num jogo que a equipa local tornou menos complicado, o empenho local sempre na procura do golo e a resistência forasteira sempre com a cabeça levantada foram fundamentais para que a partida fosse do agrado do publico presente. Arbitragem tranquila.