segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

14ª JORNADA NACIONAL PROMOÇÃO FEMININO


QUEM MARCOU, GANHOU
 

 
UR FERREIRENSE 1 vs 0 UR CADIMA   


Campo: Complexo Desportivo da Freguesia da Moita
Espectadores: 60
Resultado ao intervalo: 0 - 0
Arbitro: Maria Oliveira (AF Aveiro)


UR Ferreirense:Tânia Oliveira, Sara Alves, Cátia Santos, Sandra Tavares, Ana Almeida, Beatriz Teixeira, Bárbara  Martins, Inês Santos (Viviana Gouveia 83’), Juliana Almeida, Júlia Hollert e Liane Oliveira (Cátia Bento 56’)

Outras convocadas: Renata Silva, Débora Borges, Beatriz Ramos e Eva Pinho

Treinador: Sérgio


UR Cadima: Mónica Varanda, Sofia Silva, Daniela Costa, Raquel Jesus ( Sara Rodrigues 66’), Sónia Almeida, Leonor Reis, Raquel Miranda, Ana Martinho , Ana Lopes, Dina Almeida (Bárbara Santos 34’) e Maria Amaro

Outras convocadas: Jéssica Silva, Maria Faria, Rita Bernardino e Joana Marques
Treinador: Orlando Jorge

Golos:  Bárbara Martins  (69’)

Disciplina: nada assinalar

Relato:

Numa excelente tarde de Sol, coisa rara nos últimos meses, as equipas do Ferreirense e do Cadima entraram em campo com firme disposição de vencer na perspectiva da melhor classificação possível. Entrou bem melhor a equipa da casa que encostou a visitante às “cordas” nos primeiros minutos da partida, não durou muito é certo mas foi um aviso. O Cadima soltou-se das amarras e foi o primeiro a rematar a uma das balizas com Tânia a segurar fácil um remate de Tita, o jogo nem sempre bem jogado era certamente de grande intensidade e com grande entrega de parte a parte mas com as guardiãs Tânia e Mónica longe dos lances. À passagem da meia hora contrariedade para o Cadima que vê a experiente Dina abandonar por lesão obrigando a equipa forasteira a reajustes e a recorrer à capacidade de adaptação e polivalência das suas atletas para não perder a sua identidade. A equipado Ferreirense muito activa só de bola parada incomodava Mónica que se mostrou sempre segura, por sua vez o Cadima apostava no ataque rápido ou contra ataque para chegar a Tânia, aos 38 minutos Mónica defende bem um livre marcado em zona perigosa, aos 45 Maria Amaro tem a melhor hipótese do primeiro tempo, depois de fugir à defensiva visitada e apenas com a guardiã local atira forte mas ligeiramente ao lado, assim terminava o primeiro tempo, uma igualdade justa.

A segunda parte teve um início algo diferente da primeira com a equipa do Cadima a entrar melhor na partida obrigando Tânia a fazer boas defesas aos 13, 14 e 15 minutos e a conquistar vários cantos dos quais a equipa da casa se defendeu com elevação. O jogo estava aberto com a equipa da casa a tentar sair a jogar no pé mas sem criar situações de perigo e o Cadima a tentar explorar os flancos, uma partida em que as defensivas se mostravam mais fortes que os ataques. Aos 69 minutos Bárbara aproveita e bem um reajuste defensivo incompleto e com a sua qualidade ultrapassa toda a defensiva forasteira e remata cruzado para um grande golo, Mónica nada poderia fazer com a bola inclusive a bater primeiro na trave, estava inaugurado o marcador com a defensiva visitante a “facilitar” e a ser penalizada talvez no seu único deslize da tarde.

Até final da partida o Cadima tentou a igualdade, sempre mais com o coração do que com a cabeça enquanto a equipa da casa se organizou bem, tapou todos os caminhos e tentou o contra-ataque, Bárbara Martins já perto do final poderia ter dado a machadada mas aqui Mónica impôs-se bem.

Num jogo equilibrado venceu a equipa que marcou numa das poucas oportunidades da tarde, um resultado muito penalizador para a equipa forasteira e que premeia o trabalho da equipa da casa que se mostrou mais organizada e determinada. Vencer não “custa”, difícil e importante é “preparar” para vencer. Arbitragem facilitada pelas atletas.








Voltamos apenas em 9 Março, recebendo no Complexo Desportivo de Cantanhede a equipa de Lordemão.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

13ª JORNADA NACIONAL PROMOÇÃO FEMININO



XUMBITO, ABRIU E FECHOU

   

O líder da série "C" do nacional de promoção veio a Cantanhede demonstrar o porquê de seguir isolado no comando apenas com vitórias, com maior ou menor dificuldade os 4 golos sem resposta são exemplo da diferença entre as duas equipas neste momento. A equipa de Cadima entrou a perder na partida, aos 40 segundos Xumbito nem deixou sentar todos os espectadores e atirou uma “bomba” que só parou no fundo das redes de Mónica, iniciar pior era impossível. O golo madrugador abalou a equipa visitada que demorou muito tempo a reagir, a intranquilidade instalou-se e a Fundação jogava e pressionava sem grande oposição não foi surpresa que aos 7 minutos a bola embateu no poste direito da guardiã local após um remate cruzado de Pipa. O alerta suou nas locais conseguindo aos poucos reagir ao resultado desfavorável contudo nunca conseguiram chegar com total perigo à baliza de Inês  que teve uma primeira metade descansada. Após os primeiros 20 minutos o jogo passou a ser mais disputado na zona central do terreno, mais repartido, contudo com sinal mais da equipa visitante ainda que sem grande perigo para Mónica. Foi necessário esperar pelo minuto 39 para que o Cadima criasse alguma agitação na área adversária, Tita bate livre tenso ao segundo poste onde Anita e Sónia não conseguiram dar o seguimento pretendido e necessário. Já em período de desconto e quando o descanso era desejado, Xumbito aproveita a cobrança de uma falta para rematar com força, Dina ao tentar intersectar a bola desvia a mesma para o interior da sua baliza, a Fundação ia assim para o descanso com uma vantagem confortável enquanto o Cadima fechava o primeiro tempo como o tinha iniciado, sofrendo um golo.

A segunda metade infelizmente para a equipa da casa não foi muito diferente da primeira apesar de neste período ter obrigado Inês à defesa da tarde, mas mais dois golos sofridos, um abrir e outro a fechar foram demasiado penalizadores para a equipa local. O Cadima partia para o segundo tempo com vontade de pelo menos tentar alterar o rumo do jogo mas não conseguiu evitar que logo no quinto minuto da parte complementar Sílvia Rebelo aumenta-se a vantagem, Xumbito rematou forte para excelente defesa de Mónica, a bola ressalta para atacante visitante que com muita calma coloca em Sílvia que só teve de confirmar o terceiro da partida. Sem nada a perder a equipa da casa tenta reduzir a diferença e liberta-se um pouco mais no ataque, Anita volvidos dois minutos tem um bom remate já no interior da área mas a bola saia à malha lateral. Um pouco mais atrevida a equipa de Cadima volta a criar perigo ao minuto 60 com Sofia aparecer em boa posição e remata para golo, mas, Inês com uma reacção fantástica e com uma execução de grande nível evita o mesmo com a defesa da tarde, grande intervenção da guardiã forasteira. O jogo mantem-se vivo agora com um pouco mais de Cadima enquanto a equipa visitante “descansa” sobre o resultado, Anita volta a ter uma boa iniciativa mas volta a rematar à malha lateral. Já no último minuto e com a equipa da casa bem desgastada, Xumbito aproveita mais um passe longo e bem medido nas costas da defensiva local e não teve dificuldade em fechar o resultado perante a desampara Mónica, Xumbito marcou no primeiro e no último minuto do tempo regulamentar. Final com vitória justa da equipa visitante que foi mais forte nos 90 minutos, ao Cadima reconhecer a vontade de reagir e não desistir, deve-se valorizar o trabalho das várias atletas que conseguiram ir a jogo mesmo debilitadas não deixaram de defender a sua camisola. Arbitragem podia fazer melhor, principalmente na avaliação de lances semelhantes.

No próximo domingo a equipa de Cadima deslocasse à Guarda para efectuar 45 minutos de jogo referentes à segunda metade de uma partida que não terminou, uma decisão regulamentar e da equipa técnica local. Com várias atletas lesionadas e com a “obrigação” de apresentar a mesma ficha técnica aquando do início do jogo, vai ser uma semana complicada e trabalhosa para os dirigentes da URC para tentar justificar a troca das atletas impossibilitadas de ir a jogo.